quinta-feira, maio 04, 2017

Livro do Mês -O Gerânio, contos dispersos - Flannery O’Connor

Livro do Mês
O Gerânio, contos dispersos - Flannery O’Connor

          Contar uma história em poucas páginas é das coisas mais difíceis de se fazer. A tendência de um ser humano é a de exagerar na narrativa, decorar as personagens com
mil e um pormenores, inventar bastantes personagens, relatar peripécias paralelas… Mas sintetizar uma narrativa simplificando os pormenores, ao mesmo tempo em que a história não perde o seu brilho e a sua beleza é das tarefas mais difíceis para um escritor.
     São, de facto, poucos aqueles que conseguem dominar estar arte: Maupassant, Eça de Queirós, Vercors, estes são alguns exemplos que ficaram para a História da literatura.E Flannery O’Connor.
 Escritora dos Estados Unidos da América, o seu olhar sobre a discriminação racial, bem como outros preconceitos sociais – particularmente a discriminação que vem dos estados do Sul – gerou um impacto muito forte nas mentalidades dos anos 50 e 60, à semelhança de outras grandes obras como Não matem a cotovia e A cabana do pai Tomás. O Gerânio é uma das muitas histórias asfixiantes sobre o racismo: eis o caso de um homem branco, que não consegue ultrapassar a diferença de cor, ao ponto de se tornar perigoso para o vizinho do lado.
Fortes, brilhantes e, muitas vezes, depressivos, os contos de Flannery O’Connor não são para se ler quando estamos a passar por momentos mais tristes. No entanto, são uma leitura indispensável para tentarmos compreender a evolução do pensamento que teve lugar na era dos anos sessenta, bem como o seu impacto mundial na nossa sociedade atual.

          

quarta-feira, maio 03, 2017

Montra do mês - Leitura para preguiçosos


            Leitura para preguiçosos

         
Imagem retirada daqui.
         Uma vez que a Semana da Leitura preparou uma apresentação oral de livros da nossa biblioteca, super pequenos e fáceis de ler - e dedicada àqueles que ainda não ganharam o gosto pelas palavras – a montra do mês tinha necessariamente de acompanhar esta ideia. 
            Dos milhares de edições e obras que existem no nosso espaço, foram selecionados contos, pequenas novelas, enciclopédias e revistas que não só entretêm como também ensinam. Temos banda desenhada (Tintim, Astérix, Lucky Luke, Quino, etc), seleção de contos (José Jorge Letria, Alexandre Herculano, Mário Zambujal, etc), revistas didáticas (Na Crista da Onda) e livros temáticos.
           
          O objetivo desta montra é ensinar os jovens que os livros também podem ser um passaporte para o prazer, tal como os jogos de computador, séries de televisão ou filmes. E já há quem tenha levado para casa uma pequena jóia!


          Deixamos aqui um “cheirinho” da nossa oferta e… boa leitura!