Mostrar mensagens com a etiqueta DEPARTAMENTOS. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta DEPARTAMENTOS. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, fevereiro 07, 2019

Para que serve a escola?



Esta é a pergunta que estamos a colocar às turmas A e D do 7º ano: a biblioteca escolar, em conjunto com a professora Susana Laneiro - professora da disciplina de Cidadania – aceitaram o desafio lançado pelo docente Jorge Ferreira (ensinar os jovens a valorizar a escola pública) e estão neste momento a realizar um workshop de três sessões, cujo objetivo é mostrar aos nossos alunos o quanto a escola é importante para o seu futuro.
Aliás, nunca a escola foi TÃO importante como é agora: ao longo desta atividade, as duas turmas foram confrontadas com profissões do passado que já não existem e profissões que darão cartas num futuro próximo. Cada um dos alunos escolheu ao acaso um envelope que tinha dentro um emprego do tempo dos nossos avós… e foi uma risota generalizada. Muitos não sabiam o que era um tanoeiro, um moço de fretes, um “pica do sete”. E depressa perceberam, já na segunda sessão, que praticamente todos os empregos que existem à volta deles desaparecerão no espaço de 10-20 anos. “Vocês vão ser a geração que terá de inventar novos empregos”, disse a responsável da biblioteca às turmas presentes.
A experiência tem sido interessante, mas tem sido sobretudo didática: a escola pode ser, sem dúvida, “uma seca”, mas é graças a ela que muitas crianças pobres saem da pobreza, e têm uma oportunidade única de subir na hierarquia social.
O livro que serviu de mote a esta atividade chama-se Do Cinzento ao Azul Celeste, de Ana Oliveira, e será mais tarde usado na terceira sessão para servir de inspiração a um trabalho de equipa.
Fica aqui uma lista de profissões do passado, algumas do presente… e do futuro!

Imagem retirada daqui .

sábado, dezembro 01, 2018

EBOOK: Atenção, professores de Filosofia!


wpsE60.tmp
Já é do conhecimento de muitos o esforço da nossa equipa da biblioteca e centro de recursos em divulgar à comunidade escolar (quase) toda a coleção de que dispomos na Escola Secundária de Serpa. O trabalho é árduo, moroso mas vale a pena. Agora – e através do nosso blog - os docentes, alunos, pais e funcionários podem procurar por materiais de apoio, de investigação ou até mesmo de prazer, no conforto da sua casa. É que o livro que tanto desejamos pode estar a dois passos da sala de professores!
Desta vez, este ebook é dedicado à disciplina de Filosofia.
Todas as sugestões e  opiniões serão muito bem-vindas, por isso não hesitem em contactar-nos!

Fica aqui o  ebook:

quinta-feira, novembro 15, 2018

EBOOK: Coleção de livros em língua estrangeira – Inglês


wpsE357.tmp

Antes de mais, um agradecimento: a Embaixada dos Estados Unidos da América ofereceu à nossa biblioteca caixas e caixas de livros dedicados sobretudo à cultura anglo-americana. Não são apenas publicações de cariz didático: muitas são também simplesmente lindas, um manjar para os sentidos, um prazer para a alma. Estamos, portanto, muito agradecidos por termos recebido um presente tão rico, tão variado e tão belo.

Nós já tínhamos uma boa variedade de edições em língua inglesa, sobretudo da editora Penguin. Agora, graças a esta oferta já referida, a Scholastic, entre outras, irá juntar-se à nossa coleção. Por isso mesmo, apresentamos várias obras aos professores e aos alunos. Muitos destes livros até poderão servir para contrato de leitura em várias disciplinas. Além disso, ajudarão os alunos a não só adquirir mais vocabulário como também servirão para os mesmos adquirirem mais cultura geral. E há gostos para tudo: História, Ciência, Música, Desporto, Literatura, Música, Pintura…

Convém também referir que, para além de livros, a nossa equipa também dispõe de revistas em língua inglesa, especialmente dedicadas a todas as crianças e jovens que queiram melhorar o seu Inglês.

Fica aqui um ebook da nossa coleção, para todos verem e comentarem.

Boa leitura!

sexta-feira, outubro 26, 2018

Vamos conhecer a história do nosso planeta!


wps6BF.tmp
No dia 24 de Outubro, a equipa da biblioteca e centro de recursos humanos, em articulação com as disciplinas de História e Ciências Naturais, convidou um professor do Agrupamento de Escolas nº1 de Beja – professor Luís Miranda – a realizar uma palestra para as turmas dos 7º A e D, 10º A e 12º A. Teve como título A História da Terra contada num ano – da formação da Terra ao Homem: o processo de Hominização e o seu objectivo era mostrar aos nossos alunos a história da Formação do nosso planeta, bem como a origem e evolução da espécie humana. Desta forma, complementou-se os conteúdos científicos contemplados nos currículos das disciplinas supracitadas.
A sala estava cheia e muitas cadeiras tiveram que ser acrescentadas, pois alguns alunos mais curiosos de outras turmas também quiseram dar uma espreitadela! Ouviu-se, inclusivamente, a canção Lucy in the sky with Diamonds, dos eternos The Beatles e, para espanto dos professores presentes, vários alunos ainda conheciam esta canção, apesar de não conhecerem a história por detrás dela. Com efeito, foi durante uma escavação arqueológica em África, que se encontrou o esqueleto de um Australopitecos feminino (Austrolopithecus afarensis), que coincidiu precisamente com o momento em que, na rádio, passava esta canção! Desde aí, esta nossa antepassada foi baptizada com o nome de Lucy.
wps6DF.tmp Foram colocadas questões por alguns alunos, abrindo-se um pequeno espaço para debate. Muitos gostaram das imagens e vários lembravam-se – claro! – de alguns dinossauros. De uma coisa temos a certeza: estes alunos saíram da biblioteca com mais conhecimentos dos que já traziam das aulas. É para isto, afinal, que também serve a nossa biblioteca/centro de recursos.
Queremos, portanto, agradecer a todos quantos estiveram presentes – nomeadamente os docentes que acompanharam as turmas – e, sobretudo, agradecemos muito especialmente ao professor Luís Miranda, por ter aceite o nosso convite. Dá-nos imenso prazer trabalhar com colegas de outras escolas!wps6F0.tmp
Aqui ficam algumas imagens desta actividade, bem como – para quem não conhece – a canção Lucy in the sky with diamonds, dos The Beatles!
Até à próxima!
Lucy in the sky with diamonds – The Beatles
A descoberta de Lucy






sexta-feira, dezembro 06, 2013

CNL 2013-14

 

Estão abertas as inscrições para a participação no Concurso Nacional de Leitura 2013/14 – 1ª fase.

Clica nas imagens para ampliar o cartaz !!!

CNL_Dia 8 de janeiro de 2014

 

REGULAMENTO – Fase Escola

1. A 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, promovida pela BE da Escola Secundária de Serpa, em colaboração com o Grupo Disciplinar de Português, destina-se a todos os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário e pretende incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

2. As inscrições para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura decorrem até 13 de dezembro e os interessados em participar deverão inscrever-se na Biblioteca, ou junto do professor de Português.

3. Os concorrentes serão integrados em dois escalões:

1º escalão – alunos do Ensino Básico;

2º escalão – alunos do Ensino Secundário.

5. Para participar, cada concorrente deverá ler os seguintes títulos:

Ensino Básico: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e A Aia, de Eça de Queiroz;

Ensino Secundário: O Mandarim, de Eça de Queiroz, e O Largo, de Manuel da Fonseca.

6. As provas do Concurso serão presenciais e realizar-se-ão no dia 08 de janeiro de 2014, pelas 14h30m, no CIA.

7. Cada aluno deverá responder a um questionário-teste de leitura, constituído por 21 perguntas – 10 para cada obra (sendo 5 de escolha múltipla e 5 de resposta curta) – mais uma questão de desenvolvimento.

8. A prova terá a duração de 60 minutos.

9. Somados os pontos obtidos nesta prova, serão selecionados três vencedores por cada escalão, que se comprometem a representar a escola na fase distrital, a realizar numa das Bibliotecas Municipais do distrito, em data a anunciar.

