segunda-feira, abril 20, 2009

Livro Da Semana

 

clip_image00225 de Abril, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

 

Este foi um dos dias mais marcantes e mais inesquecíveis da história de Portugal, e quem testemunhou as horas de euforia que se seguiram à primeira transmissão por rádio do Movimento das Forças Armadas, é sempre com um enorme brilho nos olhos que essa pessoa relata todas as emoções que sentiu, no decorrer dos dias seguintes. Mesmo que mais tarde se tenha desiludido; mesmo que mais tarde tenha chegado à conclusão que as “conquistas de Abril” contaram-se pelos dedos; mesmo assim, como dizia José Mário Branco no seu manifesto “FMI”, valeu a pena.

Há que dizer que os nossos militares são muito particulares: ao contrário dos outros, que criam golpes de Estado com o objectivo de instalarem ditaduras, o nosso derrubou uma ditadura para instalar uma democracia. E quando tudo apontava que Portugal iria resvalar para uma guerra civil sangrenta, o Movimento das Forças Armadas voltou a arregaçar as mangas e a reinstalar a ordem até às eleições (foi o famoso 25 de Novembro). Por isso, os portugueses têm boas razões para se orgulharem dos nossos soldados: foram uma lição de vida para o mundo e chegaram a inspirar desejos de liberdade em outras nações oprimidas (poucos sabem hoje que a nossa “Revolução dos Cravos” deu um enorme empurrão à democracia no Brasil, país este que, na altura, também era vítima de um regime ditatorial).

Como não podia deixar de ser, o livro da semana é dedicado à famosa “Revolução dos Cravos”. Este pequenino estudo está escrito de uma forma muito acessível e está muito bem ilustrado. Afinal, estamos a falar do par mais célebre da literatura juvenil! Lê-se (e vê-se!) com gosto, e quase que não acreditamos que aquele Portugal já existiu. Custa-nos a acreditar que existia uma coisa chamada Censura, que havia rusgas nas casas, que bastava uma chamada anónima para destruir a vida de um ser humano, que existiam cidadãos de primeira, segunda e terceira classe, que as mulheres não podiam votar e que havia escolas para rapazes e escolas para raparigas. Esperemos que este Portugal continue a fazer parte do passado…

Juntamente com o “Livro da Semana”, serão realizadas outras actividades na clip_image004escola: para começar, a “estante do mês” será uma “estante da Semana”: As Portas que Abril Abriu. Como a alma dos portugueses esteve sempre ligada à poesia (e não há nada mais rebelde do que a poesia…) decidimos juntar o útil ao agradável e fazer uma homenagem a todos os poetas que, através do poder da palavra, lutaram sempre pela Liberdade. A partir de Quarta-feira, o ambiente da biblioteca será preenchido com músicas alusivas a este feriado. Por fim, nas tardes de Quinta-feira e Sexta-feira, terá lugar o evento “Onde é que Você Estava no 25 de Abril?” (14.30 minutos, na biblioteca). A primeira sessão contará com a colaboração do professor Nuno Prates e da psicóloga Helena Guerreiro, e terá como objectivo efectuar um enquadramento histórico do Portugal pré e pós 25 de Abril. A segunda sessão contará com a presença de pessoas que viveram “no tempo da outra senhora”, e que presenciaram as 24 horas mais importantes do século XX português.

Aguardamos a sua presença!

S.C.

Sem comentários: