segunda-feira, setembro 21, 2009

Livro Da Semana

 

clip_image002Barroco Tropical, José Eduardo Agualusa

O livro começa de uma maneira muito estranha: num dia de grande tempestade, Bartolomeu Falcato, a personagem principal deste romance, assiste, estupefacto, à queda vinda do céu de uma belíssima mulher negra. Caiu - veio caindo, nua, negra, de braços abertos - quase ao mesmo tempo que um raio. O raio fez explodir o imbondeiro.

Como se fosse um anjo negro amaldiçoado. Estava morta.

Mas, ainda mais estranho, sabia quem esta mulher era. Cinco dias antes deste bizarro episódio, “conheceu-a” durante uma viagem de avião. Prendeu em mim a luz impiedosa dos grandes olhos negros, tão intensamente que baixei os meus. Chamava-se Núbia e contou-lhe que Deus falava com ela. Deus tinha decidido que ela seria a nova Virgem Maria. Deus escolhera-a para ser a nova Salvadora da Humanidade. Deus decidira que Bartolomeu Falcato iria ser o pai deste futuro Jesus Cristo.

A reacção da nossa personagem é perfeitamente compreensível: assim que pode, dá-lhe um número de telefone falso e, para sermos mais precisos, “dá à sola”. Como é que, cinco dias depois – que coincidência tão incrível! – esta mulher tomba do céu e quem testemunha a sua clip_image004queda é Bartolomeu e a sua amante Kianda?

E a história continua: o nosso herói, intrigado, começa a investigar o que realmente se passou, e depressa descobre que o próximo candidato a “anjo caído” é ele mesmo. Pelo caminho, encontramos outras personagens: um traficante de armas em busca do poder total, um curandeiro ambicioso, um antigo terrorista das Brigadas Vermelhas, um ex-sapador cego, que esconde a ausência de rosto atrás de uma máscara do Rato Mickey, um jovem pintor autista, um anjo negro (ou a sua sombra) e dezenas de outros personagens cruzam-se com Bartolomeu, entre um crepúsculo e o seguinte, nas ruas de uma cidade em convulsão: Luanda, 2020.

Importa aqui lembrar que José Eduardo Agualusa deslocar-se-á a Serpa para falar deste novo romance. A sua palestra terá lugar no espaço VOL.

Para ler, com muito prazer.

Edição integral do primeiro capítulo:

http://www.agualusa.info/agualusa/texts/barroco_tropical_capitulo1.pdf

1 comentário:

Paula disse...

Terminei de ler este livro ontem. Já publiquei o comentário no meu blogue.
Achei a escrita com um à vontade incrível. Gostei muito.