segunda-feira, janeiro 05, 2009

Livro da semana

Crónica do Rei Pasmado, Gonzalo Torrente Ballester

clip_image002

- Viste coisa mais bela?

-Há muitas coisas belas no mundo.

-Mais do que o corpo de uma mulher?

- Se é o de Marfisa, dificilmente.

-Até ontem à noite, nunca tinha visto uma mulher nua.

- E então?

- O paraíso tem que ser uma coisa semelhante.

- Não creio que os senhores inquisidores gostassem dessa ideia.

-Que saberão os senhores inquisidores de mulheres nuas?

E é assim que o fascínio de Filipe IV, rei de Espanha terceiro rei de Portugal, começa: ao deitar-se uma noite com a prostituta mais bela, mais cara e mais famosa de toda a Espanha, descobre, completamente aparvalhado, que nunca na sua vida tinha visto uma mulher inteiramente nua. E o desejo de conhecer a beleza natural do “belo sexo”, leva-o ao ponto de achar que tem o direito de ver a sua própria mulher (a rainha!) sem as respectivas indumentárias!

A rainha, essa, acha a ideia deveras marota e divertida. Mas os padres da Inquisição; os defensores da moral e dos bons costumes; uma classe de nobres com mais medo dos padres do que das espadas; e, por fim, todo um rígido e asfixiante conjunto de regras e tradições, a seguir num palácio “de gente decente”… Tudo, enfim, conspira contra o rei e a rainha que, por mais artimanhas e estratégias que encontrem para estarem sozinhos, nunca conseguem fazer aquilo que qualquer casal feliz devia estar a fazer: a divertirem-se na sua privacidade. E nus, de preferência.

É então que uma compreensiva superiora de convento, a meretriz Marfisa e o próprio diabo até (!) decidem fazer a vontade aos dois monarcas…

Delirante e imperdível, eis uma obra literária que se lê sempre com prazer. Especialmente nestes dias de frio e névoa, que só nos faz desejar estar em casa, frente a uma lareira…

2 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimo livro e um filme encantador. De antologia os diálogos entre "Deus e o Diabo". lbasilio

Emília Sarmento disse...

Óptima escolha! É um livro "de pasmar". Vale a pena, aliás, conhecer melhor a obra de Gonzalo Torrente Ballester.