sexta-feira, março 20, 2020

É para isto que a tecnologia devia servir!


Se Leonardo Da Vinci ressuscitasse e desse uma voltinha pela internet, a primeira pergunta que nos faria seria: “Como é que vocês, cidadãos do século XXI – criadores de uma biblioteca extraordinária chamada world wide web – não sabem tirar proveito dela?”
É muito difícil uma pessoa não colocar esta questão, assim que nos deparamos com uma iniciativa destas: para ajudar dezenas de milhões de pessoas fechadas em casa, por causa do infame Coronavírus, a Google Arte e Cultura criou uma plataforma cheia de museus de todo o mundo, e estes oferecem a todos os internautas visitas virtuais de cortar o fôlego (podem começar a viagem aqui).
Nas últimas duas horas, andámos a passear por lugares de magia como o Palácio de Versailles, o Museu Nacional de Arte Antiga (sim, nós também estamos bem representados!), o Palácio Real de Amsterdão, Laing Art Gallery e museu Frida Kahlo. De facto, estivemos tanto tempo imersos nesta plataforma, que quase nos esquecemos de escrever este texto! Para ser perfeito, só faltavam os óculos de realidade virtual. Aí, sim, seria estupendo mergulharmos em lugares e exposições, como se estivéssemos mesmo mesmo lá.
Pois aqui vai este conselho para toda a nossa comunidade escolar: preparem um bom café ou chazinho, ponham as pipocas no micro-ondas, sentem-se e façam uma bela viagem na vossa casa.
O mundo está feio, precisa de beleza. E as redes sociais já não são capazes de nos oferecer isso.

1 comentário:

Sónia Costa disse...

Ora aí está uma boa maneira de passar o tempo, a viajar em lugares cheios de beleza. Quem sabe, alguém pegue o "bichinho" da Arte. Esse é um "vírus" que não faz mal a ninguém.