Aqui fica o filme da festa de Natal com a participação dos alunos do 4º ano de Vila Nova de S. Bento.
Aqui fica o filme da festa de Natal com a participação dos alunos do 4º ano de Vila Nova de S. Bento.
O Pré escolar e o 1º Ciclo de A do Pinto realizaram a sua festa de Natal. O programa foi muito variado :canções, danças, momento de poesia e no final um magnifico lanche oferecido pelos encarregados de educação, os quais estavam muito orgulhosos pela atuação das suas crianças. Foi um momento de grande alegria, partilha e convívio entre todos.
E agora, em movimento:
Brilha, brilha estrelinha
A nossa escola – Esc. Secundária de Serpa – do Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa classificou-se em 1º lugar no concurso que, a seguir, damos a conhecer e recebeu, como prémio, uma assinatura digital por 1 ano (jan. a dez. de 2014) do jornal “Diário do Sul”. Parabéns às docentes Lurdes Deodato e Maria Ana César e alunos que realizaram este trabalho.
“O Concurso de Presépios e Árvores de Natal 2013, uma iniciativa da DGEstE-DSRAlentejo, consistiu num desafio lançado às Escolas tendo como principal objetivo incentivar a reutilização de materiais na construção de um presépio e/ou de uma árvore de natal, de forma a demonstrar a possibilidade de comemoração desta quadra poupando recursos naturais, resistindo à tentação do consumismo excessivo e, ainda assim, conseguir uma decoração criativa, original e apropriada à época natalícia.
Cada Escola ou Agrupamento de Escolas da área geográfica de influência da DGEstE-DSRAlentejo teve a oportunidade de concorrer através da apresentação de um presépio e/ou de uma árvore de natal, de forma independente ou agrupada.
Apresentaram-se a concurso trabalhos de dez Escolas/Agrupamentos de Escolas, oriundos de vários ciclos de ensino (do Pré-Escolar ao Secundário) e que primaram pela expressividade de ideias originais relativamente à reutilização de materiais.
De acordo com o regulamento do Concurso, o Júri classificou os trabalhos tendo em conta os seguintes parâmetros:
- criatividade e originalidade;
- estética e qualidade artística;
- e materiais utilizados.
Os trabalhos premiados foram os seguintes:
Árvores de Natal:
1º Lugar - Escola E.B.1 de Montemor-o-Novo nº1
2º Lugar - Agrupamento de Escolas de Vidigueira
3º Lugar - Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
Presépios:
1º Lugar - Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa (1º presépio - “Formas Naturais”)
2º Lugar - Externato Rainha Santa Isabel
3º Lugar – Agrupamento de Escolas de Mourão
A exposição de Árvores de Natal e Presépios está patente no Átrio da DGEstE-DSRAlentejo. “
Escola E.B.1 de Montemor-o-Novo nº1
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo
1º Prémio Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa
(“Presépio Formas Naturais”)
Esta notícia foi retirada daqui .
Aqui estão elas!
Demorou, mas o que é prometido é devido: vamos publicar todos os contos escritos pelos alunos, para o concurso com o nome acima mencionado, e que foi realizado durante as festividades para o dia das bruxas.
Nessa altura, a equipa da biblioteca pediu às várias turmas que criassem um conto fantástico, cujo tema central é um coração destroçado. Uma vez que o amor não é só sexual, vários alunos optaram por escrever histórias relacionadas com a amizade entre irmãos, o amor de uma mãe por um filho e, claro, os tradicionais namorados ou casais que não tiveram sorte neste mundo.
É importante salientar que alguns contos tiveram que sofrer correções de ortografia ou um ou outro vocabulário mais repetitivo, para que a leitura destes mesmos pudesse ser mais agradável.
Aguardamos ansiosamente pelo veredicto do digníssimo e honrado júri que, em princípio, decidirá pelas melhores histórias dos ensinos básico e secundário durante a última semana de aulas deste período.
Imagem retirada daqui .
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de Dezembro) é uma data comemorativa promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.
O nosso Agrupamento aderiu a esta iniciativa em articulação com a CPCJ de Serpa e todos alunos do 1º Ciclo/Pré-Escolar tiveram à sua disposição um PowerPoint, criado a partir da História “Catarina, o urso e Pedro” de Christiane Pieper (ilustração) Mariana Wallenstein, Isabelle Buratti (tradução), contada pelos alunos do 4º ano aos restantes anos. Esta forma de contar a história, projetando-a em grande écran, permitiu uma maior visibilidade/envolvimento de todas as crianças para a temática em questão: superação das barreiras das incapacidades.
Catarina e o urso recebem a visita do primo Pedro, um menino com incapacidade motora que se desloca numa cadeira de rodas, cumprimentam-se e partem sem rumo pelo mundo… Viajam fazendo carreiras, às vezes ladrando, às vezes muito devagar e às vezes muito rápido… às vezes rastejando, às vezes dançando o Samba…
Depois de ouvirem a história, os alunos do 1º, 2º e 3º anos puderam participar no jogo dos sentidos, no qual com olhos vendados e guiados pelos colegas do 4º ano tentaram descobrir objetos/alimentos pelo tato; identificar através do olfato; do paladar…
Posteriormente, nas respetivas salas, foram realizadas fichas de consolidação diversificadas acerca da História, criadas para o efeito, e tendo em conta as diferentes faixas etárias/anos de escolaridade (pré-escolar e 1º ciclo).
Foi uma tarde repleta de emoções!
Estão abertas as inscrições para a participação no Concurso Nacional de Leitura 2013/14 – 1ª fase.
Clica nas imagens para ampliar o cartaz !!!
