sexta-feira, março 03, 2023

Concurso Nacional de Leitura e concurso "Leituras na Planície" - Entrega de prémios

 

Agora que a Fase de escolas terminou para os dois concursos de leitura, Concurso Nacional de Leitura e Leituras na Planície, chegou o momento de premiar os alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário que foram apurados para a próxima fase, e que irão representar a sua escola. E a equipa da biblioteca escolar sente-se, este ano, particularmente feliz: foram muitos os jovens que espontaneamente quiseram fazer parte destes dois eventos, tendo sido o ano com maior participação em ambos os concursos, tanto em quantidade de alunos inscritos como na qualidade das participações: este ano, participaram alunos do 2º e 3º ciclos da Escola Básica nº1 de Vila Nova de São bento, e alunos do 3º ciclo e do ensino secundário da Escola Secundária de Serpa.

Nunca nos devemos esquecer que o objetivo principal de uma biblioteca é precisamente motivar as turmas para o gosto da leitura e da aprendizagem, uma vez que o prazer de ler incute numa criança ou jovem autoconfiança e autoestima, desenvolve o vocabulário e desenvolve também o raciocínio, a imaginação e a capacidade de questionarmos o mundo à nossa volta. No caso dos concursos acima mencionados, o gosto de ler expressivamente em voz alta é muito estimulado, e tal prática estimula a autoestima e diminui o medo de falar em público.


Os alunos apurados para as próximas fases de cada um dos concursos levaram para casa um livro oferecido pela equipa da biblioteca, e os restantes receberam um certificado de participação. A entrega dos prémios da Escola Secundária de Serpa fez-se na Biblioteca Escolar, no dia 1 de março, e na EB1 de Vila Nova de São Bento fez-se turma a turma, no dia 2.

Agradecemos a todos os participantes a sua dedicação à leitura, e a todos os docentes que nos acompanharam neste processo com os seus alunos. Muito obrigado!









Sem comentários: