segunda-feira, maio 19, 2014

Parlamento dos Jovens, uma aventura!



Nos dias 5 e 6 de maio as alunas da Escola Secundária de Serpa Catarina Faquinéu e Vera Gomes (9ºA), deputadas eleitas do Círculo de Beja, Ana Xavier, repórter (9ºA) e a sua professora Susana Moreira, juntaram-se ao grupo de alunas e professora da Escola Frei António das Chagas, Vidigueira e desenvolveram um intenso trabalho que culminou na elaboração de um projeto de Recomendação à Assembleia da República, no âmbito do tema em discussão: "Drogas-Evitar e Enfrentar". O círculo de Beja iniciou os trabalhos na 1ª comissão, conjuntamente com Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Vila Real e Açores, perfazendo um total de 30 deputados.



Durante os trabalhos do 1º dia os professores e jornalistas participaram numa visita guiada ao Palácio de S. Bento. Após o lanche, os deputados de todos os distritos reuniram-se na Sala do Senado, onde assistiram à atuação da turma do 8º ano do ensino articulado da Escola Básica de Rio Tinto Nº2. Após o Jantar no Palácio de S. Bento, os alunos foram transportados para a Pousada de Almada que desfruta de uma vista maravilhosa sobre o rio Tejo e Lisboa. 

Restabelecidas de um dia cheio, de manhã cedo, regressaram à AR e retomaram-se os trabalhos, sempre na sala do Senado, durante todo o dia. Primeiro os deputados tiveram oportunidade de colocar questões aos deputados em representação dos Grupos Parlamentares, depois procedeu-se à conclusão do debate e votação final global da Recomendação. 
No final do dia, uma grande dor de cabeça, mas uma grande satisfação. 

Fizeram-se novas amizades, partilharam-se ideias e acima de tudo saímos com o sentimento de que PORTUGAL TEM FUTURO!







Sem comentários: