terça-feira, fevereiro 03, 2009

De Onde É Que Vem A Expressão…

Vai Plantar Batatas!

clip_image002 Os portugueses demonstraram, ao longo dos tempos, uma enorme criatividade, no que se refere a mandar alguém “dar uma curva”: “Vai bugiar”, “Vai à fava”, “Vai para o quinto dos infernos”, “Vai pentear macacos”, “Vai ver se eu estou ali”, entre outras expressões correntes deliciosas. Só não se percebe lá muito bem por que razão a batata está ligada a indivíduos que nós desprezamos e que, por isso, não desejamos ver à nossa frente…

Uma das razões mais prováveis para a origem desta expressão reside num livro de nome Locuções, Adágios, Anexins, de António Tomás Pires. Segundo o autor, nos finais do século XIX, Portugal estava a enfrentar uma crise económica profunda. Com efeito, a situação económica das pequenas indústrias do norte era tão pouco convidativa, que muitos operários largavam-nas para se dedicarem ao trabalho da lavoura, e os que ficavam compensavam os maus salários com a agricultura de subsistência.

Não foi só o povo que teve que se agarrar à enxada para sobreviver. Os oficiais de ourives de Gaia e de Gondomar, assim como os oficiais de marceneiro em Paredes também tiveram que plantar este apetitoso legume, uma vez que perderam os seus empregos. “Ir plantar batatas” significava na altura “ficar desempregado”. Hoje, serve para exigirmos a alguém que nos deixe em paz.

Vai Para os Quintos Dos Infernos!

clip_image003 Eis outra expressão que muita gente ainda usa, e que tem exactamente o mesmo sentido de “Vai plantar batatas”. No entanto, a Igreja Católica ensinou-nos que só existia UM inferno. Então… Porque é que este dito corrente utiliza a palavra “inferno” no plural??

No livro A Vida Misteriosa das Palavras, de Gomes Monteiro e Costa Leão, a palavra “quinto” referia-se a um imposto que a monarquia portuguesa cobrava das minas de ouro do Brasil. Ora, a nau que vinha de Portugal buscar esse pecúlio chamava-se (ou era conhecida por) Nau dos Quintos.

Mas a história não acaba aqui. Esta embarcação era também usada para transportar os degredados, condenados a viver e trabalhar no Brasil. As condições de viagem, como devem calcular, eram terríveis. Porém, o que os esperava em terra também não era pêra doce. Finalmente, muitos deles estavam convencidos que o nome do lugar para onde iam chamava-se “Quintos”. Assim, os familiares que ficavam em Portugal lastimavam-se dizendo: “Ai, ele foi para os quintos dos infernos!!”.

Fotografia da batata retirada de: http://poesiasflavio.blog.uol.com.br/

Ilustração do Inferno retirada de:

http://www.templodeapolo.net/Civilizacoes/grecia/artigos/2007-dezembro/04-12_vida-morte.html

S.C.

Sem comentários: