Mostrar mensagens com a etiqueta ESTANTE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ESTANTE. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, março 11, 2019

Estante do mês de Março: Terra, animal, flor, água – Quando as palavras ganham um novo sentido

Ao longo dos anos, têm sido muitas as “estantes do mês”, e tentamos o mais possível abranger todo o tipo de tópicos: Ciência, Arte, Poesia, Direitos Humanos, etc.
Mas às vezes sabe bem brincar com as palavras, nada mais.
Ora uma das coisas que mais nos fascinam em todas as línguas é a plasticidade da mesma: é extraordinário como as palavras, dentro de um determinado contexto, passam a ter um sentido completamente diferente do simples “pão-pão-queijo-queijo”: uma árvore azul transforma-se numa metáfora da tristeza, a maçã-de-adão passa a ser uma parte localizada no corpo masculino, abrir a rosa representa alguém que finalmente mostra a seu verdadeiro eu, tempestade num copo de água remete-nos para alguém que se irrita com facilidade. É por isso mesmo que os computadores não conseguem nem traduzir nem compreender a poesia ou a alegoria ou a ironia ou o sarcasmo. A Alma Humana vive nas palavras, reflete-se nos sons e fonemas. A língua não é um privilégio da espécie humana, mas a nossa língua só pode ser entendida por outros humanos.
E foi divertido repararmos até que ponto os títulos das capas dos livros estão cheios de referências ao mundo animal, à flora, aos espaços geográficos, a elementos como a água. Uns nada mais são do que um pretexto para começar uma história (A Ilha do Tesouro, Danúbio), outros são enigmáticos e atraem a nossa curiosidade (O Vasto mar de sargaços, O nome da Rosa). No entanto, todos eles prometem boas horas de entretenimento, quer seja a literatura com maiúscula, quer seja a paraliteratura. Porque há espaços para estes dois mundos.
Deem uma espreitadela à nossa seleção e passem pela biblioteca!

 Estante do mês- Ebook

Imagem retirada daqui .

segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Estante do mês : Ai, o Amor, o Amor...



É assim mesmo!: o Amor quer-se piroso, lamechas, grandioso, inesquecível. Como dizia Álvaro de Campos, “todas as cartas de amor são ridículas”. E a vida, sem as pieguices do costume, os arrufos mundanos, a agitação antecipada do encontro muito esperado, as lágrimas na almofada, lavar os pratos depois de uma boa e feliz refeição caseira, um bom serão numa noite de chuva, enrolados num sofá, comendo pipocas e vendo um filme; tudo isto é Amor com letra grande.
E talvez seja isto que está a faltar no século XXI. Fala-se tanto tanto mas tanto de sexo... e não se fala deste estado de espírito tão belo. Aliás, basta abrir a rádio e escutarmos as músicas, para chegarmos à conclusão de que aquilo que hoje se chama “Amor” nada mais é do que atração sexual. Sejamos honestos: à exceção do povo português – que ainda é capaz de escrever belos poemas cantados – quando é que foi a última vez que ouvimos uma canção que abordasse esse sentimento, e só esse? Falta qualquer coisa. Eles, os jovens, sabem-no. Não sabem explicar porque são infelizes, não sabem explicar porque os romances deles nunca resultam, só sabem que falta qualquer coisa. Mas ninguém lhes ensinou que o Amor está ligado à rotina acompanhada, às piadas partilhadas, às tarefas aborrecidas que se tornam leves quando há uma boa conversa a dois. O resto é paixão, o resto é desejo. E este estado de espírito não dura para sempre.
Que o digam os poetas! Muito gostam eles de cantar este sentimento e, no entanto, quase ninguém foi bafejado por essa dádiva chamada “cara-metade” que, pelos vistos, parece ser tão rara como o Euromilhões. Pois bem: deixemo-nos embalar pela ilusão das palavras, os sons das emoções fingidas, os relâmpagos de génio que não semearam nada, os caminhos que nunca se percorreram, a felicidade que durou um instante e não voltou mais. Por um instante, a Alma Humana voa, brilha, solta-se, é livre.
É uma ilusão, sim.
Mas faz tão bem...
Ficam aqui os livros escolhidos para a nossa estante do mês. Boa leitura!


Imagem retirada daqui .

segunda-feira, janeiro 07, 2019

Estante do mês: Mãos à obra!


wpsA680.tmp
É verdade que essa ideia chamada “novo ano” nada mais é do que uma construção social. Afinal, os nossos antepassados muito distantes celebravam o começo do mesmo no início da Primavera, em vez de o festejarem no Inverno. No entanto, estas datas ritualísticas produzem sempre um impacto psicológico na mente de todos ou quase todos. Sejamos honestos: quem é que nunca fez uma lista de “resoluções” ou “projetos”? Quem é que nunca teve um ataque de fúria e decidiu deitar para o lixo tudo o que era velho e usado? É para isso que estas datas servem: para reorganizarmos as nossas vidas, livrarmo-nos de medos, fazermos as pazes com alguém, resolvermos uma situação financeira ou cumprirmos, de uma vez por todas, projetos que deixámos sempre para trás.
Por isso mesmo, esta estante do mês é muito simbólica: este é o momento certo para arregaçarmos as mangas e fazermos algo de criativo, belo ou simplesmente prático e agradável. Tudo começa com as mãos: a escrita, a arte, um poema, um móvel, um olá ou um adeus. Janeiro é o mês mais frio, é certo, mas – no mundo ocidental - é também o mês dos recomeços. Além disso – e por estar tanto frio – nada como recolhermo-nos nas nossas casas e, no aconchego do lar, criarmos algo com as nossas próprias mãos. Algo que não precisámos de comprar, algo que é único, que mais ninguém no planeta tem. Porque mesmo seguindo as orientações de alguém, há sempre um toquezito personalizado – que é só nosso – que é colocado numa manta, numa cómoda, numa estante, num boneco, numa joia, num cartoon.
Eis aqui as sugestões que a nossa biblioteca oferece.
Bom ano 2019!
Imagem retirada daqui .








quarta-feira, outubro 03, 2018

Estante do Mês - Histórias que se leem em dez minutos !


Histórias que se leem em dez minutos
wpsF5A9.tmp
Ainda o ano letivo mal começou e a equipa da biblioteca/centro de recursos já está cheia de entusiasmo e de novas ideias. Por isso mesmo – e já sabendo que muitos dos nossos alunos não apreciam a leitura – decidimos criar uma estante para “bibliopreguiçosos”: esta panóplia de contos de vários géneros e assuntos tem como objetivo captar a atenção daqueles que, por exemplo, têm um contrato de leitura para apresentar na aula de Português e não sabem o que ler ou, pior ainda, nem querem ler! Ou então, há sempre aqueles pequenos momentos em que estamos à espera de alguém ou estamos numa fila e, em vez de ficarmos parados a olhar para o nada, estamos embrenhados nas palavras e a viver outras vidas!
Ora deem lá uma espreitadela às fotos e vejam lá se o cardápio não é apetitoso.
wpsF5AA.tmp
imageimage


segunda-feira, janeiro 15, 2018

Estante do mês - Lendo à lareira

Estante do mês - Lendo à lareira...

Escreveu o poeta que:


“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol”.
Ambos existem, cada um como é”.
Quem não vê beleza ao olhar a chuva que cai lá fora, através da vidraça?
Quem não gosta de ouvir o ping, ping, ping…das gotas que caem do beiral?
Quem não gosta de se sentar à lareira numa tarde ou noite frias de inverno e desfrutar dos seus imensos prazeres?
Não te sentes só quando tens o lume a arder. Ele é uma companhia quer estejas acompanhado ou sozinho. Quem nunca se deixou embalar pelo seu calor bebendo um chá ou um chocolate quente?
Quem nunca ficou horas conversando com amigos, vendo um filme ou, simplesmente, em silêncio, a olhar as suas chamas coloridas, a ouvir o crepitar da esteva ou do azinho a arderem, sentindo o seu perfume?
E quem nunca leu um livro junto da lareira?
Um livro! Esse amigo, esse companheiro que nos pode levar numa grande e surpreendente. Viagem. Ler, folhear Os Bichos do Torga onde os personagens são animais que nos levam a outros mundos e a outros lugares. Conhecer as aventuras do cão Nero, do galo Tenório, do Morgado, do Ladino ou da Madalena.
Mas também podes optar pelo Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, e deixares-te encantar pelas peripécias da raposa Salta -Pocinhas. Se preferires o Eça, sugerimos-te os seus Contos e ficarás preso (a) à Singularidade de Uma Rapariga Loira.
Poderás ainda ajudar O Cavaleiro da Dinamarca a regressar a casa ou “O Principezinho” a descobrir o “essencial”.
Estas são apenas algumas das propostas ou desafios que te fazemos ao escolhermos esta montra onde vais encontrar muitos dos nossos escritores clássicos mais consagrados.
Com toda a certeza não te irás arrepender de nos visitares. Ainda mais, quando esta visita é absolutamente gratuita.
A tua Biblioteca espera por ti!

quinta-feira, novembro 16, 2017

Estante do Mês - Universo do Fantástico

Universo do Fantástico
Nem sempre as bruxas são feias e más. Os nossos amigos – irmãos galegos, por exemplo, consideram-nas benfazejas e curandeiras e usam frequentemente as suas imagens na cozinha para presidirem aos cozinhados e os tornarem saudáveis e saborosos.
É que o Universo do Fantástico é imenso e variável, depende da cultura, da região, das tradições de cada povo. Os Poetas sempre foram buscar inspiração ao Mundo do Maravilhoso. Os romancistas fizerem o mesmo na Idade Média, mas depois afastaram-se da fantasia, por pressões sociais ou religiosas. Nos séculos XX e XI assistimos a uma verdadeira explosão: nos livros, na música, no cinema...talvez porque, num mundo onde tudo se tornou demasiado apressado e competitivo, as pessoas precisem desesperadamente de sonhar. E assim partem para terras de unicórnios e dragões, de feiticeiros e árvores falantes, de reis e cavaleiros, de encantamentos e feitiços.

Este é o convite que vos fazemos. Peguem em um (ou mais) destes livros e considerem-no um bilhete que vos permitirá viajar e conhecer mundos que jamais esquecerão. Permitam a vós mesmos o prazer de umas horas num lugar onde poderão ser quem quiserem, escolher caminhos, chorar e rir, um lugar só vosso e onde sempre poderão regressar.



quarta-feira, outubro 08, 2014

Estante do mês de Outubro: A minha vida dava um livro!

Estante do mês de Outubro
A minha vida dava um livro!





Estamos de volta! E uma vez que Outubro é o “Mês internacional das bibliotecas escolares”, desta vez decidimos fazer algo diferente: em vez de destacarmos as grandes obras literárias da Humanidade – algo que temos feito nestes últimos anos – optámos por dar relevância a experiências vividas na vida real – experiências essas que, mais tarde, deram origem à criação de um livro - ou até pensamentos soltos, muito pessoais e muito íntimos dos grandes autores da Literatura Nacional e Mundial. 
E para quem está interessado em encontrar o livro ideal para o “contrato de leitura”, não lhe faltarão escolhas! Gostas de histórias verdadeiras e exemplares? Então aconselhamos-te a ler relatos como O Diário de Anne Frank; Um amigo chamado Henry; Eu, Constance, Princesa da Antióquia; Fatwa; Cartas para Sam; Olha-me nos Olhos; A História Trágico-marítima; entre outros livros. 

Porém, se também aprecias cadernos diários e pensamentos dispersos, que tal dares uma espreitadela aos livros Relatório do Interior, de Paul Auster, Abraço, de José Luís Peixoto ou As Pequenas Memórias, de José Saramago? 


A diversidade não acaba por aqui: uma vez que estamos a valorizar experiências e opiniões pessoais, as crónicas e as cartas não podiam aqui faltar. Para quem aprecia, acima de tudo, o riso, nada como ler As Farpas, de Eça de Queirós ou as Novas Crónicas da Boca do Inferno, de Ricardo Araújo Pereira. No entanto, se preferes o lado mais sério da vida, então recomendamos-te Nós, os Portugueses, de Maria Filomena Mónica ou Livro de Crónicas de António Lobo Antunes. Finalmente, para quem gosta de ler romances cuja componente autobiográfica é muito forte, temos também como sugestões O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, Cidade de Deus, de Paulo Lins ou O Menino no espelho, de Fernando Sabino.
Nas próximas semanas iremos também criar uma outra montra, desta vez dedicada à literatura dos géneros da fantasia e da ficção científica: é que o Halloween está à porta e há que celebrá-lo em grande!

quinta-feira, junho 05, 2014

Balanço do segundo período - Atividades e projetos

 

clip_image002

Após três meses de trabalho e de empenho por parte de todos os docentes deste agrupamento, é hora de fazermos um balanço de tudo o que foi feito.

Para começar, a nossa biblioteca manteve a tradição de divulgar os livros que constamclip_image004 do nosso espaço, através da “estante do mês”: a de Janeiro foi dedicada à pintura, a de Fevereiro teve como tema principal escritores e poetas da língua francesa e, por fim, a estante do mês de Março – a propósito do Dia Mundial da Poesia – serviu para homenagear grandes poetas portugueses.

Os “Dias das Línguas”, celebrados no mês de Fevereiro, envolveram todos os elementos do Departamento de Línguas, e a equipa da biblioteca não se esquivou ao trabalho: enquanto os colegas de várias disciplinas - com a colaboração das funcionárias da nossa escola e do centro de recursos – estiveram encarregados de criar projetos, atividades, feiras e menus dedicados a cada nação selecionada, foi da nossa responsabilidade não só uma montra com exposição de grandes escritores e poetas mundiais mas também de divulgar uma montra contendo nomes da literatura e Filosofia presentes grandes e promover nomes de autores francófonos: foram espalhados por toda a escola citações famosas de grandes pensadores, poetas e escritores vindos da França, Bélgica ou Luxemburgo. Eis aqui alguns exemplos:

clip_image006clip_image008clip_image010

Ao longo do período, a seleção dos participantes no Concurso Nacional de Leitura (fase de escola) decorreu com serenidade e a nossa escola, classificou-se em 5º lugar com o aluno João Mestre, na fase distrital -ensino secundário. Os nossos alunos estão de parabéns!

O mês de Março também foi o mês da já tradicional “Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 17 e 21 de Março”: ambos os estabelecimentos escolares deste agrupamento – Escola Básica de Vila Nova de São Bento e Escola Secundária de Serpa – andaram muito ocupados a tentar incutir nos nossos alunos o gosto pela leitura e literatura. Assim, a Escola Básica de Vila Nova de São Bento cumpriu as seguintes atividades: exposição de trabalhos a propósito da “Evolução das palavras e dos caracteres” (turma do 2ºciclo); exposição de livros na Biblioteca Escolar, toda ela dedicada à literatura feminina, para celebrar o “mês da mulher” (turmas do 3ºciclo); criação da “ Árvore da poesia”, a propósito do Dia da Árvore; Palestra sobre saúde oral com António J. Sargento (turmas dos 7ºs e 8ºs ano); dramatização do livro "O sorriso da estrela" feita por um grupo de alunos (1º e 2 º ciclos); por fim, foi lido o livro "Kiko, o dentinho de leite" (alunos do Pré escolar e 1º ciclo), seguido de uma visualização do filme “A lenda do reino dos dentes”, realizado pelo projeto SOBE, da empresa Colgate.

clip_image012 Já na nossa escola –ESS-as atividades centraram-se quase todas nos mesmos temas: no dia 18 de Março foi criado o “Pomar da Poesia” que, mais tarde, serviu para uma atividade de peddypaper de nome “O verso no ovo”, dedicada à poesia. Neste “pomar”, os membros desta escola também puderam ver uma exposição de livros encadernados e mágicos, realizados pelos alunos das turmas dos 7º e 8º anos, e muitos destes trabalhos foram o resultado de um ótimo workshop de encadernação, da autoria de Alexandra Matos e Sara Cruz, com a colaboração da Musibéria. Também no mesmo dia, foi divulgado o livro “Ah, a Música”, da autora e ilustradora Amélia Carapinha, às turmas do 7º e do 8º ano, apresentação esta que teve, mais uma vez, a colaboração da Musibéria. Por fim, a turma do 9º ano, com a ajuda da professora Lurdes Deodato, também juntou a sua exposição “Ler é uma festa!” ao pé do “Pomar da Poesia”. Em suma: quem subisse as escadas para a biblioteca iria encontrar um festim para os olhos!

clip_image014Enquanto todas estas atividades ocorriam, a biblioteca – como já foi dito acima – não só dedicou a estante deste mês à poesia de Portugal, como também publicou vários artigos que tinham como objetivo ensinar a origem de palavras e expressões correntes. Além disso, também espalhou pelas carteiras de todas as salas de aula pequenos marcadores, cada um contendo o significado original de uma palavra. Esta atividade teve muito sucesso, e houve inclusivamente alunos que colecionaram os 12 vocábulos!

E não é tudo!: as turmas do 7º e 10º anos assistiram a várias palestras educativas, da autoria da professora Sandra Costa. Assim, no dia 21 de Março, os alunos do 7º ano aprenderam um pouco mais sobre a história da pintura e da fotografia, através da palestra “O amor na pintura e na literatura”, e a mesma serviu também para divulgar livros que existiam na nossa biblioteca (alguns alunos requisitaram obras). Quanto aos discentes da turma A do 10º ano, estes ouviram e trocaram ideias, a propósito do tema “A evolução do amor, ao longo dos séculos”. Nesta palestra, mencionaram-se vários assuntos como, por exemplo, o casamento entre primos, a poligamia, os problemas genéticos que surgem graças ao excesso de consanguinidade, o casamento por amor, a seleção dos genes, no papel da mulher, etc.

clip_image016

Por fim, a doutora Ana Rita Rodrigues (na foto,terceira a contar da esquerda), com a colaboração da doutora Teresa Amado, juntou-se à festa e, durante a última semana do 2º período, elaborou um imenso e variado conjunto de atividades e palestras dedicadas ao Modernismo e Futurismo: uma vez que a mesma se encontra a realizar uma tese de Doutoramento dedicada ao pintor Amadeu Souza Cardoso, decidiu juntar o útil ao agradável e aproveitou para divulgar cultura e história aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário. As atividades foram, como já tínhamos visto, quase “ao gosto do freguês”: foram montadas exposições virtuais de fotografias de guerra ou do Modernismo Português; foram elaboradas palestras sobre o “Manifesto Futurista” e “A Modernidade e o Ambiente”; e foi realizada uma conferência com a colaboração da doutora Teresa Amado, e que teve como tema “Enquadramento do Modernismo Europeu”. Ao mesmo tempo, a biblioteca também foi presenteada com uma excelente exposição de pintores, escritores e poetas portugueses do movimento Modernista/Futurista, para além de se ter feito uma comparação entre o que se fazia “cá dentro”, o que se fazia “lá fora” e o impacto que este movimento teve naquilo que nós chamamos “o país real”.

E pronto! Para o próximo período há mais! Ficam mais algumas imagens…

 

terça-feira, janeiro 14, 2014

Estante do Mês– Janeiro

 

Grandes mestres da pintura mundial

clip_image002Embora o nosso agrupamento de escolas já não disponha do curso de artes, as artes plásticas e a arquitetura continuam a fazer parte do imaginário de muitos dos conhecimentos que adquirimos enquanto estudantes: nas disciplinas de línguas, o estudo da literatura implica sempre um olhar sobre a sociedade em que uma determinada obra foi criada e, por isso mesmo, há sempre uma abordagem sobre os pintores, escultores e pensadores da época; as disciplinas de Filosofia, Psicologia ou sociologia usam muitas vezes a pintura para demonstrar aos alunos como o consciente e subconsciente coletivos de uma determinada época se manifestam no mundo das artes; todos os conhecimentos ligados à disciplina de História exigem sempre um olhar das correntes estéticas, políticas e ideológicas de uma determinada era; por fim, nem vale a pena mencionarmos a importância que as ciências e as matemáticas tiveram na arquitetura, escultura e pintura, ao longo dos séculos.

Por isso mesmo, ignorar este maravilhoso ramo do saber, só porque já não temos um curso de artes, é uma atitude insensata, que não se espera de nenhum professor. Com efeito, o Homem Renascentista tinha razão: tudo está interligado, e uma biblioteca cheia de poesia pode motivar-nos para a pintura, pode abrir-nos a mente para novas ideias que poderão gerar música, filosofia ou futuras descobertas no ramo das ciências.

A estante deste mês chama-se, pois, “Grandes mestres da pintura mundial”, e como sempre temos um pouco de tudo, desde a arte gótica à arte medieval, desde o renascimento até ao barroco, romântico, expressionismo ou até cubismo. E já temos também um cantinho dedicado à arte 3D…

Num mundo onde as pessoas são cada vez mais iguais, e as ideias originais – por isso mesmo – já começam a escassear, nada melhor do que o retorno aos clássicos…

clip_image004

clip_image006

segunda-feira, outubro 07, 2013

Foi você que pediu um livro pequeno?

 

clip_image002 Todos os anos, é sempre a mesma coisa. Cada vez que um professor aconselha um aluno a ler mais ou a apresentar um livro na sala de aula, a ladainha nunca varia: “Oh, professora, não gosto de ler”, “Não tem para aí um livro pequeno?”, “Qual é o livro mais pequeno que temos na biblioteca?”, “Temos que terminar o livro ou podemos deixá-lo a meio”? Ao fim de cinco minutos de queixumes e choraminguices, o/a docente já está mais que arrependido/a de ter sugerido tal ideia. Sobram, como de costume, quatro ou cinco resistentes nerds (palavra inventada pelos americanos, e que se atribui aos seres humanos que adoram ler e aprender), quase sempre vistos pelos outros como sendo tipos “esquisitos”, que gostam de coisas bizarras como, por exemplo… livros.

Ora, precisamente já a contar com este cenário previsível, a biblioteca decidiu fazer uma coisa diferente: a estante deste mês será dedicada – adivinhou, caro leitor! – às leituras de formato mini. Podem ser contos ou histórias minúsculas que se lêem de um fôlego durante um dia e uma tarde. E há gostos para tudo: contos de amor, contos de vampiros ou de suspense, pequenas histórias que louvam o cinema e a família, diminutas páginas cheias de sabor e de entretenimento, palavras e conselhos sábios envolvidos num mini mini mini livro. Agora já não há desculpa para não se apresentar um contrato de leitura, pelo menos para este período.

Foi você que pediu um livro pequeno? Então, aqui vão algumas sugestões:

clip_image004clip_image006clip_image008

clip_image010clip_image012clip_image014

clip_image016clip_image018clip_image020

 

clip_image022clip_image024clip_image026

clip_image028

clip_image030clip_image031

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Estante do Mês - Artes Visuais

 

Pintura, frescos, mosaicos, azulejos, escultura, joias, fotografia, clip_image002design da Ex União Soviética, Japão, Itália. Não falta nada. Os grandes nomes internacionais estão lá todos, e não nos esquecemos também dos nossos grandes artistas como, por exemplo, Columbano, Nuno Gonçalves, Paula Rego ou a grande Aurélia de Sousa (imagem).

Um verdadeiro festim para os olhos e para os sentidos, vale a pena dar uma espreitadela à nossa vasta coleção, tão grande que ainda está a ser catalogada.

Imagem retirada daqui

sábado, janeiro 07, 2012

Estante do Mês - CFQ

 

Estante do Mês – Ciências Físico-Químicas

clip_image002

Como já vem sendo hábito, a estante do mês é dedicada a mais uma disciplina imprescindível para a nossa vida escolar. E há de tudo: desde a bem-disposta banda desenhada da “Ciência Horrível” até enciclopédias; desde livros que se leem de uma rajada até cds interativos; há escolha, cultura e diversão para todos.

Passem pela biblioteca e deem uma espreitadela!

 

 

sábado, dezembro 03, 2011

Estante do mês – Religião e Moral

 

Uma vez que o Natal está à porta, esta é uma boa ocasião para nos debruçarmos sobre as clip_image002religiões e várias fés que existem neste planeta. E na nossa biblioteca não faltam livros e videos relacionados com este tema: desde o Xamanismo ao estudo do Budismo; desde o Islamismo ao Judaísmo; desde o Hinduísmo aos deuses africanos; desde o Panteísmo ao Deísmo; desde o Ateísmo às grandes discussões morais e éticas da Humanidade; enfim, não nos falta nada.

Já agora, e a título de curiosidade: sabem quantas religiões existem atualmente no nosso planeta? Há 22 religiões “maiores” que se encontram de boa saúde, mas pensa-se que haja mais de 60, sem falarmos das mais de 100 fés que são consideradas “seitas”, e não “religiões”.

Para saberes mais… aqui:

Imagem retirada daqui

segunda-feira, novembro 14, 2011

Estante Do Mês - Matemática

 

clip_image002

Como já vem sendo hábito, todos os meses dedicamos uma série de livros a um determinado tema e, desta vez, escolhemos a disciplina de Matemática.

Por que motivo este assunto é sempre visto por todos nós como sendo uma coisa terrivelmente aborrecida? E por que é que tem que ser aborrecida? E, no entanto, os números estão em toda a parte. Caso não tenham reparado, não há conversa alguma no planeta que não mencione uma data, uma quantidade, um pensamento abstrato. E eles estão em toda a parte: nos elevadores, nos carros, nos telemóveis, no nosso frigorífico, no nosso computador, no nosso andar, na nossa bicicleta, nos nossos sapatos, no teto das nossas casas, entre muitos outros exemplos.

Por fim, a linguagem universal, a linguagem do Cosmos, é a Matemática. Por isso, se algum extraterrestre decidir contatar-nos, podem ter a certeza absoluta de que será através de números e não através de uma língua.

Por isso, goste-se ou não, a Matemática é um passaporte para a sabedoria. E impõe muito, muito respeitinho…

terça-feira, outubro 04, 2011

Estante Do Mês- Ciências Naturais

clip_image001À semelhança dos anos anteriores, cada vez que montamos “a nossa barraquinha” mensal, é sempre com base num tema em particular que o fazemos. Este ano, optámos por uma coisa muito sonsinha e pouco original: as disciplinas escolares. E tomámos esta decisão por uma razão muito simples: nem todos os alunos se encontram a par dos materiais de apoio que a Biblioteca e o Centro de Recursos dispõem. Assim, nada melhor do que juntarmos o útil ao agradável!

Se o século passado foi o “Século do povo”, o século XXI há-de ser o da Ciência. Por isso mesmo, a música escolhida para o nosso vídeo pertence à série “Cosmos”, narrada por um grande cientista de nome Carl Sagan (ver foto).

Esperemos que a nossa variada escolha seja do agrado da nossa comunidade escolar!