terça-feira, dezembro 15, 2020

“A Europa és tu!” - Encontro Transfronteiriço (03-12-2020)

 


“O evento a Europa és tu | Europa eres tú já vai na sua 13.ª edição! Este evento transfronteiriço, organizado pela parceria que integra os Centros de Informação Europe Direct do Algarve, do Baixo Alentejo e de Huelva, viu a sua edição de 2020 ser realizada em formato online devido à situação pandémica, e foi dedicado ao Digital. A Comissão von der Leyen tem como uma das suas prioridades esta área: Uma Europa preparada para o Digital. Na próxima década, prevê-se que a Europa aposte ainda mais em áreas como a Cibersegurança ou a Inteligência Artificial. Todavia, neste encontro apostámos numa abordagem mais simples: um Diálogo jovem sobre a Europa Digital. Contámos com a presença de pessoas da Comissão e do Conselho Nacional da Juventude; tivemos intervenientes dos dois lados da fronteira a falar de oportunidades de voluntariado e emprego, como a Rede EURES e o Europass, por exemplo. Como representante do Baixo Alentejo esteve a Leonor Coelho, do Agrupamento de Escolas de Nº2 de Serpa. A Leonor teve a seu cargo a apresentação da app Europe 4 Youth (Europe4Youth – Apps no Google Play), que vos convidamos a descarregar. De assinalar que a Leonor fez um trabalho excelente na sua apresentação, explorando os benefícios da app e contagiando os presentes com a sua energia. O Baixo Alentejo esteve muito bem representado!

 Para quem tiver interesse, têm acesso a toda a informação, incluindo ao evento na íntegra, no endereço: A Europa es tu | Europa eres tú : DigitalYEU | Facebook

(por Ricardo Cataluna- Técnico do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo)

“Participar no encontro Transfronteiriço foi uma experiência bastante intressante. A oportunidade de falar com outros jovens e de,juntos, poder ganhar mais consciência das oportunidades para os jovens do espaço comunitário Europeu é algo que senti de extrema utilidade, pela pertinência destes programas, alguns que desconhecia e que podem fazer uma diferença no meu e no vosso futuro. De igual modo, o formato online bem como a partilha entre jovens fez do encontro algo mais peculiar e por isso apelativo. Podermos dialogar diretamente uns com os outros facilita o contacto, torna-o direto e possibilitou trabalhar as competências comunicativas a quem, tal como eu, teve o gosto de poder ser um “mini-orador”nesta manhã bem passada. Parabéns à escola e em especial aos professores que fazem o esforço para dinamizar a nossa vida escolar e trazer até nós oportunidades como esta.”

(por Leonor Coelho, aluna do 12ºC do Agrupamento de Escolas Nº2 de Serpa)


Sem comentários: