domingo, maio 03, 2020

Livro Digital do Momento

 O Feiticeiro/Mágico de Oz – L. Frank Baum
The Wonderful Wizard of Oz – L.Frank Baum
  Já toda a gente viu ou ouviu falar do icónico filme de Victor Fleming (1940), mas são poucos os que leram o livro. E agora preparem-se para ficar siderados: não só este famoso livro para crianças pertence a um grande universo com dezenas de obras escritas (14, mais precisamente!), como também Lyman Frank Baum não se ficou pelo maravilhoso universo de Oz, muito pelo contrário!: este prolífico autor tinha mesmo o bichinho da escrita, ao ponto de imaginar imensas séries para crianças e jovens, muitas delas escritas debaixo de um pseudónimo. Se forem dar uma espreitadela à página Wikisource, dedicada a este génio da literatura infanto-juvenil vão descobrir que o mesmo utilizou pelo menos seis pseudónimos, de acordo com o universo que estava a desenvolver, sendo metade femininos, algo que é raro no mundo da literatura. Com efeito, é mais comum encontrarmos mulheres que se escondem por detrás de um nome imaginário masculino, do que o contrário. Se vocês tiverem a sorte de ler em Inglês – ou pretendem treinar a leitura e escrita nesta língua – podem ter acesso ao portal  e, clicando no nome deste escritor, podem ter acesso a imensos livros do reino de Oz, como também podem ler as maravilhosas histórias da tia Jane e as suas três sobrinhas. Mais ainda, esta plataforma já permite que o leitor possa escolher o formato do ebook: pode ser pdf, mobi, epub, etc. É só preciso efetuar uma inscrição e já poderão até ler obras grátis no android ou smartphone.
Todo o património deste escritor já pertence ao Domínio Público mas, por enquanto, ainda só conseguimos ter acesso à tradução de Português do Brasil. Nisto, temos que dar os parabéns ao nosso “país irmão”: são sempre eles que se adiantam, e não precisaram de nenhum Covid para começarem a digitalizar livros. Em Portugal, não existe uma única edição para baixar gratuitamente, por isso temos que nos contentar com a (muito boa!) tradução Brasileira ou ler o livro em Inglês. Por isso, se houver alguém que queira pôr em prática (ou desenferrujar!) esta língua estrangeira, têm aqui ao vosso dispor vários livros que se leem muito bem e com prazer.
Para a semana, tentaremos encontrar ebooks em língua Espanhola ou Francesa. Afinal, estes países também seguem as regras do Domínio Público e, por isso mesmo, também já têm os seus escritores que pertencem não a uma Editora mas à Humanidade.
Link do livro traduzido (Português do Brasil).
Link da edição em Língua Inglesa:
Link da obra, versão audiolivro (Língua Inglesa):

Sem comentários: