sábado, abril 03, 2010

Podemos Reproduzir O Início Do Universo?

 

clip_image002

Podemos, sim, e a equipa CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear) acabou de provar isso mesmo (ou melhor, está a caminho de o provar): no dia 30 de março de 2010, a grande máquina do mundo, o LHC (Grande colisionador de neutrões, na foto), gerou uma colisão de feixos de protões 3, 5 vezes maior do que alguma vez tinha sido conseguido provocando, assim, a euforia e a felicidade de todos os cientistas do planeta.

“E daí?”, pensarão vocês, “Por que motivo é isto tão importante?”. Vamos tentar explicar: o objectivo deste projecto científico é, nada mais nada menos, reproduzir a energia que foi despoletada no preciso momento em que o Big Bang “ganhou vida”. Ora, os cientistas acreditam que, durante esta explosão, uma partícula baptizada de Bosão de Higgs é a chave-mestra para explicar toda a origem do universo. Se conseguirem, através deste gigantesco e super-caríssimo projecto, provar a sua existência, os manuais de Física terão de ser todos reformulados. Mas para que isto seja possível, esta monstruosa máquina, cheia de túneis quase infinitos, terá que despoletar uma energia insuportavelmente rápida que equipare quase a velocidade da luz, pois é a partir desta aceleração de partículas que o bosão de Higgs poderá ser detectado. Há quem já lhe chame “a partícula de Deus”, ou seja, a força-motriz que desencadeou tudo.

Por enquanto, os cientistas estão no bom caminho, mas ainda há muita jornada para percorrer: mesmo que consigam provar a existência da “partícula de Deus” (e será que, com isso, provarão a Sua existência???), esta descoberta servirá para compreender apenas 4% do universo, o universo visível. Com efeito, já se sabe que 96% do universo é composto por matéria e energia escuras, que já foram cientificamente comprovadas mas a nossa tecnologia ainda não nos permite detectá-las por completo e estudá-las. Como afirma Rolf-Dieter Heuer, numa entrevista ao Expresso (poderão ler a notícia na íntegra através deste endereço:http://aeiou.expresso.pt/cern-choque-de-particulas-atinge-a-maior-energia-de-sempre=f573871 , "Espero que este acelerador de partículas dê as primeiras pistas sobre aquilo a que eu chamo Universo Escuro, em particular a matéria escura, que representa 23% do total. E se o conseguir será, obviamente, um grande avanço para a Ciência".

Cá esperamos atenta e ansiosamente por novas notícias!

Mas há quem pense que este projecto poderá desencadear uma verdadeira catástrofe e já está a criar uma enorme polémica entre cientistas e religiosos. Senão vejam:

A Imagem foi retirada da notícia acima mencionada.

Sem comentários: