sexta-feira, janeiro 15, 2021

Estante do mês de Janeiro

 


Veio tarde, mas nunca é tarde para celebrarmos a chegada de novos livros!

Ou, melhor dizendo, não são bem, bem, bem novos: graças à pandemia, várias caixas com livros ficaram por catalogar e etiquetar. O início deste mês foi passado a resolver este incidente, até porque, graças à feira do livro do 1º período, arrecadámos mais obras para… catalogar e etiquetar.

Uma vez que estamos a braços com a construção do novo site da biblioteca – que irá ser bastante necessário nos próximos meses, quer fechemos quer não – optámos por não adiar mais esta lista de livros, e resolvemos criar uma estante feliz, a cheirar de novidades fresquinhas. Até à próxima leva, que está para breve.

Ficamos aqui com um vídeo de brincadeira, para aguçar o apetite, mais o costumeiro catálogo em formato ebook, na plataforma Issuu.

Bom ano e boas leituras!

 

Ebook da Estante:

https://issuu.com/sandracosta075/docs/janeiro_2021.pptx

Imagem retirada de:

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1423521/novos-livros-de-irene-marques-combinam-realismo-e-alegoria


quarta-feira, janeiro 13, 2021

À espera da escola nova



Podíamos baptizar este post com o título À espera de Godot. Para quem não sabe, é uma peça de teatro moderna. Duas personagens falam, discutem, trocam ideias entre si, à espera de um tal Godot, que nunca mais chega. E é essa a sensação com que ficamos, quando falamos na nossa escola: cá estamos nós, falando, ensinando, discutindo, debatendo, aprendendo, aguardando o edifício que nunca mais vem.

Foi construída há mais de 40 anos, e era suposto ser provisória. E o provisório virou “para sempre”. Estivemos quase quase quase para finalmente ficarmos com uma reluzente, acabadinha de sair do forno. Foi no tempo do Sócrates. Depois veio a crise. E cá aguardamos. Até hoje.

Mas chega o momento em que já não dá mais para esperar. Por isso mesmo, os nossos alunos têm andado a fazer uma manifestação à porta do edifício. Era suposto ser um dia, já lá vão três. E até a SIC já cá esteve para entrevistar os manifestantes. Mas basta ver o vídeo que a equipa da biblioteca fez para percebermos a razão porque todos nós – professores e alunos – estamos cá fora: a escola está a cair aos bocados e já não há pintura nem remendos nem volta a dar. É para deitar abaixo e começar do zero.

Fica aqui o pequeno vídeo que fizemos, homenageando os alunos que lutam pelo direito de estudar, de aprender, de ascender socialmente. Não é um privilégio de alguns, é um direito de todos. Uma coisa que o Ministério de Educação já deveria ter aprendido.

Afinal, um país não ascende com apenas um punhado de estudantes riquinhos.






terça-feira, janeiro 05, 2021

2020 em retrospetiva

 Sabemos que 2020 foi um ano diferente, infelizmente pelas piores razões, mas não foi por isso que parámos a nossa atividade. Melhor dizendo, foi por isso mesmo que nunca parámos, fazendo o nosso melhor para chegar à comunidade escolar presencialmente e à distância. A todos, um bom Ano Novo, e que seja um ano cheio de esperança para superarmos o que nos atormentou em 2020!