10. Será ainda selecionado um suplente, em cada escalão, que substituirá um dos vencedores, em caso de desistência ou de ausência devidamente justificada.

11. Os vencedores e suplentes serão anunciados até ao dia 17 de Janeiro de 2014.

12. Os prémios para os alunos selecionados como vencedores e/ou que representem a escola, na fase distrital, serão constituídos por um cheque-FNAC para os 3 primeiros classificados de cada nível de ensino e serão entregues depois da participação na fase distrital.

13. O júri da prova será constituído por um professor da equipa da BE e por professores do Grupo de Português.

14. O júri poderá decidir pela não atribuição dos prémios previstos no ponto 12 em caso de qualidade insuficiente das provas prestadas.

quinta-feira, dezembro 05, 2013

Mês Internacional das bibliotecas – Comemoração do Halloween

 

clip_image002

Nos dias 31 de Outubro a 5 de Novembro, a nossa escola comemorou o famoso dia das bruxas. Esta festividade, apesar de ser mais celebrada nos países de cultura anglo-saxónica, tem vindo a ser, desde há uns bons vinte anos, parte da cultura dos portugueses, graças às influências dos filmes e séries americanos. Uma vez que a disciplina de Inglês faz parte da vida dos nossos alunos, juntou-se o útil ao agradável. Assim, e com a colaboração de vários professores e disciplinas, várias atividades, palestras, filmes exposições e sessões de leitura foram realizadas na nossa comunidade escolar.

Logo no primeiro dia, a escola foi presenteada com duas exposições: uma, dedicada ao realizador Tim Burton, foi completada com o visionamento de dois dos seus mais famosos filmes: Frankenweenie e O Estranho Mundo de Jack. A outra teve como tema os espíritos animais protetores dos índios norte-americanos – os totens - e teve como objetivo ensinar os nossos alunos a detetar quais destas entidades estariam a velar por eles. Por fim, a biblioteca também expôs uma montra cheia de livros dedicados ao mundo da fantasia e do terror, e vários deles foram requisitados pelos alunos. Entre eles, encontrava-se O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.

A turma TAP do 12º ano, em colaboração com as professoras Lurdes Deodato, Sílvia Pasadas e Helena Almeida também criaram cenários em ambiente dedicada ao dia das bruxas “Concílio das bruxas”  e as alunas mascararam-se a rigor, assustando os transeuntes e prevendo o futuro, através das cartas do tarot e dos búzios.

clip_image004

Ao longo da semana, a professora Sandra Costa, da equipa da biblioteca –  em colaboração com a docente Idalina Barras – efetuou uma palestra nas turmas do 10ºA e do 10ªB com o tema “A Moral e a ética nos géneros da ficção científica e da fantasia”. Enquanto se discutiam questões existenciais muito pertinentes (Quem sou eu/os direitos humanos e civis/a clonagem/ os limites da Ciência), a docente Sandra Costa também trouxe vários livros relacionados com estes assuntos bastante atuais e muito ligados às disciplinas do departamento das humanidades e da Filosofia. Por fim, a equipa da biblioteca também criou um concurso de contos do género fantástico, de nome “Uma História de Amor com um final triste”. Os alunos teriam que escrever uma pequena história, de duas páginas no máximo, para que mais tarde fosse afixada ao pé da exposição do Tim Burton e posteriormente divulgada no blog da biblioteca. Nesta atividade, participaram as turmas do 9º A, 10ºB e 10ºC.

No início da semana seguinte, o cineteatro de Serpa, em colaboração com o Projeto EMA exibiu o filme Aniki Bobó, do realizador Manuel de Oliveira. No final do mesmo, foram distribuídas poções mágicas à audiência! Ao mesmo tempo, a professora Teresa Carocinho, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Serpa, leu histórias de terror, numa caverna montada pelos alunos da turma TAP (Curso profissional técnico de apoio psicossocial). Estes contos foram contados em língua inglesa pela docente da mesma disciplina, para os alunos do 8º A, os quais, em seguida, realizaram uma atividade escrita relacionada com a compreensão e interpretação das histórias que ouviram.

