quinta-feira, dezembro 17, 2020

Exposição sobre a obra "O Principezinho"

 

Estamos perto do Natal, e mais que nunca a mensagem do clássico intemporal "O Principezinho" faz sentido. Poderemos até ir mais longe, e dizer que não só faz sentido, como faz falta. Assim, queremos convidar toda a comunidade escolar a visitar, neste pouco tempo que resta até à interrupção letiva do Natal, a nossa pequena exposição sobre a obra, no espaço da Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Serpa.

Cá vos esperamos, mas se já não nos encontrarmos, queremos desejar a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Tempo do Desassossego

Hoje, no espaço do CIA, a turma 12º C agraciou os colegas do 12º A, 12º B e 10ºC com a presença de Fernando Pessoa. E não só: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, entre outros Fernandos Pessoas, também marcaram presença no encontro.


Esta iniciativa partiu de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), sobre o tema do Tempo, da turma 12ºC e envolveu todas as disciplinas. O Tempo do Desassossego foi o culminar deste DAC no âmbito da disciplina de Português, na qual se dramatizaram/declamaram diversos poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos, como podemos ver no excerto seguinte.




Concluída a apresentação, os presentes foram desafiados a falar um pouco sobre a sua própria experiência de leitura de Fernando Pessoa. Finalmente, os apresentadores falaram um pouco mais sobre as diversas personalidades associadas à poesia de Pessoa, sobre os diversos temas que cada um dos heterónimos aborda na sua escrita e, obviamente, sobre o Livro do Desassossego, assinado por Bernardo Soares, que tanto tem a ver com os tempos de verdadeiro Desassossego em que vivemos...







terça-feira, dezembro 15, 2020

Livro da Semana - O instinto de acreditar, de Jesse Bering

 


A propósito do mês de dezembro – um mês que significa festas para muitos crentes das religiões Judaica e Cristã – o livro que escolhemos para fechar o primeiro período não podia ser mais perfeito do que este: Jesse Bering, um psicólogo evolucionista da Queens University Belfast, jurou que iria estudar este fenómeno mundial chamado FÉ. Nada de especial, o mundo está cheio de estudos e pensamentos dedicados a este tópico. O que é realmente interessante é o facto de a ter estudado com base em pesquisas científicas. Desta vez, é a Ciência que explica o mecanismo da fé, e não se limita a comprovar que a mesma não é coisa de gente desiludida ou iludida, é algo que já nasce connosco. Somos, de facto, programados para acreditar.
Os próprios títulos de alguns capítulos já atraem a curiosidade: “Um mundo de sinais”; “Curiosamente imortal”; “Quando Deus atira pessoas das pontes”; “E depois morremos” são alguns dos exemplos que podemos dar. Porém, um psicólogo evolutivo não é alguém que estuda apenas a mente e desejos de um ser humano no século XXI. É alguém que se interessa, acima de tudo, pela origem dos nossos desejos, desde tempos imemoriais. De onde vem a repugnância pelo suicídio? De onde vem o ódio à Homossexualidade? De onde vem a ideia de que “tudo está ligado”? Quem foi o primeiro Humano a detetar aquilo que chamamos “coincidência”? Será “Deus” uma ideia que teve origem na necessidade de criarmos ordem na nossa existência?
Jesse Bering escreveu um livro que, sem dúvida, irá irritar muitos religiosos. No entanto, temos que admitir que a Ciência também tem uma palavrinha a dar nesta matéria. Se – vamos colocar esta hipótese – Deus não existe, então a ideia deste Criador do Universo tem que servir para alguma coisa. E, sem dúvida, tem que oferecer muitas vantagens para a espécie humana. Afinal de contas, há dezenas de milhares de anos (no mínimo!) que nós andamos a rezar a esta força. Se não fosse eficaz numa escala evolutiva, esta ideia não teria sobrevivido durante tempo!
Será a Fé um mero produto do cérebro humano? Vejamos…


“A Europa és tu!” - Encontro Transfronteiriço (03-12-2020)

 


“O evento a Europa és tu | Europa eres tú já vai na sua 13.ª edição! Este evento transfronteiriço, organizado pela parceria que integra os Centros de Informação Europe Direct do Algarve, do Baixo Alentejo e de Huelva, viu a sua edição de 2020 ser realizada em formato online devido à situação pandémica, e foi dedicado ao Digital. A Comissão von der Leyen tem como uma das suas prioridades esta área: Uma Europa preparada para o Digital. Na próxima década, prevê-se que a Europa aposte ainda mais em áreas como a Cibersegurança ou a Inteligência Artificial. Todavia, neste encontro apostámos numa abordagem mais simples: um Diálogo jovem sobre a Europa Digital. Contámos com a presença de pessoas da Comissão e do Conselho Nacional da Juventude; tivemos intervenientes dos dois lados da fronteira a falar de oportunidades de voluntariado e emprego, como a Rede EURES e o Europass, por exemplo. Como representante do Baixo Alentejo esteve a Leonor Coelho, do Agrupamento de Escolas de Nº2 de Serpa. A Leonor teve a seu cargo a apresentação da app Europe 4 Youth (Europe4Youth – Apps no Google Play), que vos convidamos a descarregar. De assinalar que a Leonor fez um trabalho excelente na sua apresentação, explorando os benefícios da app e contagiando os presentes com a sua energia. O Baixo Alentejo esteve muito bem representado!

 Para quem tiver interesse, têm acesso a toda a informação, incluindo ao evento na íntegra, no endereço: A Europa es tu | Europa eres tú : DigitalYEU | Facebook

(por Ricardo Cataluna- Técnico do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo)

“Participar no encontro Transfronteiriço foi uma experiência bastante intressante. A oportunidade de falar com outros jovens e de,juntos, poder ganhar mais consciência das oportunidades para os jovens do espaço comunitário Europeu é algo que senti de extrema utilidade, pela pertinência destes programas, alguns que desconhecia e que podem fazer uma diferença no meu e no vosso futuro. De igual modo, o formato online bem como a partilha entre jovens fez do encontro algo mais peculiar e por isso apelativo. Podermos dialogar diretamente uns com os outros facilita o contacto, torna-o direto e possibilitou trabalhar as competências comunicativas a quem, tal como eu, teve o gosto de poder ser um “mini-orador”nesta manhã bem passada. Parabéns à escola e em especial aos professores que fazem o esforço para dinamizar a nossa vida escolar e trazer até nós oportunidades como esta.”

(por Leonor Coelho, aluna do 12ºC do Agrupamento de Escolas Nº2 de Serpa)


sexta-feira, dezembro 04, 2020

Estante do mês de Dezembro – Fé Vs Ciência

 


Vem aí o Natal. Outra vez. Mas este ano, as coisas são diferentes: temos que trazer máscaras, temos que manter a distância ou – simplesmente – há quem já tenha escolhido ficar em casa e marcar uma videoconferência que inclua a família toda. Desta vez, a abertura dos presentinhos vai ser feita online, e vamos rezar todos para que a linha não caia. Porque, ou muito nos enganamos, ou a net vai estar entupida na meia-noite de 25 de Dezembro.

E já que estamos a falar em “rezar”, é caso para nós nos perguntarmos - nesta segunda década do século XXI - se o Natal ainda vale a pena ser festejado. Afinal, o que é o Natal em 2020? Uma gigantesca Black Friday? Não era suposto estarmos a celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o “cordeiro de Deus” que veio limpar os pecados do mundo? E, no entanto, são cada vez mais as famílias que já nem sequer têm um presépio em casa…

E – por muito incrível que pareça! – para além da falta de Fé, também reparamos que a falta de fé na Ciência está a crescer exponencialmente. Se não acreditamos em Deus e também não acreditamos na Ciência, então acreditamos em quê? Estamos a ficar tristes ou estamos a ficar cínicos?



Por isso mesmo, a estante do mês que escolhemos aborda as grandes questões da Humanidade: Deus existe? Qual é o nosso papel no mundo? A Religião pode abraçar a Ciência? De onde vêm os sentimentos? Porque acreditamos? Deixamos aqui uma variada lista de temas, para todos os que preferem um caminho mais espiritual, quer ele envolva a Ciência ou a Religião… ou as duas coisas.



Assim, deixamos estas sugestões, já disponíveis na vossa biblioteca, para que possam passar umas férias de Natal na companhia dos nossos livros.

Boas leituras… e Feliz Natal!!

EBOOK

Imagem retirada daqui.


 


Atividades com o livro "A minha avó tem Coronavírus!"

 


O tema é incontornável. Palavras como "Pandemia", "COVID", "COVID-19", "Coronavírus" passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia neste ano tão atípico de 2020. Como explicar o tema aos mais pequenos? Como explorar de forma didática, de forma a prevenir o perigo, a fomentar a prevenção, sem entrar em pânico ou causar medo nas crianças?




"A minha avó tem Coronavírus!" é um conto dirigido aos mais pequenos, que tenta dar resposta a estas questões. Foi com esse intuito que as professoras Isabel Pereira e Margarida Soares, nas escolas primárias de Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho, respetivamente. Desde já, queremos agradecer-lhes pelo seu trabalho junto dos alunos, e pela gentileza de nos terem agraciado com fotos e vídeos das atividades. Podemos ver, no vídeo seguinte, um pequeno excerto de uma das sessões da professora Isabel Pereira.


Os trabalhos elaborados pelos alunos, após a leitura do conto, incluíram a reflexão, o debate oral, mas também trabalhos como os que se anexam:



Os interessados poderão descarregar a versão completa do livro aqui. Obrigado a todos os envolvidos, alunos e professoras, pelo empenho na atividade, e um muito obrigado às professoras titulares das turmas pela vossa disponibilidade em colaborar com a equipa das bibliotecas escolares do agrupamento.




LANÇAMENTO DO LIVRO “TALVEZ UMA APP” | 09 DEZ 2020 | 18H00

 

No próximo dia 9 de dezembro, às 18h00, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) vai lançar o mais recente livro juvenil Talvez uma App, das reconhecidas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. 
 
Para este lançamento, foi criada uma plataforma, com o mesmo nome do livro, que está residente no Portal SAPO e que já se encontra acessível ao público.
 
Na Plataforma Talvez uma App, já é possível encontrar informação acerca da coleção de livros e fichas de debate, vídeos com entrevista às Autoras, com uma mensagem do Presidente da APS, José Galamba de Oliveira e, ainda, os testemunhos de alguns jovens a quem pedimos para ler o novo livro e dar as suas opiniões.
 
No dia do lançamento, às 18h00, será transmitido um web evento nesta plataforma dedicada. Tendo como pano de fundo a Exposição Permanente Memória do Seguro, Marta Leite de Castro conversa com as Autoras, o Presidente da APS, e, ainda, com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, sobre este novo livro e a importância da Educação Financeira.
 
Talvez uma App é a sétima publicação a integrar a coleção de livros “Seguros e Cidadania”, que a APS tem vindo a desenvolver no âmbito do seu programa de Educação Financeira, cuja edição em papel é distribuída, de forma gratuita, nas escolas com as quais interage. A edição digital estará disponível para download, também gratuitamente, no site da APS, a partir do dia do lançamento.
 
O livro Talvez uma App será também apresentado no evento “Building the Future”, da Microsoft, que terá lugar de 26 a 28 de janeiro de 2021, no qual tecnologia, liderança e educação se cruzam para potenciar pessoas e empresas.