E hoje, dia 28 de outubro, é o Dia da Biblioteca Escolar, celebrado em Portugal na quarta segunda-feira de outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Tivemos então o prazer de receber Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Afonso Cruz... E tantos outros que seria fastidioso enumerar agora.
Todos os escritores foram encarnados por alunos de Literatura Portuguesa, das turmas 10ºC e 11ºC, orientados pela professora da disciplina, Maria João Brasão (a quem agradecemos encarecidamente, pela enésima vez, a sua entrega e a sua disponibilidade para realizar diferentes eventos na nossa Biblioteca Escolar).
A sessão iniciou-se com a leitura de excertos das obras e autores escolhidos pelos alunos, no âmbito do seu Projeto Individual de Leitura, a quem se juntaram três convidados de última hora: o professor bibliotecário, uma das professoras da equipa da biblioteca, e a nossa cara Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, a professora Carmo Cunha, que nos agraciou com a sua presença neste dia especial.
Depois das leituras de todos os presentes, incluindo dos convidados de última hora e da própria professora da turma, passou-se à discussão sobre Biblioterapia, isto em sequência de um debate que os alunos já tinham realizado em aula, e em sequência do Workshop sobre Biblioterapia "Remédios Literários" dado pela professora Sandra Costa à turma do 10ºC no passado dia 11. Nesta segunda parte da sessão, cada aluno partilhou as suas reflexões sobre em que é que cada uma das obras escolhidas os poderia ajudar em diferentes aspetos da sua vida pessoal, em temas tão diferentes como o amor, a saudade, a ansiedade, o medo de falhar, o desejo de felicidade e tranquilidade... entre muitos outros.
É difícil encontrar palavras para agradecer a todos por mais esta sessão, pois ela só existiu graças à vossa presença: um muitíssimo obrigado aos alunos do 10ºC e 11ºC, à professora Maria João Brasão, à professora Sandra Costa, à professora Carmo Cunha, às nossas assistentes operacionais. Obrigado, e boas leituras!