sexta-feira, outubro 31, 2008

Trick Or Treat!!!!!!

O estranho Mundo de Jack, Tim Burton

Quando soarem as badaladas da meia-noite, as bruxas e outros demónios andarão à solta!!! Mantenham-se atentos, porque umas ajudar-vos-ão e outras serão capazes de vos lançar um feitiço maligno!

Os ingleses e americanos chamam a este dia Halloween. Mas, de onde vem este nome? Halloween é a junção de duas palavras inglesas: All Hallows’ Eve, ou seja, Véspera de Todos os Santos. Como vês, nós também celebramos este dia, embora de uma forma completamente diferente: em vez de trick or treat, (doces e travessuras), os portugueses visitam a campa dos seus mortos e prestam-lhes homenagem.

Em tempos que já lá vão, visitar os nossos familiares já idos significava falar com eles, fazer-lhes uma grande festa, almoçar ao lado deles, cantar para eles, pedir-lhes conselhos… Além disso, e durante muito tempo, os cemitérios não estavam afastados do “reino dos vivos”. Muito pelo contrário, estavam dentro das cidades!

Mas… Como nasceu este ritual?


O Sétimo Selo, Ingmar Bergman

Os nossos antepassados não sentiam tanto medo da morte, como hoje sentimos: até há muito pouco tempo, a esperança de vida era de 36 anos, e era bastante comum os bebés não sobreviverem muito tempo. A fome, as doenças e as guerras, levavam-nos muito cedo para o reino de Hades. Por isso, as pessoas buscavam conforto na esperança de uma vida melhor, ou seja, no reino para lá desta existência terrena. A morte, muitas vezes, era descrita como alguém que gosta de jogar xadrez, e era até capaz de negociar a nossa alma por uma boa partida! Só no século XX é que a esperança de vida, graças às descobertas da Ciência, aumentou, e as pessoas passaram a viver mais tempo.

Esta festa não é cristã, mas sim, celta. A Igreja católica, para “apagar” o costume de as populações celebrarem ritos pagãos (isto é, não cristãos), optava por substitui-las por “festas católicas”. Assim, os habitantes de Portugal passaram a homenagear não as bruxas, mas os santos apoiados pela Igreja Romana!

Actualmente, apenas os ciganos ainda festejam o dia dos mortos à maneira antiga: a família inteira senta-se ao pé dos mortos, fala com eles, canta para eles… Não é uma homenagem bonita?



Link para a música alusiva ao Halloween


http://br.youtube.com/watch?v=xpvdAJYvofI


http://br.youtube.com/watch?v=Wv1HX80u5x4&feature=related


S.C.


3 comentários:

Sonia Regly disse...

SAandra,
Pode publicar o poema de Machado de Assis.Obrigada pela visitinha, volte outras vezes.

Anónimo disse...

nao gosto

Anónimo disse...

Adoro estas coisas realmente desconhecia a origem deste dia, nem fazia ideia que era assim que se comemorava :D Acho muito bonita a homenagem que era feita aos familiares já não presentes. Gostei... Parabéns!!