quinta-feira, outubro 01, 2020

 

Estante de livros do mês de Outubro

Profissão: Detetive

Imagem retirada deaqui

O ano de 2020 tem sido um ano confuso, caótico, desesperado. Ironicamente, este é o ano em que se celebra os 100 anos da criação de uma personagem muito especial: Hercule Poirot, o excêntrico mas muito humano detetive, criação da genial Agatha Christie. E Poirot teria detestado os tempos de hoje: sendo uma pessoa muito metódica, disciplinada, amante das “células cinzentas”, não teria suportado as teorias de conspiração, as fake news, a histeria colectiva à volta do Covid-19, todo o tipo de comportamento irracional do Ser Humano. No entanto, uma coisa é certa: poderíamos contar sempre com ele.

A profissão de detective - particular ou não - sempre causou fascínio em todos nós, mas são poucos os que sabem que este “ofício” começou a ser valorizado só no final do século XIX, altura em que uma coisa chamada “Ciência Forense” explodiu em todas as equipas de polícia. Este fascínio depressa se espalhou para a literatura e, inicialmente, o romance policial não era considerado um “género maior”. Foi a chegada de Agatha Christie que mudou o olhar deste género literário, embora até hoje nenhum prémio Nobel da Literatura tenha sido dado a um escritor de livros policiais.

Hoje, há várias obras literárias que têm uma combinação de um ou mais géneros: O Nome da Rosa, de Umberto Eco, é o exemplo perfeito do que estamos a falar, pois este é um romance histórico que, ao mesmo tempo, é um romance policial. E há thrillers que são, ao mesmo tempo, romances policiais.

Assim, dedicamos a nossa estante do mês aos livros policiais, thrillers, literatura de espionagem e mistério. É só clicar no link, e terão acesso à nossa estante, já digitalizada.

E cuidado: muitos livros que aconselhamos são viciantes, não conseguirão largá-los!

 

EBOOK: aqui




Sem comentários: