quinta-feira, novembro 29, 2018
sexta-feira, novembro 23, 2018
EBOOK: Atenção, professores de História do 3º ciclo! (Parte I)
quinta-feira, novembro 22, 2018
EBOOK: Montra do mês de Novembro - Terra, o meu planeta
terça-feira, novembro 20, 2018
Livro(s) da Semana Coleção Guia do Pequeno Ecologista
sábado, novembro 17, 2018
EBOOK: Coleção de livros dedicados à língua e cultura francesas
Esperemos que vos seja útil!
quinta-feira, novembro 15, 2018
EBOOK: Coleção de livros em língua estrangeira – Inglês
Antes de mais, um agradecimento: a Embaixada dos Estados Unidos da América ofereceu à nossa biblioteca caixas e caixas de livros dedicados sobretudo à cultura anglo-americana. Não são apenas publicações de cariz didático: muitas são também simplesmente lindas, um manjar para os sentidos, um prazer para a alma. Estamos, portanto, muito agradecidos por termos recebido um presente tão rico, tão variado e tão belo.
Nós já tínhamos uma boa variedade de edições em língua inglesa, sobretudo da editora Penguin. Agora, graças a esta oferta já referida, a Scholastic, entre outras, irá juntar-se à nossa coleção. Por isso mesmo, apresentamos várias obras aos professores e aos alunos. Muitos destes livros até poderão servir para contrato de leitura em várias disciplinas. Além disso, ajudarão os alunos a não só adquirir mais vocabulário como também servirão para os mesmos adquirirem mais cultura geral. E há gostos para tudo: História, Ciência, Música, Desporto, Literatura, Música, Pintura…
Convém também referir que, para além de livros, a nossa equipa também dispõe de revistas em língua inglesa, especialmente dedicadas a todas as crianças e jovens que queiram melhorar o seu Inglês.
Fica aqui um ebook da nossa coleção, para todos verem e comentarem.
Boa leitura!
quarta-feira, novembro 14, 2018
Adeus, Stan Lee!
Toda a gente já ouviu falar de George Lucas (Star Wars) e de Gene Roddenberry (Star Trek). Porém – embora todos saibam muito bem quem é o Capitão América, O Homem de Ferro, O Homem- Aranha, O Pantera Negra e até a Viúva Negra, entre muitos outros super-heróis – poucos estão a par do facto de que, por detrás destas personagens maravilhosas, esteve um dos homens mais criativos e visionários do século XX: Stan Lee. Por isso mesmo, é com grande tristeza que a equipa BE/CRE se despede do homem que mais influenciou o mundo das comics (nome que os Americanos dão à banda desenhada ligada à ficção científica).
Stan Lee morreu ontem, felizmente ao lado da sua filha. Morreu ontem aos 95 anos, com uma pneumonia. Os seus últimos anos foram passados nos tribunais e, graças a Deus, ganhou a causa. Foi vítima de violência no lar em que estava, foi explorado pelo seu manager pessoal, foi usado pela própria companhia que ele ajudou a engrandecer (a famosa Marvel). No fim, os ultra-radicais da esquerda americana vaiavam-no nas salas de cinema, por este ser um “branco privilegiado”. Isto levou a que até atores de Hollywood, enfurecidos com a forma como este genial ancião estava a ser tratado por fedelhos mimados, oferecessem as suas mansões e a sua companhia para que este herói da vida real tivesse uma velhice digna e bem merecida. Felizmente tudo acabou bem, mas Stan Lee não merecia isto…
Deixamos aqui uma homenagem sincera e sentida ao americano que criava histórias de encantar para crianças e adultos. Um americano que era progressista, defensor dos direitos humanos, crente da força das mulheres e globalista até aos ossos. O mais triste não é ele ter partido. O triste é constatarmos que os grandes partem… e já não há ninguém que os substitua.
As aparições de Stan Lee em todos os filmes da Marvel:
Imagens retiradas daqui .
segunda-feira, novembro 12, 2018
EBOOK: (Alguns) livros e manifestos que marcaram o mundo
Para quem ainda não teve tempo de dar um saltinho à biblioteca, a nossa equipa – a propósito do mês de Outubro, dedicado às bibliotecas escolares – decidiu montar uma exposição que fizesse um mini mini mini resumo de grandes obras e manifestos que causaram impacto nas massas. E, nesta pequenina coleção, nem sequer fugimos de algumas “obras malditas”. Na nossa biblioteca, é a Verdade e a História que interessam, não o “politicamente correto”, discursos bonitos e fofuchos que agradam às massas e não causam mossa a ninguém.
sexta-feira, novembro 09, 2018
quinta-feira, novembro 08, 2018
Asteróide ou sonda extraterrestre??
Vídeo: Oumuamua pode ser uma nave alienígena, dizem os Astrofísicos de Harvard
quarta-feira, novembro 07, 2018
Livro da Semana-Santiago, o lince da Herdade das Romeiras -Isabel Maria Fidalgo Mateus
Recentemente, publicámos um texto no nosso blog, como forma de agradecer a esta escritora, pelo gesto bonito de nos ter oferecido um dos seus livros à nossa biblioteca escolar (ler aqui) . Agora, como prometido, o livro desta semana contemplará, precisamente, a análise desta obra oferecida.
Fazendo parte da “Coleção Bichos”, a autora acima referida tem dedicado vários anos da sua vida a criar histórias infanto-juvenis onde os bichos são as personagens principais, e quase toda a trama é vista e contada pela boca de cada um destes seres gentis. E já são vários: temos o Sultão- o Burreco que veio de Miranda; temos o Signatus -o lobo do fojo de Guende; temos o Farrusco – um cão de gado transmontano; e agora chegou o Santiago.É muito comum escritores de literatura infanto-juvenil usarem animais para contar histórias que quase sempre têm uma lição de vida e uma lição de moral para oferecer às novas gerações. No entanto, o interessante desta coleção é o olhar muito emotivo, mas ao mesmo tempo realista e pouco fantasista destas narrativas. Com efeito, Isabel Mateus faz os possíveis e impossíveis para criar um enredo que o animal escolhido teria provavelmente seguido na vida real. As cenas de luta, a necessidade de comer, a rivalidade entre bichos até do próprio clã, a relação entre humanos e outros seres vivos, o conflito entre a “civilização” e a necessidade de proteger a terra...
Ora, este livro começa precisamente com dois linces ibéricos, criados em cativeiro, que serão libertados no seu habitat. A história não começa bem: a necessidade de comer, a briga entre dois linces machos por causa da comida, uma fêmea que abandona o macho, uma criança que encontra um animal ferido... Afinal, tanto esforço para nada? Mal chegou à Herdade e vai morrer logo? O mundo lá fora é imperdoável, uma selva onde só os fortes sobrevivem. O que fazer?
Pelo caminho, vai-se falando de projetos de recuperação e de salvação do património natural; as memórias dos velhos que conheciam o campo, quando ele era verde e habitado por tantas espécies; a culpa de querermos uma vida melhor às custas do sofrimento e morte de tantos outros bichos; a descrição das paisagens; o instinto, amor e lógica desta espécie que – graças a Deus! - já está a sair da lista que diz “em vias de”...
Isabel Maria Fidalgo Mateus cresceu apaixonada por Miguel Torga, um génio que, tal como ela, também era um filho de Trás-Os-Montes. Nota-se aqui a influência do mesmo, embora o estilo da escritora seja mais fotográfico e menos poético. A sua coleção “Bichos” é um excelente presente de Natal para crianças entre os 10 e os 100, que gostam de ler histórias sobre animais, ao mesmo tempo em que vão aprendendo um pouco sobre eles.
Lição de Vida – Tudo passa
Canção de Outono – Cecília Meireles
Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?
E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles
que não se levantarão...
Tu és folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...
Imagem retirada daqui .