sexta-feira, dezembro 04, 2009

Por Que Razão Os Três Reis Magos São Três?

 

clip_image002 Ou estamos muito enganados ou já há para aí centenas de milhares de casas em Portugal que já estão decoradas com as típicas luzinhas douradas, a famosa árvore, os anjinhos repolhudos, o Pai Natal… E são cada vez mais os pais e as mães que se “esquecem” de colocar um presépio ou que se “esquecem” de falar da lindíssima história dos reis magos, aos seus filhos. Infelizmente, este dia que devia ser uma homenagem ao nascimento do Filho de Deus não passa hoje de um convite ao consumo desenfreado. E é uma pena que assim seja: a lenda dos reis é bastante bonita e merecia ser contada às nossas crianças.

A história ainda é conhecida por muitos: quando Jesus nasceu, três reis magos, vindos de muito longe e tendo sido guiados por uma estrela, quiseram prestar homenagem ao Filho de Deus e cada um deles trouxe um presente: ouro, incenso e mirra. Porém, quando falamos de História com “H” grande (ou seja, os acontecimentos reais) temos que dar um grande desconto: para começar, nem sequer se sabe se Jesus foi de facto visitado por estes três homens tão importantes. Com efeito, o único testemunho desta visita está na Bíblia, um livro que, como todos nós sabemos, é lindíssimo mas, muitas vezes, não é historicamente correcto. Afinal, todos nós sabemos que “quem conta um conto, acrescenta um ponto”… Além disso, o mito dos três reis magos só começa a ganhar importância a partir do século IV d.C.

Inicialmente, nem sequer existiam três reis magos (os Russos acreditam em quatro. Segundo as lendas deste povo, um deles, muito bom e piedoso, não conseguiu chegar “a horas”, porque levou o tempo todo a ajudar os pobres e necessitados que encontrou pelo caminho). O Evangelho Segundo São Mateus é o único livro da Bíblia que menciona a sua chegada e nem sequer especifica quantos foram. Presume-se que são mais do que um porque a citação está no plural: Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do Rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. Com o tempo, uns diziam que eram dois, quatro, seis ou até mesmo dez. Mas como os presentes que trouxeram eram só três, concluiu-se que cada um trouxe a sua respectiva oferenda. Finalmente, é só no século VII d.C. que estes reis passam a ter nomes e é precisamente neste momento que começamos a ver imagens de um rei mago africano.

clip_image004 Por que motivo estes homens sábios, que só aparecem uma vez na Bíblia, foram “embelezados” pela Igreja Católica? A explicação é simples: a simpática visita de três homens importantíssimos, ricos, sábios e, ainda por cima, reis, só reforçaria o valor e o poder de Jesus Cristo. Em segundo lugar, cada um destes magos representa os três continentes do planeta Terra (naquela altura, achava-se que eram só três): Melchior, sempre representado como sendo um ancião de cabelos brancos, simboliza os herdeiros de Jafé, os europeus. Estes ofereceram a Jesus ouro, o símbolo da realeza; O bonito e alourado Gaspar representa a Ásia, e este continente valorizava muito o incenso, símbolo do Poder Divino; por fim, o magro Baltazar, negro e com barba, simboliza os filhos de Cam, os africanos, que entregam a mirra, símbolo da vida eterna. A simbologia não deixa de ser bonita: a Humanidade inteira, representada por estas três personagens, veio prestar homenagem ao Salvador da Humanidade (Grão Vasco chegou a pintar um Baltasar índio, como se vê na segunda imagem)…

A palavra “Mago” era normalmente atribuída a sábios e astrónomos, vindos do Oriente. Quanto ao facto de serem “reis”… Bom, esta é outra história embelezada pela Igreja Católica, como já referimos acima.

Uma lenda da Idade Média afirma que estes três sábios acabaram por se reencontrar cinquenta anos depois, na cidade de Sewa, na Turquia e foi nessa mesma cidade que vieram a falecer. Mais tarde, os seus corpos foram trasladados para Milão, em Itália.

E já que falamos de reis magos…

Queres conhecer a história do quarto rei mago? Então, clica aqui: http://malarranha.net/2008/03/17/o-quarto-rei-mago/

Imagens Retiradas:

Primeira Imagem: pintura de Mantegna

Segunda Imagem: pintura de Grão Vasco

1 comentário:

Lyta disse...

Muito bem.Obrigada por ter tido a ocasião de aprender algo de novo