quinta-feira, novembro 08, 2018

Asteróide ou sonda extraterrestre??


clip_image002

Não, não é piada. Desta vez, o debate é a sério e já chegou aos meios de comunicação mainstream. Mais ainda, cientistas reputados como Seth Shostak (o diretor do instituto SETI- sigla para “Procura de Vida Inteligente”) ou Coryn Bailer-Jones, astrónomo do Instituto Max Planck, já tinham colocado esta hipótese. Desta vez, é um grupo de investigação vindo da faculdade de Harvard que está a ponderar …
A esta hora, você, querido leitor, já está confuso: o que é que se passa?? Vem aí uma nave espacial e eu sou o último a saber??
Vamos contar a história do início: no dia 23 de Novembro do ano passado, o conjunto de telescópios em Hawai, de nome PAN-STARRS detetou um estranho objeto muito perto do Sol. Depressa foi batizado com o nome Oumuamua, palavra havaiana que significa “batedor” (no sentido militar ou geográfico: reconhecedor de espaço). A hipótese mais mundana é assumir que este calhau voador, do tamanho de um pequeno estádio, é um asteróide. Porém, há coisas que não batem certo: não só esta pedra gigantesca demonstrou uma velocidade pouco vulgar como, mais estranho ainda, possui um aspeto argonómico que nunca se viu num objeto destes. Com efeito, é delgado como um charuto e parece ter sido desenhado... para se parecer com uma nave espacial ou, melhor dizendo, sonda. Para tornar a história ainda mais interessante, uma equipa de cientistas conseguiu detetar, através de cálculos matemáticos, quatro planetas anões que – caso esta hipótese seja a correta – podem ser o lugar de origem desta “máquina voadora”.
Agora, uma equipa de cientistas de Harvard, liderada por Avi Loeb e Shmuel Bialy, após longas horas de observação e análise, escreveram um trabalho científico na revista The Astrophysical Journal Letters, concluindo que, muito provavelmente, este asteroide não só é uma sonda como, ainda por cima – a julgar pelas mudanças de velocidade observadas – está a funcionar perfeitamente! Loeb e Bialy admitem que a sua teoria é quase exótica e absurda para a maioria dos seus colegas. Porém, Loeb afirmou: “Eu sigo a máxima de Sherlock Holmes: quando tu excluis tudo o que é impossível, o que resta só pode ser verdade”.
Já não é a primeira vez que os nossos telescópios detetaram coisas estranhas no céu. O objeto mais lendário de todos é o famoso “Cavaleiro Negro”, que ainda hoje confunde os cientistas e é pasto para todo o tipo de teorias. No entanto, esta é, de facto, a primeira vez em muitos anos que faculdades e centros de investigação de reputação impecável aceitam a hipótese de “visitas de homenzinhos cinzentos” ao nosso planeta, nem que esta visita seja “de médico”.
Será que a série Ancient Aliens tinha razão? Já podemos gritar “THE GOOOODS”, como eles dizem? Hmmmm...
Fica aqui o artigo completo para vocês lerem. A imagem foi retirada deste link.

Vídeo: Oumuamua pode ser uma nave alienígena, dizem os Astrofísicos de Harvard









1 comentário:

Sónia Costa disse...

O asteróide, ele próprio, parece um veículo em forma de lança. Tem um formato bastante aerodinâmico, adaptado para se movimentar no Espaço. Dascinante...