sexta-feira, setembro 25, 2009

E Que Tal Um Stradivarius Ao Preço Da Uva Mijona?

clip_image002

Para quem não sabe, aqui fica uma pequenina informação: Antonio Giacomo Stradivarius foi um dos maiores (e há quem diga o melhor) fabricante de violinos da História da Humanidade. Viveu entre os séculos XVII e XVIII e ainda hoje ninguém faz a menor ideia por que razão os seus violinos possuem o som mais belo do planeta. Será do verniz? Será da madeira? Serão as duas coisas? Ou serão… Fungos?

Fungos?????? Pois, aqui temos uma teoria um tanto ou quanto estranha que, cientificamente, pode ter a sua pertinência: o centro de estudos Empa, filiado na Suíça, decidiu criar um violino, cuja madeira foi manipulada através de fungos. Este projecto científico original teve a colaboração do cientista Francis Schwarze (foto, à esquerda) e do construtor de violinos Michael Rhonheimer.

Para testarem o seu “brinquedinho”, baptizado com o nome “Opus 58”, convidaram o excelente violinista Matthew Trusler (foto, à direita) para tocá-lo no dia 1 de Setembro num auditório com 180 pessoas, atrás de uma cortina. Os resultados foram surpreendentes: após terem escutado os sons de cinco violinos diferentes (e um deles era um Stradivarius!!), a maioria afirmou que o som mais bonito de todos tinha vindo do… “Opus 58”.

Apesar de Antonio Stradivarius desconhecer o resultado da acção dos fungos sobre a madeira, ele deverá ter beneficiado de, no período entre 1645 e 1715, a Europa Central ter sido afectada por longos Invernos e Verões frios, o que levou a que as árvores crescessem lentamente e de modo uniforme, condições ideais para que tenham fornecido madeira com excelentes qualidades acústicas.

Acredita-se que esta descoberta científica poderá ser excelente para muitos estudantes de violino: este instrumento foi sempre caro e quanto maior é a sua qualidade, mais os preços são proibitivos. Estas pesquisas recentes poderão desencadear um comércio de violinos cujos preços podem ser acessíveis… E cuja acústica conseguirá ser tão boa ou melhor do que a acústica de um Stradivarius!

Já agora, fiquem sabendo: pensa-se que existam cerca de 600 violinos Stradivarius mas apenas cerca de 94 se encontram em perfeitas condições de uso. Além disso, custam no mínimo para a volta de 200.000 a 400.000 euros. Na verdade, muitos destes instrumentos são considerados heranças de famílias muito antigas, que emprestam o violino a um intérprete digno de o tocar. Quando este morre, a “jóia” é devolvida à família.

O Som de Um Stradivarius

Foto e notícia retirados de:

http://aeiou.expresso.pt/stradivarius-o-segredo-esta-nos-fungos=f537103

Sem comentários: