quarta-feira, junho 03, 2020

Uma Imagem, Um Poema I O talento dos alunos do 8º A


Imagem retirada daqui .

Imagem retirada daqui 

Desde que este blog foi criado, foi sempre o nosso hábito publicar trabalhos dos nossos alunos e professores, não só por razões de arquivamento, mas também como forma de exibir com orgulho a criatividade das nossas turmas e empenho e dedicação dos docentes do nosso agrupamento. E os vídeo-poemas que vamos passar a mostrar nos próximos posts são o exemplo perfeito do que acabámos de mencionar.

O objetivo era simples: começar com várias imagens, escolher apenas uma e, a partir da mesma, escrever um poema. Tão simples como isto. Uns alunos tiraram inspiração de alguns versos de outros poemas, que serviram de ponto de partida para a criação dos seus. Mas a maioria construiu-os do nada, só usando a inspiração. A criação do vídeo foi da responsabilidade da nossa equipa.

Uma vez que as regras dos direitos de autor estão cada vez mais rígidas, optámos por escolher músicas diretamente retiradas da youtube audiolibrary , uma plataforma que nos permite descarregar músicas de graça, que gentilmente foram oferecidas ao youtube. Quanto às imagens, todas os links das mesmas estão referenciados no final dos vídeos (créditos).

Optámos por transformar os poemas em pequenos filmes, em vez de os compilarmos num ebook, e o motivo da nossa escolha prendeu-se com o facto de que a Poesia é um género que deve ser ouvido e sentido, em vez de ser apenas lido. Muitos dos nossos alunos desvalorizam a escrita, achando-a “chata”, especialmente a Poesia. Esta é uma excelente oportunidade para mostrar que eles podem estar agradavelmente errados!

Divirtam-se, ainda há mais para mostrar!

Tempo Perdido – Mariana Teixeira




Partiste Muito Cedo – Mariana Palhinhas



Ia Eu a Subir as Escadas – Soraia Sota



4 comentários:

Susana Moreira disse...

Tenho esperança na juventude, tenho esperança no seu talento...acredito no seu valor. Tenho um imenso orgulho por partilhar a minha vida com eles. Obrigada.

Unknown disse...

Obrigada 8.º A por ainda me fazerem sonhar!

Mª A. Batista disse...

Excelente iniciativa. Contudo não consigo aceder aos filmes produzidos para os poemas à excepção de "Liberdade". Adorava poder apreciar as obras de todos!

coord. BE/CRE disse...

Muito agradecidos pelo seu comentário e pelo alerta enviado.A anomalia talvez tenha a ver com a versão para telemóvel pois em pc funciona. Iremos corrigindo e deixamos aqui este link https://www.youtube.com/channel/UCl532i4fUPeeuMVLO2qkKMg/videos
para remediar (esperando que funcione :) )

Mais uma vez um muito obrigado
J. Filipe