sexta-feira, março 19, 2010

Balanço Da Semana De Leitura

clip_image002

Foi uma semana em que houve um pouco de tudo: histórias contadas ao vivo, leitura de livros na sala de aula, filmes passados no intervalo do almoço, teatro, um mural especial...

Estes cinco dias começaram com uma bela estreia: um contador de histórias do grupo Trimagisto esteve presente na biblioteca, para demonclip_image004strar ao público como encantar miúdos e graúdos, através do dom da palavra e da imaginação. Esta arte, que estava praticamente desaparecida no nosso país, tem ganhado felizmente cada vez mais adeptos vindos das camadas mais jovens. Além disso, esta nova “profissão” tem sido tão requisitada pelas escolas e bibliotecas municipais, que já há quem viva dela! E muita desta “explosão” se deve ao Plano Nacional de Leitura que, juntamente com a colaboração de professores, pais e alunos, tem incentivado desde o primeiro ciclo o gosto pela escrita, pela leitura e pelo prazer de reaprendermos a ouvir uma história.

Ao longo da semana, o nosso blog foi exclusivamente dedicado ao prazer dos livros: desde booktrailers até citações que ficaram para a História, desde trechos de obras literárias até filmes que foram buscar inspiração a romances. Quanto ao nosso espaço na biblioteca, um enorme mural dedicado aos livros que mais nos marcaram depressa se encheu de títulos: Os Maias, Crepúsculo, Ensaio Sobre a Cegueira, muitas foram as escolhas pessoais de cada aluno ou professor. A “Estante do Mês” (que, desta vez, foi “Estante da Semana”) também contemplou algumas das obras mais emblemáticas de escritores e poetas portugueses.

Sexta-feira foi noite de teatro: o grupo En-Cena, “chefiado” pela professora Maria João Brasão, clip_image006realizou uma belíssima representação teatral, em homenagem a grandes poetas, principiando por Fernando Pessoa e contemplando outros grandes génios das palavras, como Natália Correia e Mário de Sá Carneiro, entre outros.

Quanto à sessão de escrita criativa, a pedido de vários encarregados de educação e pais que não puderam estar presentes, adiou-se a actividade para o dia 26 de Março, às 20.30 minutos/21 horas, e será efectuada na biblioteca da nossa escola. Esperamos pela vossa participação: ainda há espaço para mais dois participantes!

Deixamos aqui um excerto do contador de histórias Nuno Coelho e proximamente um pequeno medley da representação Conversas de Poetas em Pessoa.

E para o ano há mais!

Sem comentários: