
Quando soarem as badaladas da meia-noite, as bruxas e outros demónios andarão à solta!!! Mantenham-se atentos, porque umas ajudar-vos-ão e outras serão capazes de vos lançar um feitiço maligno!
Os ingleses e americanos chamam a este dia Halloween. Mas, de onde vem este nome? Halloween é a junção de duas palavras inglesas: All Hallows’ Eve, ou seja, Véspera de Todos os Santos. Como vês, nós também celebramos este dia, embora de uma forma completamente diferente: em vez de trick or treat, (doces e travessuras), os portugueses visitam a campa dos seus mortos e prestam-lhes homenagem.
Em tempos que já lá vão, visitar os nossos familiares já idos significava falar com eles, fazer-lhes uma grande festa, almoçar ao lado deles, cantar para eles, pedir-lhes conselhos… Além disso, e durante muito tempo, os cemitérios não estavam afastados do “reino dos vivos”. Muito pelo contrário, estavam dentro das cidades!
Mas… Como nasceu este ritual?

Os nossos antepassados não sentiam tanto medo da morte, como hoje sentimos: até há muito pouco tempo, a esperança de vida era de 36 anos, e era bastante comum os bebés não sobreviverem muito tempo. A fome, as doenças e as guerras, levavam-nos muito cedo para o reino de Hades. Por isso, as pessoas buscavam conforto na esperança de uma vida melhor, ou seja, no reino para lá desta existência terrena. A morte, muitas vezes, era descrita como alguém que gosta de jogar xadrez, e era até capaz de negociar a nossa alma por uma boa partida! Só no século XX é que a esperança de vida, graças às descobertas da Ciência, aumentou, e as pessoas passaram a viver mais tempo.
Esta festa não é cristã, mas sim, celta. A Igreja católica, para “apagar” o costume de as populações celebrarem ritos pagãos (isto é, não cristãos), optava por substitui-las por “festas católicas”. Assim, os habitantes de Portugal passaram a homenagear não as bruxas, mas os santos apoiados pela Igreja Romana!
Actualmente, apenas os ciganos ainda festejam o dia dos mortos à maneira antiga: a família inteira senta-se ao pé dos mortos, fala com eles, canta para eles… Não é uma homenagem bonita?
Link para a música alusiva ao Halloween
http://br.youtube.com/watch?v=xpvdAJYvofI
http://br.youtube.com/watch?v=Wv1HX80u5x4&feature=related
S.C.
3 comentários:
SAandra,
Pode publicar o poema de Machado de Assis.Obrigada pela visitinha, volte outras vezes.
nao gosto
Adoro estas coisas realmente desconhecia a origem deste dia, nem fazia ideia que era assim que se comemorava :D Acho muito bonita a homenagem que era feita aos familiares já não presentes. Gostei... Parabéns!!
Enviar um comentário