sexta-feira, abril 22, 2022

Segunda fase do Concurso Nacional de Leitura

 


Decorreu no passado dia vinte e um de abril, em Mértola, aquela que é a segunda fase do concurso português que celebra a leitura. Esta sessão foi organizada pela câmara de Mértola, uma vez que as fases do concurso que antecedem a fase nacional estão sob a responsabilidade das regiões nas quais se desenvolvem. Estiveram presentes, além dos organizadores, os alunos previamente apurados e ainda um júri preparado para analisar tanto a prova escrita feita pelos alunos no meio da manhã, como a prova oral realizada de tarde no Cineteatro de Mértola. 


Ao todo, este encontro ocupou o dia dos participantes desde as dez horas da manhã até às sete da tarde. Estes, entusiasmados pela atividade, não sentiram o tempo passar. A prova escrita foi desenvolvida no pavilhão desportivo e, apesar de alguns imprevistos no suporte informático, tudo acabou por funcionar. Já a prova oral, esta sim poderia ser descrita como um verdadeiro espetáculo. Era composta com um momento de leitura de um excerto da obra estudada, sendo esta diferente relativamente a cada nível de ensino, e um questionário do género quiz, com perguntas de escolha múltipla referentes, também elas, às respetivas obras. 

A cereja no topo do bolo foi o convidado especial e apresentador da prova oral, o comediante e contador de histórias Jorge Serafim que, simultaneamente, apresentava e descrevia o decorrer das provas, descontraindo os alunos prestes a ser avaliados. 

Este dia terminou com a revelação dos apurados à próxima fase, mas todos estiveram de parabéns pela participação ativa no concurso e pelo interesse nos livros e no saber. Os vencedores preparam-se agora para a próxima fase que os espera, a grande final nacional, com o desejo sincero de boa sorte dos restantes participantes. 

Sem comentários: