segunda-feira, abril 27, 2009

E Se Dois PNLs Decidissem Trabalhar Em Conjunto?

clip_image002 Foi precisamente o que aconteceu na cidade de Serpa: as Educadoras Ana Doudinho, Guadalupe Pataca, Lídia Cuiça e Lurdes Caracóis, da Escola Abade Correia da Serra (Educação Pré-Escolar) pensaram numa actividade, integrada no seu Plano Nacional de Leitura, que pudesse envolver os pais dos seus alunos, que fosse criativa e divertida. Vai daí…convidaram a Coordenadora do Plano Nacional de Leitura da Escola Secundária de Serpa para se juntar à festa! Durante várias sessões, as responsáveis pelo evento trocaram ideias, procuraram materiais para o mesmo e organizaram juntas o espaço onde iriam decorrer estas divertidas horas (o local da acção teve lugar no pavilhão da Escola Secundária de Serpa).

clip_image004Foi pedido aos pais presentes que escutassem, antes de tudo, uma música e que, através dos sons, pensassem em imagens, paisagens, sensações. Uns deitaram-se nos colchões preparados para a ocasião, fecharam os olhos e deixaram-se levar. Outros optaram por se sentar neles, escutando a música atentamente. Os restantes preferiram as cadeiras e os bancos do pavilhão. Porém, no fim da melodia, todos tinham já uma imagem bem nítida: uma cabana junto ao rio, uma floresta, um barco e um pescador, entre outras sensações.

clip_image006 Após este agradável momento, os pais foram convidados a elaborar uma história criativa, através das imagens invocadas pela música e através de umas palavras-chave escolhidas ao acaso. Os resultados, como verão neste pequeno vídeo, foram bastante divertidos e imaginativos. Em grupos de seis, os Encarregados de Educação presentes falaram de castelos, de cisnes, de barcos piratas, de camponeses, de espelhos que nos levam ao mundo da magia, entre outras histórias bem engraçadas.

clip_image008 Ficou feita a promessa que, para o final do ano lectivo, será criada uma peça de teatro em conjunto com o grupo Baal 17, que tentará integrar todas estas pequeninas jóias literárias inventadas no momento. E, claro, as professoras desejam que os seus alunos também possam participar na mesma!

Resta-nos agradecer ao Conselho Executivo da Escola Secundária de Serpa, por ter cedido o seu pavilhão para esta actividade, ao Centro de Recursos (do mesmo estabelecimento escolar) por nos terem “emprestado” alguns materiais, às funcionárias do pavilhão pela ajuda que nos deram e, por fim, aos pais que estiveram presentes!

Sem comentários: