sábado, junho 20, 2020

Eles fazem-se! – A arte de falar sobre um livro, parte I


                                                                   Imagem retirada daqui .

Neste século XXI, tentar motivar uma criança ou um jovem a ler é quase como tentar desviar o Titanic do iceberg, ganhar o Euromilhões ou negociar a paz entre Israelitas e Palestinos. Ou seja, é uma carga de trabalhos, e poucos são os professores que conseguem remar contra a maré. Felizmente, a turma C do 10º ano teve como professora de Português a docente Filipa Figueiredo, que moveu mundos e fundos para atrair “a pequenada” para esse mistério maravilhoso que são as palavras lidas, ouvidas e pensadas.
Ora, em vez da “linda e da lindinha”, optou-se por algo diferente: a docente acima mencionada pediu aos seus alunos que fossem pela primeira vez booktubers. Como o próprio nome indica, são jovens ou adultos que usam o youtube para falar, analisar, criticar e motivar as massas para lerem um romance, conto ou poema. Este movimento começou no youtube, mas depressa se espalhou por outras plataformas. E o nome foi ficando: hoje, booktuber é todo o ser humano que faz uma crítica/análise online, e não importa se é no instagram, no facebook, no twitter ou no whatsapp.

A experiência deve ter sido muito interessante, para esta turma: nota-se logo que alguns estão nervosos, mas motivados. Outros, decidiram entrar para a brincadeira e usaram a sua imaginação. Quase todos preferiram usar apenas a sua voz e a sua garra para publicitarem um livro. Mas, no fim, o resultado diverte-nos e entusiasma-nos.

Para hoje, mostramos três vídeos. Amanhã serão mais três. Para que os leitores deste blog se concentrem atentamente. É que estas “pequenas” análises têm muita informação concentrada em tão pouco tempo!

 Diana Fava, 10ºC - Análise e opinião do livro Para onde vão os guarda-chuvas, de Afonso Cruz


Liliana Rogado, 10º C – Análise e opinião do livro Tia Guida, de André Fernandes


Ana Moita, 10º C – Análise e opinião do livro Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard



Sem comentários: