sábado, outubro 25, 2008

Livro da Semana

Cartas Para Sam, de Daniel Gottlieb







Daniel e o seu neto




Na semana passada, apresentámos-te uma obra muito pouco optimista, em relação ao futuro da Humanidade. Desta vez, partilharemos contigo uma história real.
Há vinte e cinco anos que Daniel Gottlieb está paralisado do pescoço para baixo, devido a
um acidente de viação quase fatal. No entanto, o seu sentido de humor e o seu amor à vida ajudaram-no a superar os seus medos e frustrações. Mas quando descobre que o seu neto sofre de Perturbação Desintegrativa do Desenvolvimento, uma forma grave de Autismo, decide escrever-lhe trinta e duas cartas íntimas, esperando que, um dia, o seu neto seja capaz de as ler e de, através delas, conhecer a personalidade do seu avô.
Escreve assim, a editora: não vai encontrar nestas cartas nenhum tipo de amargura ou auto-piedade. Estas transmitem a pureza do amor, compreensão, preocupação e a sabedoria de um avô, e abrangem lições de vida universais: lidar com os pais, enfrentar a escola, apaixonar-se, enfrentar desilusões, desfrutar da alegria e atingir o sucesso pessoal. (…) A voz apaziguadora de Dan, repleta de tolerância, esperança e experiência, é inspiradora e serve-nos como uma lembrança maravilhosa de que, independentemente das nossas capacidades e limitações, todos partilhamos a condição humana.
Num mundo cada vez mais cheio de pessoas insatisfeitas, deprimidas, consumistas e frustradas, Daniel Gottlieb é uma lufada de ar fresco e é também um exemplo de vida que todos nós merecemos conhecer. Por isso mesmo, será sempre digno do nosso respeito e admiração.
A não perder as seguintes e belíssimas cartas: Os que Flutuam, A Viagem Interior, O Cheiro da Paz e Algo a Lembrar sobre Rufias.
Imperdível !!
S.C.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Cartas para Sam" parece ser uma excelente sugestão de leitura, e um notável exemplo inspirador de amor e luta contra as adversidades!

Sugiro alguns artigos/sites (em inglês...) para complementar o post, ou como incentivo à leitura do livro.

Site do Autor Daniel Gottlieb
Blog do livro "Letters to Sam"
[Vídeos] O autor lê algumas cartas do livro "Letters to Sam"
[Audio] Programa de rádio do Autor: "Voices in the Family"
[Audio] Entrevista do Autor à NPR

Com os melhores cumprimentos, e continuação de bom trabalho no blog :-)

Ricardo Silva
Autor do novo ebook gratuito "Quero Voar!" disponível para download em:
www.QueroVoar.pt

Anónimo disse...

Obrigada pelas sugestões!

Assinado: Sandra Costa