quarta-feira, novembro 02, 2016

E a paparoca para o Dia de Todos os Santos foi…



              Obviamente que toda a gente atualmente já sabe de onde é que surgiu o costume Cristão de visitar as campas dos mortos e prestar-lhes Homenagem: quando o Cristianismo finalmente tomou conta do mundo Ocidental, graças ao Imperador Constantino (século III D. C.), tal decisão oficial não acabou com todos os costumes, crenças e rituais pagãos daquele tempo. De facto, as populações de então – tal como as de hoje – tinham hábitos muito arreigados: usavam um determinado caminho para visitarem um templo; festejavam determinadas celebrações religiosas; ensinavam aos seus filhos um determinado conjunto de ética e moral… Foi preciso um grande jogo de cintura e de “colonização” de festejos pagãos para que as memórias, pouco a pouco, deixassem de ser pagãs e passassem a ser supostamente Cristãs. 

      
      É o caso do Dia de Todos os Santos: originalmente, este momento religioso do ano era conhecido pelo nome Samhain, que significa em Irlândes/Gaélico “A passagem do ano”. Para os Celtas, o ano começava precisamente na noite do dia 31 de Outubro. Acreditava-se que esta era a altura do ano em que uma porta dimensional era criada e o mundo dos mortos podia, durante umas horas, comunicar com o mundo dos vivos. Uma vez que Portugal sofreu influências célticas, esta celebração ainda estava bem viva, quando o Cristianismo passou a ser a religião oficial da Europa. Era necessário “santificar” este dia…

É mesmo caso para dizermos: se não os podes vencer, junta-te a eles! Assim, o Dia dos Mortos passou a ser o Dia de Todos os Santos.
           
          Hoje em dia, a celebração do Halloween passou a ser uma festa internacional. Já quase nada tem de religioso, muito pelo contrário: o Halloween é um pretexto para a malta se divertir e puxar pela imaginação. Por isso mesmo, seguimos umas receitas super criativas e deliciosas. Podem criar algum repúdio nas almas mais sensíveis mas não deixam de ser inventivas e fáceis de cozinhar.
            
          Bom Halloween!

            Como fazer ponche de Halloween
           
            Como fazer dedinhos de bruxa:
            
              Imagem retirada daqui :

          

Sem comentários: