sexta-feira, março 26, 2021

Propaganda, jornais e revistas que fizeram história – Parte I

 

Falta muito. Faltam as digitalizações de muitas edições de banda desenhada, faltam revistas icónicas, faltam muitos outros documentos históricos. Finalmente, faltam as edições internacionais. E, por isso mesmo, ainda só chegámos à parte I, que será incluída na secção Jornais e Revistas, aqui.

Custa a acreditar mas, ao fim de dias e dias de pesquisa, não conseguimos encontrar uma única cópia digitalizada de revistas ou jornais como a lendária Crónica Feminina, a divertida Cara Alegre ou até o primeiro número do jornal A Bola!  A bem ou a mal, temos que agradecer à Covid-19, que obrigou os portugueses a finalmente arregaçarem as mangas e começarem a digitalizar, a ritmo supersónico, livros e arquivos de multimédia que vinham sendo adiados há muito tempo. Muitos países estrangeiros já estão bem mais adiantados do que nós. É o caso do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Inglaterra e até da vizinha Espanha. O processo de digitalização é muito entediante, consome muito tempo e é um trabalho de bastidores que ninguém valoriza. Por isso mesmo, faltam voluntários para esta tarefa.

No entanto, temos que dar os parabéns à esplêndida equipa da página Hemeroteca Digital (o atalho já consta no nosso site). Há lá raridades que fazem babar qualquer professor de História ou de Português. E cuidado, muito cuidado: assim que começamos a espreitar as edições, perdemo-nos no tempo e esquecemo-nos de tudo. São excelentes materiais de apoio para uma sala de aula. Assim, selecionámos edições que possam interessar aos professores e alunos.

Há mais, muito mais para ver. Mas o tempo, infelizmente, é pouco…

Sem comentários: