quinta-feira, abril 30, 2020

Arqueologia em 3d - Lista de reconstituições históricas em 3d/animação


Uma vez que continuamos todos fechados em casa – e só alguns alunos poderão, a partir de Maio, ter aulas presenciais – é necessário, mais do que nunca, apostarmos em material audiovisual, de preferência digital. Já tínhamos elaborado, há cerca de um mês, uma lista de ebooks grátis, que pertencem ao Domínio Público e, por isso mesmo, não é ilegal baixá-los. Desta vez, apostámos em reconstituições históricas criadas por computador, que nos ajudam a visualizar o nosso Passado, os templos, vilas e cidades que já não existem no nosso planeta, mas ainda existem em documentos, iluminuras, cartas, registos.
A Arqueologia em computador começou por ser uma mera forma de entretenimento para as massas, usada em jogos de computador e filmes (os videojogos, de género Histórico, chamam-se archeogames). Porém, não durou muito para que os arqueólogos de todos os países descobrissem o seu extraordinário potencial: já nos anos 90 do século passado, museus importantes como o Louvre (França) ou Museu de História Natural (Nova Iorque) começaram a contratar geniozinhos da informática, para que os mesmos reconstruíssem locais, quadros, artefactos, entre outras coisas. Com efeito, os professores e cientistas depressa repararam que a chegada do mundo digital veio tornar a informação académica mais difícil de ser transmitida: o nível de concentração dos novos estudantes baixou, bem como a sua criatividade. Para colmatar este problema, as escolas, museus e outras plataformas como a televisão têm usado cada vez mais a “Arqueologia em formato 3d”, com o objetivo de atrair miúdos que adoram aprender, e inocular o “bichinho da curiosidade” nas massas. Hoje, jogos como World of warcraft contam com a ajuda de Historiadores, para a construção de cenários na trama da história.
Esta lista de links que criámos contemplam o período da Pré-História até aos dias de hoje. Será muitíssimo útil para professores de História, Português, Língua Portuguesa e História das Artes, que já não terão de gastar tempo a procurar estes vídeos na vasta lista da World Wide Web. Para os restantes, basta só dizer que a História da Humanidade é fascinante, e é sempre um prazer aprendermos um pouco mais acerca do nosso Passado. Através destas recriações tão realistas – que fantástico que seria termos um capacete virtual! – a História deixará de ser “uma seca” e passará a ser um dos nossos hobbies preferidos.
E – quem sabe? – quem é que nos diz que, no Futuro, não haverá outra pandemia, lá teremos nós de ficar encerrados em casa outra vez, e, por isso mesmo, esta lista vai-nos dar muito jeitinho?
Imagem retirada daqui .

Clicar neste link, para consultar a

1 comentário:

Clara disse...

Não dá para não gostar!