quarta-feira, maio 13, 2020

A Moda ao longo dos tempos


Lista de Links úteis para quem adora ou ensina História
Imagem retirada daqui
Estamos tão habituados a comprar fatiota nova, sempre que damos um pulinho a uma feira ou a um centro comercial, que nem nos passa pela cabeça que aquilo que vestimos reflete a nossa sociedade e a nossa época histórica. Basta só olhar para as máscaras que hoje compramos, por causa do Covid-19: não demorou nem uma semana, para logo estilistas e designers começarem a vender este objeto (agora) quotidiano, como se fosse o último grito da moda. Ora olhem para a imagem que colocámos neste post, para perceberem logo aonde queremos chegar. Os humanos fazem tudo e mais alguma coisa para se distinguirem uns dos outros, e não importa se um dia nos forçarem a usar uniforme igual para todos: se tal acontecer, não tardará muito para que um homem ou mulher usem sinais distintivos, que podem começar por ser umas mangas mais arregaçadas do que é desejado, para terminar em flores nos bolsos ou manchas de tinta ou qualquer outro objeto que nos diferencie imediatamente.
É verdade que existem aqueles que são doidos por moda, ao ponto de gastarem balúrdios para poderem assistir a um MilanFashion ou Moda Lisboa. Porém, existe um outro tipo de amantes da Moda: aqueles que adoram estudar a História da Humanidade, através dos trapinhos que temos no armário. São, no fundo, historiadores – autodidatas ou não – que juntam o útil ao agradável: o prazer de usar um vestido ou casaco bonitos e, de caminho, aprender um pouco mais sobre o nosso Passado. E plataformas digitais como o youtube ou o Instagram estão carregadinhos de sites ou canais dedicados a este assunto.
Por isso mesmo, criámos uma lista de links que podem ser muito úteis para todos aqueles que estão a ensinar História, ou que simplesmente adoram aprender mais sobre outras Eras, e o poder que elas ainda têm no Presente.
Já não há trajes populares. Porém, nas nossas roupas, ainda ressoa a influência dos nossos avós e antepassados. Afinal, não é por acaso que a moda que vemos em Tóquio não é possível de se ver em Lisboa ou no Porto. Não é por acaso que o Sari Indiano ou o Kilt escocês nunca tiveram sorte em Portugal.
Por muito que a Moda Lisboa tente.

1 comentário:

Clara disse...

Excelente e atractivo!