sexta-feira, outubro 07, 2022

Livro da Semana - O pintor debaixo do lava-loiças, Afonso Cruz

 

Não há nada a fazer: Afonso Cruz está na moda. Só a nossa biblioteca dispõe de vários títulos, entre eles o famoso Os livros que devoraram o meu pai, já muito molinho e cheio de rugas, sinal de que esta obra tem sido lida por muitos. Desta vez, O pintor debaixo do lava-loiças começou a fazer sensação por causa do Plano Nacional de Leitura, mas também é necessário referir que esta obra possui um título bastante apelativo e misterioso, capaz de cativar a curiosidade dos alunos.

Afonso Cruz é um escritor de uma imaginação prodigiosa, como já há muito tempo não víamos. O último grande mestre das narrativas cativantes foi José Saramago, um escritor que nunca contava a mesma história duas vezes. Mas, pelos vistos, Afonso Cruz parece seguir o mesmo caminho: desta vez já não estamos a falar de um filho que anda à procura de um pai perdido num oceano de palavras, agora estamos a falar de um episódio real, ligado ao passado do autor e, obviamente, reinventado: Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro- Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças. Pelo meio, conhecemos o Livro dos Olhos Acesos e, mais tarde, O Livro dos Olhos Fechados; conhecemos o seu imaginário, os seus amigos, o grande amor da sua vida, uma máquina de fazer areia, um crocodilo voador, uma empregada D.  Rosa que tem medo de um pintor escondido na cozinha de uma casa de um país que vive numa ditadura. Aliás, o capítulo Uma ponte entre dois fracassos foca precisamente o contraste entre um mundo em guerra e um país ilusoriamente feliz, eternamente fatalista, apesar do imenso sol que ilumina os portugueses.

Este livro consegue surpreender-nos sempre e não o conseguimos largar.  É também um livro ligado ao mundo: um eslovaco austro-húngaro perdido na Alemanha, em fuga para Portugal, com desejos de viver nos Estados Unidos da América. Por isso mesmo, esta é uma obra excelente para inaugurarmos a nossa mochila cultural!

Como diz o livro – e muito bem! – A criatividade é o maior crime que existe.

 

Citação retirada de:

https://www.wook.pt/livro/o-pintor-debaixo-do-lava-loicas-afonso-cruz/10952310

Sem comentários: