quarta-feira, dezembro 14, 2011

Lição de Vida – Como sobreviver ao stress do Natal

 

clip_image002

clip_image004

Dica nº 1 – Antes de começar a fazer compras para o Natal, estabeleça um orçamento. O Natal é sempre uma fonte de gastos exorbitantes e passamos os meses seguintes a pensar no que gastámos e muitas vezes a pagar o que gastámos a mais. Antes de começar a comprar os presentes de Natal faça uma lista de todas as pessoas para as quais tem que comprar presentes e estabeleça um orçamento para cada uma delas. (…) Mantenha-se fiel ao seu orçamento e vai ver que chega ao fim com as finanças muito melhores.

clip_image006

Dica nº 2 – Organize-se! Faça uma lista de todas as pessoas a quem tem que oferecer presentes com o respetivo orçamento, faça outra lista com todas as compras de mercearia que também tem que fazer e uma lista de todos os lugares a que tem de ir. Traga sempre esta informação consigo porque nunca se sabe quando é que vai ter um espacinho na sua agenda para eliminar alguma tarefa da lista. Se conseguir chegar ao início de Dezembro com todas as compras feitas, nem imagina o alívio que vai sentir!

clip_image008Dica nº 3 – Saiba de antemão quais são os planos da sua família. Por incrível que pareça, a família é uma das principais fontes de stress do Natal. (…) Não deixe as decisões para a última hora, comece a planear como tudo vai ser feito o mais cedo possível. Como ficará desde logo a saber para onde irá e com quem vai passar o Natal, o seu stress será com toda a certeza menor.

clip_image010

Dica nº 4 – Evite as pessoas que já são stressadas por natureza. (…) Estas são aquelas que devemos evitar a todo o custo porque nos podem estragar o Natal. Devemos visitar aqueles que achamos que devemos visitar e não aqueles que nos sentimos obrigados, seja qual for a razão. A mensagem é simples: passe o Natal e os dias que o precedem com as pessoas de quem gosta realmente.

Dica nº 5 – Se tiver que viaclip_image012jar, marque tudo atempadamente. Viajar na altura do Natal é caro e é sempre uma grande confusão. O melhor que tem a fazer é marcar todas as viagens com a maior antecedência possível de forma a conseguir os bilhetes que precisa (podem mesmo esgotar se deixar para a última!).

 

clip_image014Dica nº 6 – Fique em paz com todos. A vida é curta demais para guardar rancores. O tempo passa rápido por isso nunca é cedo para conversar e fazer as pazes com as pessoas com as quais se zangou e que têm significado para si. Ficar de costas voltadas para alguém é uma fonte de stress perfeitamente desnecessária.

O Natal é uma época que deve ser de alegria e festa. Pegue nestas dicas para transformar o seu Natal numa altura serena e feliz e vai ver que vai ser um Natal melhor.

Texto retirado do seguinte site:

Imagens retiradas de:   1   2   3   4    5    6    e   7

Sem comentários: