quinta-feira, maio 05, 2022

Livro da Semana - Histórias e lendas da Europa, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

 


Sim, é importante celebrarmos a diversidade das culturas no mundo inteiro, mas também é importante sabermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. As várias civilizações vindas do continente europeu são ancestrais, ricas, complexas e donas de uma imaginação extraordinária. A Europa é como uma cebola: há camadas, camadas, camadas, culturas antigas, ecos do passado, rituais que se perpetuam, traumas que ainda existem, outros que desapareceram, religiões que nos definiram a bem ou a mal, fomes, pandemias, invasões, guerras, velhas e novas alianças. E quanto mais a “descascamos”, mais compreendemos a razão por que somos hoje o que somos. E é longa, muito muito longa, a História da Europa.

Ora, para a simplificar para os mais jovens, estas duas escritoras portuguesas, bem famosas cá neste “quintalinho à beira-mar plantado”, criaram uma compilação de histórias pequenas, que entretêm e ensinam ao mesmo tempo. Algumas são lendas, outras são verdadeiras. Fala-se de Joana D’Arc, de Mozart, de Hans Christian Andersen, mas as crianças também ficam a conhecer lendas como o Flautista de Hamelin ou a lenda de Dédalo e do Minotauro. Mais ainda, cada país da Europa é contemplado com um mapa e algumas curiosidades sobre ele.

Este é um livro dos 8 aos 80, até os “crescidos” podem aprender curiosidades interessantes de que nunca tinham ouvido falar. E lê-se com rapidez e com prazer. Por isso, se quiserem atrair os vossos filhos/alunos para a leitura, esta é uma obra que vale a pena aconselhar!

1 comentário:

Josefa Monge disse...

Fiquei curiosa em ler este livro.Vai ser a minha próxima compra. Obrigada, pela sugestão!