sábado, julho 18, 2020

Ainda há sonetos de amor! – Parte VI

Imagem retirada daqui .

E chegámos ao fim! Foram muitos os sonetos, os pintores, os fotógrafos, as músicas selecionadas com carinho e cuidado. Os últimos vídeo-poemas da turma C do 10º ano têm como pano de fundo a arte dos fotógrafos Sally Mann e Bruno Lagrutta e o pintor Frederic Leighton (ver imagem). A música escolhida foi, como sempre, royalty free.

A equipa da Biblioteca teve imenso prazer em colaborar com a professora Filipa Figueiredo. Mas agora as férias estão a chegar e o descanso já começa a ser mais apetecível do que o trabalho. Publicaremos um último post, e nele serão apresentados – em formato ebook – poemas inspirados em deuses greco-romanos. Estejam atentos, vão adorar!

Mas, por agora, deixamos aqui três lindos poemas dos nossos criativos alunos. Inspirem-se.

Clique nas imagens para ver os vídeos !!

Soneto "O amor é um sentimento inexplicável" - Rodrigo Fernandes, 10º C

 

Soneto "O meu coração" - Madalena Neves, 10º C


Soneto "Amor palavra linda" - Matilde Filipe, 10º C


sexta-feira, julho 17, 2020

Ainda há sonetos de amor! Parte V


Imagem retirada daqui .
 

Estamos quase a terminar a exposição de vídeo-poemas dos alunos da turma C do 10º ano, muito bem ensinados e inspirados pela professora Filipa Figueiredo . Os artistas escolhidos para emoldurar as bonitas palavras destes sonetos foram o genial pintor e ilustrador americano Norman Rockwell (imagem deste post), o fotógrafo espanhol Emilio Jiménez e um pintor muito pouco conhecido no mundo ocidental: o indiano Ravi Varma.

Em época de exames, um pouco de sonho, imagem e música fazem sempre bem à nossa alma!

Clique nas imagens para ver os vídeos !!

Soneto "O amor significa tudo" - Laura Rosa, 10º C


Soneto "Amor é Cuidar" - Diana Fava, 10º C


Soneto "Amor é..." - Pedro Evaristo, 10º C


quarta-feira, julho 01, 2020

Ainda há sonetos de Amor! Parte IV

Imagem retirada daqui .

E cá está mais uma fornada quentinha de três vídeo-poemas, da autoria dos alunos da turma C, 10º ano. Os pintores selecionados foram a genial Evelyn de Morgan (ver imagem acima), o icónico Caspar David Friedrich (sim, vocês sabem quem ele é, já viram pelo menos um quadro dele nos manuais de História!) e o pintor Howard Lyon, um cidadão do século XXI que foi fortemente influenciado pelos grandes mestres da pintura do século XIX. Já agora, caso não saibam, ele é um dos autores de dezenas –senão centenas – de ilustrações que figuram no lendário jogo de cartas Magic – the gathering.  Portanto não estamos a falar de “ilustres desconhecidos”.

Quanto às “bandas sonoras”, são todas do século XIX: Tchaikovsky e Chopin. Achámos que as imagens combinavam com estes dois génios da música.

Se a poesia fosse comida, estes três sonetos seriam mousses de chocolate!

Clique nas imagens para ver os vídeos !!

Soneto "O amor" - Filipa Almeida, 10º C


Soneto "Amor é estar apaixonado" - Inês Filipa Martins Guerreiro, 10º C


Soneto "O amor é como um lindo dia de sol" - Jéssica Ramos, 10º C