terça-feira, janeiro 11, 2011

Afinal Não Somos Assim Tão Poucos! Parte II

clip_image001Na primeira parte deste artigo, tínhamos mencionado a enorme legião de fãs que amam livros e que criaram os seus próprios blogues para publicitarem as obras que acabaram de ler. Desta vez vamos entrar noutros territórios, também entusiastas: o mundo dos podcasts.

Vamos ouvir/falar de cultura?

 Se existe um novo tipo de entretenimento que voltou a ressuscitar a paixão pela clip_image002rádio, esse entretenimento chama-se podcast. Para quem não sabe, trata-se de um programa gravado na nossa casa ou estúdio, e está a fazer furor no mundo inteiro. Pode ser usado para tudo: para falar de desporto, notícias gerais, literatura, discussão de filmes e livros, crítica às religiões ou elogio das religiões, moda, música, enfim, o que quiserem. Há até podcasts que se divertem a escarafunchar no baú da avozinha… programas de rádio antigos, que já são peças de museu, embora façam hoje a delícia de todos os nerds deste planeta (numa tradução livre, nerd significa “sabichão”, “sabe-tudo”. É o puto “esquisito” que gosta daquilo que ninguém gosta). Seguem-se aqui algumas pequenas jóias imperdíveis:

 Nerdcast (http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-236-os-the-beatles/)clip_image004

O título é inglês mas o site é brasileiro. E muito, muito bom. Se olharem para o vossoo lado esquerdo, existe uma secção com o nome “arquivo”, e aí poderão procurar episódios recentes e antigos consoante o autor ou o tema. Por exemplo: o tema “literatura” já discutiu livros como O Senhor dos Anéis, Duna, autores como Bernard Cornwell, entre outros. Se quiserem saber algo sobre “Lendas e Mistérios”, poderão ouvir temas como OVNIS, Mitologia Grega, Sociedades Secretas, entre outros assuntos (sempre analisados de uma maneira céptica). Para ouvir e chorar por mais.

À Volta dos Livros (http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/avoltadoslivros/)

clip_image006

Este Podcast da RTP/Antena 1 está a atrair imensas pessoas para o mundo maravilhoso da literatura. Já entrevistou apaixonados pelas palavras e já falou de autores como Agatha Christie e Antoine de Saint- Exupéri. Passa na rádio das 2ªs às 5ª feiras, às 17.20 horas. Não é tão “marado” como o Nerdcast precisamente porque o público é mais “sério” e mais crescidinho.

Googlebooks (http://books.google.com/books)

clip_image008

Não quer gastar nada? Nada nada nada nadita de nada num livro? Nada mesmo mesmo mesmo? Nem um tostãozito? Nem uma côdea de pão bolorento? E, mesmo assim, quer ter uma gigantesca biblioteca no seu i-pad, i-phone ou no seu simples e humilde portátil? Pois. E ainda dizem mal da internet!: a Google disponibilizou neste século dezenas de milhões de obras-primas e obras menores da literatura ao preço de… nada (mas atenção, que isto só é possível quando estamos a falar de escritores cujos direitos de autor já expiraram). E pode-se encontrar lá tudo, até o romance Amor de Salvação, de Camilo Castelo Branco, que anda esgotado há décadas! Uma pessoa fica parva com a oferta e nem sequer sabe por onde começar. Hmmmm, que escolherei hoje? A Divina Comédia? Os Irmãos Karamazov? Madame Bovary? Se a moda dos e-books pega, bem pode a FNAC fechar as portas para sempre.

Imagens retiradas de:

http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2008/04/11/vida-longa-e-prospera/

http://www.cilisboa.org/

http://gigaom.com/apple/the-ipad-and-e-books-a-missed-opportunity/

http://www.ischool.berkeley.edu/newsandevents/events/20090828googlebooksconference

http://www.ischool.berkeley.edu/newsandevents/events/20090828googlebooksconference

1 comentário:

Roberto disse...

Uma das coisas interessantes acerca dos Podcasts é que eles revitalizaram uma actividade quase desaparecida nos nossos tempos: a capacidade de ouvir. Ficar calado, não interromper e ouvir até ao fim é uma coisa extraordinária que estava praticamente erradicada. As novas gerações não foram educadas a valorizar o acto de ouvir e é por isso que este sucesso ainda hoje me deixa maravilhado.