REGULAMENTO – Fase Escola
1. A 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, promovida pela BE da Escola Secundária de Serpa, em colaboração com o Grupo Disciplinar de Português, destina-se a todos os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário e pretende incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.
2. As inscrições para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura decorrem até 13 de dezembro e os interessados em participar deverão inscrever-se na Biblioteca, ou junto do professor de Português.
3. Os concorrentes serão integrados em dois escalões:
1º escalão – alunos do Ensino Básico;
2º escalão – alunos do Ensino Secundário.
5. Para participar, cada concorrente deverá ler os seguintes títulos:
Ensino Básico: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e A Aia, de Eça de Queiroz;
Ensino Secundário: O Mandarim, de Eça de Queiroz, e O Largo, de Manuel da Fonseca.
6. As provas do Concurso serão presenciais e realizar-se-ão no dia 08 de janeiro de 2014, pelas 14h30m, no CIA.
7. Cada aluno deverá responder a um questionário-teste de leitura, constituído por 21 perguntas – 10 para cada obra (sendo 5 de escolha múltipla e 5 de resposta curta) – mais uma questão de desenvolvimento.
8. A prova terá a duração de 60 minutos.
9. Somados os pontos obtidos nesta prova, serão selecionados três vencedores por cada escalão, que se comprometem a representar a escola na fase distrital, a realizar numa das Bibliotecas Municipais do distrito, em data a anunciar.
10. Será ainda selecionado um suplente, em cada escalão, que substituirá um dos vencedores, em caso de desistência ou de ausência devidamente justificada.
11. Os vencedores e suplentes serão anunciados até ao dia 17 de Janeiro de 2014.
12. Os prémios para os alunos selecionados como vencedores e/ou que representem a escola, na fase distrital, serão constituídos por um cheque-FNAC para os 3 primeiros classificados de cada nível de ensino e serão entregues depois da participação na fase distrital.
13. O júri da prova será constituído por um professor da equipa da BE e por professores do Grupo de Português.
14. O júri poderá decidir pela não atribuição dos prémios previstos no ponto 12 em caso de qualidade insuficiente das provas prestadas.
Nos dias 31 de Outubro a 5 de Novembro, a nossa escola comemorou o famoso dia das bruxas. Esta festividade, apesar de ser mais celebrada nos países de cultura anglo-saxónica, tem vindo a ser, desde há uns bons vinte anos, parte da cultura dos portugueses, graças às influências dos filmes e séries americanos. Uma vez que a disciplina de Inglês faz parte da vida dos nossos alunos, juntou-se o útil ao agradável. Assim, e com a colaboração de vários professores e disciplinas, várias atividades, palestras, filmes exposições e sessões de leitura foram realizadas na nossa comunidade escolar.
Logo no primeiro dia, a escola foi presenteada com duas exposições: uma, dedicada ao realizador Tim Burton, foi completada com o visionamento de dois dos seus mais famosos filmes: Frankenweenie e O Estranho Mundo de Jack. A outra teve como tema os espíritos animais protetores dos índios norte-americanos – os totens - e teve como objetivo ensinar os nossos alunos a detetar quais destas entidades estariam a velar por eles. Por fim, a biblioteca também expôs uma montra cheia de livros dedicados ao mundo da fantasia e do terror, e vários deles foram requisitados pelos alunos. Entre eles, encontrava-se O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.
A turma TAP do 12º ano, em colaboração com as professoras Lurdes Deodato, Sílvia Pasadas e Helena Almeida também criaram cenários em ambiente dedicada ao dia das bruxas “Concílio das bruxas” e as alunas mascararam-se a rigor, assustando os transeuntes e prevendo o futuro, através das cartas do tarot e dos búzios.
Ao longo da semana, a professora Sandra Costa, da equipa da biblioteca – em colaboração com a docente Idalina Barras – efetuou uma palestra nas turmas do 10ºA e do 10ªB com o tema “A Moral e a ética nos géneros da ficção científica e da fantasia”. Enquanto se discutiam questões existenciais muito pertinentes (Quem sou eu/os direitos humanos e civis/a clonagem/ os limites da Ciência), a docente Sandra Costa também trouxe vários livros relacionados com estes assuntos bastante atuais e muito ligados às disciplinas do departamento das humanidades e da Filosofia. Por fim, a equipa da biblioteca também criou um concurso de contos do género fantástico, de nome “Uma História de Amor com um final triste”. Os alunos teriam que escrever uma pequena história, de duas páginas no máximo, para que mais tarde fosse afixada ao pé da exposição do Tim Burton e posteriormente divulgada no blog da biblioteca. Nesta atividade, participaram as turmas do 9º A, 10ºB e 10ºC.
No início da semana seguinte, o cineteatro de Serpa, em colaboração com o Projeto EMA exibiu o filme Aniki Bobó, do realizador Manuel de Oliveira. No final do mesmo, foram distribuídas poções mágicas à audiência! Ao mesmo tempo, a professora Teresa Carocinho, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Serpa, leu histórias de terror, numa caverna montada pelos alunos da turma TAP (Curso profissional técnico de apoio psicossocial). Estes contos foram contados em língua inglesa pela docente da mesma disciplina, para os alunos do 8º A, os quais, em seguida, realizaram uma atividade escrita relacionada com a compreensão e interpretação das histórias que ouviram.
À saída dos filmes e atividades foram efetuados questionários que tinham como objetivo avaliar o grau de satisfação da nossa comunidade. Para grande alegria nossa, o balanço foi muito positivo. Muitos sugeriram, para o próximo ano, a continuação dos contos de terror e, já agora, um desfile de zombies pela cidade!
Para o próximo ano, cá estaremos para divertir os nossos alunos e motivá-los para a pesquisa e leitura, puxando sempre pela criatividade!