segunda-feira, outubro 23, 2023

Dia da Biblioteca Escolar - "À volta das pessoas em Pessoa"

 

O mês de outubro é o mês da Biblioteca Escolar, em todo o mundo, e a quarta segunda feira do mês é, em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar. Assim, este ano tivemos a visita de Pessoa, ou de vários Pessoas, que visitaram as... pessoas que se juntaram na Biblioteca.

Não falámos só de Pessoa, mas também de pessoas que falaram de Pessoa, fosse sob a forma de biografia ou romance, fosse até em poema (como veremos mais no final).

A tertúlia literária foi preparada pela turma 12ºC, orientada pela professora Maria João Brasão, docente de Português e de Clássicos da Literatura, e foram convidadas as turmas 12ºA, acompanhada pela professora Maria José Madeira, e 12ºB, acompanhada pelo professor Carlos Azedo. Queremos, acima de tudo, agradecer tanta à professora Maria João Brasão, que nos lançou este desafio e preparou a sessão, como aos professores que dispenderam duas das suas aulas para acompanhar seus alunos até esta sessão.


A sessão não tratou apenas de Pessoa, mas do Modernismo português em geral, com menções a Mário de Sá-Carneiro, Santa-Rita Pintor, ou as visitas de José Régio ou Almada Negreiros, com o seu Manifesto Anti-Dantas.

Terminamos a nossa publicação da forma que começámos a sessão: com um poema que mostra, parafraseando a professora Maria João Brasão, que "há Pessoa em todos nós, pessoas". Um agradecimento muito especial ao ilustre autor (também nosso convidado na sessão) que o dedicou a Pessoa, mais concretamente ao heterónimo Alberto Caeiro:


Porque tenho de ser eu

Se tudo aquilo que me cerca me antecedeu!?


O céu e a montanha

Sempre existiram

Antes de mim vieram

E maior mistério causaram.


O voo de uma ave,

A semente que se enterra

Têm mais sabedoria

Do que aquela que me encerra.


Então porque tenho de ser eu

Se tudo aqui existe

Se tudo aqui é céu?


Dedicado a F.P.

C.A. em C.L.

Sem comentários: