sábado, junho 20, 2009

PNL: À Conversa Com…

clip_image002

A propósito da Semana da Leitura (já os últimos dias do ano lectivo), o escritor João Mário Caldeira foi convidado para “bater uma prosa”, como dizem os brasileiros, com os alunos mais jovens desta escola. Ex-professor e eterno apaixonado pelo Alentejo, suas paisagens e pessoas, não lhe foi difícil estabelecer contacto com o seu público.

clip_image004 Após a exposição de um mini-filme de três minutos, onde foi feito o balanço geral do Plano Nacional de Leitura e da equipa da biblioteca/Centro de Recursos (está no fim deste texto), iniciou-se o “bate-papo”. Para surpresa de alguns, João Mário Caldeira elogiou as novas tecnologias, afirmando que a Internet, os blogs, o Messenger - e muitas outras plataformas de conhecimento e de redes sociais - têm oferecido às novas gerações um manancial de informações e de saberes que, antes, pura e simplesmente não existiam. Com efeito, os “audiovisuais”, no seu tempo de estudante, não passavam de slides expostos numa máquina que já podia estar velha. Quanto ao resto, a televisão era um luxo e ouvia-se mais a rádio.

Por isso mesmo, o estímulo vinha dos livros. As bibliotecas itinerantes da Calouste Gulbenkian marcaram toda uma geração de portugueses que, não tendo acesso às grandes obras da Literatura Nacional e Mundial – e muitas vezes porque não tinham dinheiro para as comprar – podia, assim, usufruir clip_image006do prazer de ler e de aprender, através da leitura. O Plano Nacional de Leitura é, na opinião deste escritor, um bom projecto nacional, uma vez que pode (re)ensinar os jovens a descobrir o gosto pelos livros. O “Admirável Mundo Novo” da Era Digital também traz, como é óbvio, as suas desvantagens, que podem ser suplantadas pelo gosto da escrita e da leitura.

Falou-se, por fim, daquilo que pode motivar a vontade de escrever. No caso de João Mário Caldeira, o Alentejo vive dentro da sua mente, e este amor desencadeia a escrita. Foram lidas passagens do seu mais recente livro, Discurso Do Sol, da “Edições Colibri”, e vários alunos colocaram questões interessantes, como, por exemplo, “Qual foi o livro que mais gostou de escrever?” ou “Quando começou o seu gosto pela escrita?” ou “Os alunos de hoje são menos criativos?” e, por fim, “É Possível motivar alguém a gostar de ler?”.

clip_image008Foram apenas quarenta minutos de conversa, mas valeu a pena. No fim, vários alunos levaram para casa… livros. É que a equipa da biblioteca decidiu motivar os jovens para a leitura… oferecendo-lhes “Um Rebuçado Para A Alma”, outra das actividades inseridas no PNL.

Não sabem do que estamos falando? Então, vejam as fotos e confirmem. Até ao final da próxima semana (estamos a aproveitar “a boleia” dos exames nacionais”), todos os alunos, professores e funcionários podem levar para as férias vários livros. Mais de vinte já voaram das estantes. Apressa-te, senão não sobrará nenhum!

clip_image010

clip_image012

Video do Balanço Geral do Plano Nacional de Leitura:

1 comentário:

Lyta disse...

Excelente vídeo e excelente trabalho. Assim vale a pena.