segunda-feira, março 11, 2019
Estante do mês de Março: Terra, animal, flor, água – Quando as palavras ganham um novo sentido
segunda-feira, fevereiro 11, 2019
Estante do mês : Ai, o Amor, o Amor...
segunda-feira, janeiro 07, 2019
Estante do mês: Mãos à obra!
Imagem retirada daqui .
quarta-feira, outubro 03, 2018
Estante do Mês - Histórias que se leem em dez minutos !
Histórias que se leem em dez minutos
segunda-feira, janeiro 15, 2018
Estante do mês - Lendo à lareira
quinta-feira, novembro 16, 2017
Estante do Mês - Universo do Fantástico
quarta-feira, outubro 08, 2014
Estante do mês de Outubro: A minha vida dava um livro!
A minha vida dava um livro!
quinta-feira, junho 05, 2014
Balanço do segundo período - Atividades e projetos
Após três meses de trabalho e de empenho por parte de todos os docentes deste agrupamento, é hora de fazermos um balanço de tudo o que foi feito.
Para começar, a nossa biblioteca manteve a tradição de divulgar os livros que constam
do nosso espaço, através da “estante do mês”: a de Janeiro foi dedicada à pintura, a de Fevereiro teve como tema principal escritores e poetas da língua francesa e, por fim, a estante do mês de Março – a propósito do Dia Mundial da Poesia – serviu para homenagear grandes poetas portugueses.
Os “Dias das Línguas”, celebrados no mês de Fevereiro, envolveram todos os elementos do Departamento de Línguas, e a equipa da biblioteca não se esquivou ao trabalho: enquanto os colegas de várias disciplinas - com a colaboração das funcionárias da nossa escola e do centro de recursos – estiveram encarregados de criar projetos, atividades, feiras e menus dedicados a cada nação selecionada, foi da nossa responsabilidade não só uma montra com exposição de grandes escritores e poetas mundiais mas também de divulgar uma montra contendo nomes da literatura e Filosofia presentes grandes e promover nomes de autores francófonos: foram espalhados por toda a escola citações famosas de grandes pensadores, poetas e escritores vindos da França, Bélgica ou Luxemburgo. Eis aqui alguns exemplos:
Ao longo do período, a seleção dos participantes no Concurso Nacional de Leitura (fase de escola) decorreu com serenidade e a nossa escola, classificou-se em 5º lugar com o aluno João Mestre, na fase distrital -ensino secundário. Os nossos alunos estão de parabéns!
O mês de Março também foi o mês da já tradicional “Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 17 e 21 de Março”: ambos os estabelecimentos escolares deste agrupamento – Escola Básica de Vila Nova de São Bento e Escola Secundária de Serpa – andaram muito ocupados a tentar incutir nos nossos alunos o gosto pela leitura e literatura. Assim, a Escola Básica de Vila Nova de São Bento cumpriu as seguintes atividades: exposição de trabalhos a propósito da “Evolução das palavras e dos caracteres” (turma do 2ºciclo); exposição de livros na Biblioteca Escolar, toda ela dedicada à literatura feminina, para celebrar o “mês da mulher” (turmas do 3ºciclo); criação da “ Árvore da poesia”, a propósito do Dia da Árvore; Palestra sobre saúde oral com António J. Sargento (turmas dos 7ºs e 8ºs ano); dramatização do livro "O sorriso da estrela" feita por um grupo de alunos (1º e 2 º ciclos); por fim, foi lido o livro "Kiko, o dentinho de leite" (alunos do Pré escolar e 1º ciclo), seguido de uma visualização do filme “A lenda do reino dos dentes”, realizado pelo projeto SOBE, da empresa Colgate.
Já na nossa escola –ESS-as atividades centraram-se quase todas nos mesmos temas: no dia 18 de Março foi criado o “Pomar da Poesia” que, mais tarde, serviu para uma atividade de peddypaper de nome “O verso no ovo”, dedicada à poesia. Neste “pomar”, os membros desta escola também puderam ver uma exposição de livros encadernados e mágicos, realizados pelos alunos das turmas dos 7º e 8º anos, e muitos destes trabalhos foram o resultado de um ótimo workshop de encadernação, da autoria de Alexandra Matos e Sara Cruz, com a colaboração da Musibéria. Também no mesmo dia, foi divulgado o livro “Ah, a Música”, da autora e ilustradora Amélia Carapinha, às turmas do 7º e do 8º ano, apresentação esta que teve, mais uma vez, a colaboração da Musibéria. Por fim, a turma do 9º ano, com a ajuda da professora Lurdes Deodato, também juntou a sua exposição “Ler é uma festa!” ao pé do “Pomar da Poesia”. Em suma: quem subisse as escadas para a biblioteca iria encontrar um festim para os olhos!
Enquanto todas estas atividades ocorriam, a biblioteca – como já foi dito acima – não só dedicou a estante deste mês à poesia de Portugal, como também publicou vários artigos que tinham como objetivo ensinar a origem de palavras e expressões correntes. Além disso, também espalhou pelas carteiras de todas as salas de aula pequenos marcadores, cada um contendo o significado original de uma palavra. Esta atividade teve muito sucesso, e houve inclusivamente alunos que colecionaram os 12 vocábulos!
E não é tudo!: as turmas do 7º e 10º anos assistiram a várias palestras educativas, da autoria da professora Sandra Costa. Assim, no dia 21 de Março, os alunos do 7º ano aprenderam um pouco mais sobre a história da pintura e da fotografia, através da palestra “O amor na pintura e na literatura”, e a mesma serviu também para divulgar livros que existiam na nossa biblioteca (alguns alunos requisitaram obras). Quanto aos discentes da turma A do 10º ano, estes ouviram e trocaram ideias, a propósito do tema “A evolução do amor, ao longo dos séculos”. Nesta palestra, mencionaram-se vários assuntos como, por exemplo, o casamento entre primos, a poligamia, os problemas genéticos que surgem graças ao excesso de consanguinidade, o casamento por amor, a seleção dos genes, no papel da mulher, etc.
Por fim, a doutora Ana Rita Rodrigues (na foto,terceira a contar da esquerda), com a colaboração da doutora Teresa Amado, juntou-se à festa e, durante a última semana do 2º período, elaborou um imenso e variado conjunto de atividades e palestras dedicadas ao Modernismo e Futurismo: uma vez que a mesma se encontra a realizar uma tese de Doutoramento dedicada ao pintor Amadeu Souza Cardoso, decidiu juntar o útil ao agradável e aproveitou para divulgar cultura e história aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário. As atividades foram, como já tínhamos visto, quase “ao gosto do freguês”: foram montadas exposições virtuais de fotografias de guerra ou do Modernismo Português; foram elaboradas palestras sobre o “Manifesto Futurista” e “A Modernidade e o Ambiente”; e foi realizada uma conferência com a colaboração da doutora Teresa Amado, e que teve como tema “Enquadramento do Modernismo Europeu”. Ao mesmo tempo, a biblioteca também foi presenteada com uma excelente exposição de pintores, escritores e poetas portugueses do movimento Modernista/Futurista, para além de se ter feito uma comparação entre o que se fazia “cá dentro”, o que se fazia “lá fora” e o impacto que este movimento teve naquilo que nós chamamos “o país real”.
E pronto! Para o próximo período há mais! Ficam mais algumas imagens…
terça-feira, janeiro 14, 2014
Estante do Mês– Janeiro
Grandes mestres da pintura mundial
Embora o nosso agrupamento de escolas já não disponha do curso de artes, as artes plásticas e a arquitetura continuam a fazer parte do imaginário de muitos dos conhecimentos que adquirimos enquanto estudantes: nas disciplinas de línguas, o estudo da literatura implica sempre um olhar sobre a sociedade em que uma determinada obra foi criada e, por isso mesmo, há sempre uma abordagem sobre os pintores, escultores e pensadores da época; as disciplinas de Filosofia, Psicologia ou sociologia usam muitas vezes a pintura para demonstrar aos alunos como o consciente e subconsciente coletivos de uma determinada época se manifestam no mundo das artes; todos os conhecimentos ligados à disciplina de História exigem sempre um olhar das correntes estéticas, políticas e ideológicas de uma determinada era; por fim, nem vale a pena mencionarmos a importância que as ciências e as matemáticas tiveram na arquitetura, escultura e pintura, ao longo dos séculos.
Por isso mesmo, ignorar este maravilhoso ramo do saber, só porque já não temos um curso de artes, é uma atitude insensata, que não se espera de nenhum professor. Com efeito, o Homem Renascentista tinha razão: tudo está interligado, e uma biblioteca cheia de poesia pode motivar-nos para a pintura, pode abrir-nos a mente para novas ideias que poderão gerar música, filosofia ou futuras descobertas no ramo das ciências.
A estante deste mês chama-se, pois, “Grandes mestres da pintura mundial”, e como sempre temos um pouco de tudo, desde a arte gótica à arte medieval, desde o renascimento até ao barroco, romântico, expressionismo ou até cubismo. E já temos também um cantinho dedicado à arte 3D…
Num mundo onde as pessoas são cada vez mais iguais, e as ideias originais – por isso mesmo – já começam a escassear, nada melhor do que o retorno aos clássicos…
segunda-feira, outubro 07, 2013
Foi você que pediu um livro pequeno?
Todos os anos, é sempre a mesma coisa. Cada vez que um professor aconselha um aluno a ler mais ou a apresentar um livro na sala de aula, a ladainha nunca varia: “Oh, professora, não gosto de ler”, “Não tem para aí um livro pequeno?”, “Qual é o livro mais pequeno que temos na biblioteca?”, “Temos que terminar o livro ou podemos deixá-lo a meio”? Ao fim de cinco minutos de queixumes e choraminguices, o/a docente já está mais que arrependido/a de ter sugerido tal ideia. Sobram, como de costume, quatro ou cinco resistentes nerds (palavra inventada pelos americanos, e que se atribui aos seres humanos que adoram ler e aprender), quase sempre vistos pelos outros como sendo tipos “esquisitos”, que gostam de coisas bizarras como, por exemplo… livros.
Ora, precisamente já a contar com este cenário previsível, a biblioteca decidiu fazer uma coisa diferente: a estante deste mês será dedicada – adivinhou, caro leitor! – às leituras de formato mini. Podem ser contos ou histórias minúsculas que se lêem de um fôlego durante um dia e uma tarde. E há gostos para tudo: contos de amor, contos de vampiros ou de suspense, pequenas histórias que louvam o cinema e a família, diminutas páginas cheias de sabor e de entretenimento, palavras e conselhos sábios envolvidos num mini mini mini livro. Agora já não há desculpa para não se apresentar um contrato de leitura, pelo menos para este período.
Foi você que pediu um livro pequeno? Então, aqui vão algumas sugestões:
sexta-feira, fevereiro 10, 2012
Estante do Mês - Artes Visuais
Pintura, frescos, mosaicos, azulejos, escultura, joias, fotografia,
design da Ex União Soviética, Japão, Itália. Não falta nada. Os grandes nomes internacionais estão lá todos, e não nos esquecemos também dos nossos grandes artistas como, por exemplo, Columbano, Nuno Gonçalves, Paula Rego ou a grande Aurélia de Sousa (imagem).
Um verdadeiro festim para os olhos e para os sentidos, vale a pena dar uma espreitadela à nossa vasta coleção, tão grande que ainda está a ser catalogada.
Imagem retirada daqui
sábado, janeiro 07, 2012
Estante do Mês - CFQ
Estante do Mês – Ciências Físico-Químicas
Como já vem sendo hábito, a estante do mês é dedicada a mais uma disciplina imprescindível para a nossa vida escolar. E há de tudo: desde a bem-disposta banda desenhada da “Ciência Horrível” até enciclopédias; desde livros que se leem de uma rajada até cds interativos; há escolha, cultura e diversão para todos.
Passem pela biblioteca e deem uma espreitadela!
sábado, dezembro 03, 2011
Estante do mês – Religião e Moral
Uma vez que o Natal está à porta, esta é uma boa ocasião para nos debruçarmos sobre as
religiões e várias fés que existem neste planeta. E na nossa biblioteca não faltam livros e videos relacionados com este tema: desde o Xamanismo ao estudo do Budismo; desde o Islamismo ao Judaísmo; desde o Hinduísmo aos deuses africanos; desde o Panteísmo ao Deísmo; desde o Ateísmo às grandes discussões morais e éticas da Humanidade; enfim, não nos falta nada.
Já agora, e a título de curiosidade: sabem quantas religiões existem atualmente no nosso planeta? Há 22 religiões “maiores” que se encontram de boa saúde, mas pensa-se que haja mais de 60, sem falarmos das mais de 100 fés que são consideradas “seitas”, e não “religiões”.
Para saberes mais… aqui:
Imagem retirada daqui
segunda-feira, novembro 14, 2011
Estante Do Mês - Matemática
Como já vem sendo hábito, todos os meses dedicamos uma série de livros a um determinado tema e, desta vez, escolhemos a disciplina de Matemática.
Por que motivo este assunto é sempre visto por todos nós como sendo uma coisa terrivelmente aborrecida? E por que é que tem que ser aborrecida? E, no entanto, os números estão em toda a parte. Caso não tenham reparado, não há conversa alguma no planeta que não mencione uma data, uma quantidade, um pensamento abstrato. E eles estão em toda a parte: nos elevadores, nos carros, nos telemóveis, no nosso frigorífico, no nosso computador, no nosso andar, na nossa bicicleta, nos nossos sapatos, no teto das nossas casas, entre muitos outros exemplos.
Por fim, a linguagem universal, a linguagem do Cosmos, é a Matemática. Por isso, se algum extraterrestre decidir contatar-nos, podem ter a certeza absoluta de que será através de números e não através de uma língua.
Por isso, goste-se ou não, a Matemática é um passaporte para a sabedoria. E impõe muito, muito respeitinho…
terça-feira, outubro 04, 2011
Estante Do Mês- Ciências Naturais
À semelhança dos anos anteriores, cada vez que montamos “a nossa barraquinha” mensal, é sempre com base num tema em particular que o fazemos. Este ano, optámos por uma coisa muito sonsinha e pouco original: as disciplinas escolares. E tomámos esta decisão por uma razão muito simples: nem todos os alunos se encontram a par dos materiais de apoio que a Biblioteca e o Centro de Recursos dispõem. Assim, nada melhor do que juntarmos o útil ao agradável!
Se o século passado foi o “Século do povo”, o século XXI há-de ser o da Ciência. Por isso mesmo, a música escolhida para o nosso vídeo pertence à série “Cosmos”, narrada por um grande cientista de nome Carl Sagan (ver foto).
Esperemos que a nossa variada escolha seja do agrado da nossa comunidade escolar!






