quarta-feira, abril 02, 2025

Semana da leitura - leitura de imagem e intertextualidades, pelo 12ºC

 

E hoje, dia 2 de abril, continuamos as celebrações da Semana da Leitura com a colaboração de diversas turmas, desta vez o 12ºC que, no âmbito da disciplina de Português, veio realizar as suas apresentações oraispara o espaço da BE.


O desafio lançado pela professora de Português da turma, Filipa Figueiredo, consistiu na análise objetiva de um objeto de arte (pintura, escultura, ou outra) e de alguma forma encontrar paralelismos entre essa obra e algum dos autores ou obras estudados no àmbito da disciplina.


A diversidade e a variedade pautaram a sessão, tanto ao nível das obras de arte analisadas como dos textos escrito escolhidos para paralelismo. Obrigado a todos pela sessão, e voltem sempre a este espaço que é de todos!








terça-feira, abril 01, 2025

Semana da Leitura - Leitura de poemas na BE, pelo 10ºC

 


A nossa primeira atividade a propósito da Semana da Leitura na BE decorreu neste dia 1 de abril, mas não foi nenhuma mentira. Os alunos do 10ºC vieram celebrar para a BE a lição 100 da disciplina de Português (também não é mentira) com a apresentação oral dos seus Projetos Individuais de Leitura na BE, este período dedicados em exclusivo à poesia.

Tivemos de tudo um pouco: poetas portugueses, poetas estrangeiros, alguns mais recentes, como Sophia de Mello Breyner ou Eugénio de Andrade, outros um pouco mais antigos, como Florbela Espanca e Fernando Pessoa, ou alguns realmente antigos, como o inevitável Luís de Camões.


Foi uma forma diferente de apresentar os trabalhos, mas também uma forma de assinalar a Semana da Leitura. Obrigado a todos os participantes!


Um por mês - Abril


Abril

Rima abril
Com coisas mil
Mas nenhuma delas
Me agita a atenção 
Sou um espírito 
De contradição 

E assim
Enquanto a maioria rima
Eu rumo
A um tempo de promessa
E de aprumo

Era o despontar do sol
Das flores
Do calor
E o sonho
Do amor

Era o princípio do  fim
De matéria obrigatória
Para aprender outra
Que não me sai da memória 

Isso era dantes
Peço-te abril
Não te espantes
Mas hoje não me apetece 
Sair do covil
C.A., 1-4-2025