segunda-feira, dezembro 06, 2021

Uma Escola Muito Humana! - Atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

 

Pronto, já sabemos. Vem aí o Natal.

Esta festividade é sentida de muitas maneiras: ou é olhada com horror (Oh, meu Deus, o dinheiro que eu vou gastar!), ou é olhada com alegria (Então, quando é que a gente decora a casa?) ou é olhada com indignação (Meu Deus, o que fizeram com esta data sagrada!) ou é olhada com tristeza (Já ninguém festeja o Natal comigo.). Porém, uma coisa é certa: ninguém a olha com indiferença.

Ora, esta é uma oportunidade de ouro para falarmos de uma coisa que só se fica pelo palavreado e pelas “manifs”: os direitos humanos. Toda a gente gosta de falar neles mas, quando chega o dia 25 de Dezembro, ninguém se interessa pelo trabalho escravo que é usado para as prendas que vamos dar aos nossos amigos e parentes, que vivem numa área privilegiada do planeta Terra. Como podem ver na imagem acima, trabalhadores semiescravos fazem presentes para as “princesinhas” Disney do mundo Ocidental. Como veem, a “inclusão” e “diversidade” não passam de discursos hipócritas, que acompanham quase sempre um selfie, e cujo único objetivo é dar “likes” no instagram

Por isso mesmo, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas vai realizar uma “Semana dos Direitos Humanos”, cujos principais objetivos serão promover o gosto pela leitura, desenvolver uma cidadania ativa, dar a conhecer outras culturas do mundo, nomeadamente a cultura Grega e reconhecer os Direitos Humanos e a sua importância no Mundo (professor Francisco Féria). Além disso, será também realizada uma Feira do Livro Usado, que terá lugar na sala de convívio (Bloco D). Todas estas atividades serão realizadas nesta mesma sala.

Deixamos aqui o calendário, bem como os docentes e turmas que fazem parte das mesmas.

Divirtam-se e aprendam. É que a Democracia e os Direitos Humanos não são assim tão fáceis de se manter. Um dia, acordaremos e descobriremos que somos tão escravos como “aqueles outros” do outro lado do mundo.

 


Imagem retirada de:

https://gethinchamberlain.com/?p=2026

 


Sem comentários: