sexta-feira, maio 22, 2020

Portugal de Outros Tempos


10 usos, costumes e tradições que já não existem ou estão em vias de extinção
 
Imagens retiradas daqui
É verdade que o século XXI tem sido um século frenético. Tudo muda num só dia, e chega a ser difícil conseguirmos acompanhar este ritmo de mudança vertiginoso. Imensas tradições que duraram mil anos depressa acabaram com a chegada do cinema e da televisão. Hoje, a fama não tem mais do que cinco minutos e a nossa cultura não passa de “memes” e citações de grandes mentes do passado. Mas foi a propósito destes novos tempos e do dito “novo normal” que pediram à equipa da biblioteca que fizéssemos uma pesquisa sobre tradições, usos e costumes que ou estão em vias de desaparecer ou já não existem.

Metemos mãos à obra e esbarrámos com mentalidades e costumes dos tempos passados que muitos portugueses ainda presenciaram na sua infância. Sentimos uma certa sensação de nostalgia, uma saudade de uma cultura ocidental que já não faz parte das nossas vidas, e é lógico que olhemos estes nossos tempos de infância com olhos românticos de crianças felizes. Porque os “bons velhos tempos” tinham muito pouco de “bom”: a fome era constante, a escola era um sonho só para alguns e morria-se muito cedo.
Aqui ficam estas dez curiosidades dos “tempos de antanho”. Algumas são inesperadas, outras são familiares. E algumas são extraordinariamente absurdas…

1 comentário:

Clara disse...

Tudo isto me fez sorrir...