À saída dos filmes e atividades foram efetuados questionários que tinham como objetivo avaliar o grau de satisfação da nossa comunidade. Para grande alegria nossa, o balanço foi muito positivo. Muitos sugeriram, para o próximo ano, a continuação dos contos de terror e, já agora, um desfile de zombies pela cidade!

Para o próximo ano, cá estaremos para divertir os nossos alunos e motivá-los para a pesquisa e leitura,  puxando sempre pela criatividade!

segunda-feira, outubro 28, 2013

domingo, outubro 27, 2013

Vem aí o dia das bruxas…

 

clip_image002 …E, como já vem sendo hábito na nossa escola, a equipa da biblioteca já anda, há umas boas semanas, e de mangas arregaçadas, a preparar exposições, palestras, livros, decorações de todos os gostos e feitios. O que não vai faltar é imaginação e boa disposição!

Tudo foi pensado ao pormenor: para além de várias turmas poderem assistir a dois esplêndidos filmes de terror (homenagem ao realizador de cinema Tim Burton), a biblioteca irá também criar exposições relacionadas com o Halloween: uma delas pretende prestar tributo ao realizador acima mencionado. Porém, iremos também entrar numa caverna para ouvirmos contos de terror. Pelo caminho, descobriremos qual é o nosso totem pessoal (uma espécie de animal-anjo que protege as nossas vidas) e, no fim, ainda faremos uma fusão entre a disciplina de Filosofia, a moral, e os géneros de ficção científica/fantasia. Haverá, assim, tempo para escrevermos, ouvirmos música, lermos e vermos filmes.

A escola está, portanto, de parabéns: vários professores de diferentes disciplinas e departamentos juntaram-se à biblioteca para celebrarmos um dia que, embora não seja propriamente tradicional no nosso país, tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos.

Afinal, quem é que não gosta de uma boa história de terror?

Imagem retirada daqui.

sábado, março 16, 2013

CHASSE À L’OEUF / EGG’S HUNT

 

O Sol brilhou nesta Caça ao ovo!

IMG_0005IMG_0006 (800x600)

As turmas do 7ºA e 8ºA, no âmbito das disciplinas de Inglês e Francês, e colaboração da BeCre, mostraram-se muito motivadas e empenhadas durante as provas da Caça ao Ovo.

IMG_0008

Objetivo final: vencer a prova. Por isso, muitos “ovinhos” percorreram a nossa escola, de papel na mão, pois as respostas acertadas a cada questão aumentavam a possibilidade de vitória. O13

Pelo meio, algumas equipas encontraram o seu ovo de chocolate, outras não. No final, a equipa vencedora “saboreou” de sorriso arreganhado a sua vitória. O11O14

o12champions

O Coelho está no papo!

OVOCLASS

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Visita de estudo ao Centro de Geofísica e aos laboratórios de Física da Universidade de Évora

No dia 29 de janeiro de 2013, e no âmbito da disciplina de projetos em ambiente, mais precisamente do Módulo 7 - Monitorização, prevenção e controlo da qualidade do ar, sob a orientação dos professores Maria de Lurdes Zorrinho e Joaquim Rato, os alunos do curso profissional de técnico de gestão do ambiente, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Geofísica de Évora e aos laboratórios de Física da Universidade da mesma cidade. Esta visita teve como objetivos verificar os vários tipos de instrumentos que são utilizados para a medição da temperatura e qualidade do ar, bem como ficar a conhecer como é constituída a atmosfera. Aqui fica um dos relatórios elaborados pelos alunos.



Relatório Visita ao Centro de Geofísica de Évora (2)

 

“ATMOSFERA: EVOLUÇÃO, COMPOSIÇÃO E INTERAÇÕES COM GEOSFERA E BIOSFERA”

No âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia, e Física e Química, sob a orientação das professoras Ana Cristina Baptista, Cristina Simão e Maria de Lurdes Zorrinho, os alunos das turmas A e C do 10º ano elaboraram PowerPoints com o tema “ATMOSFERA: EVOLUÇÃO, COMPOSIÇÃO E INTERAÇÕES COM GEOSFERA E BIOSFERA”. Estes trabalhos foram apresentados à turma.

Aqui ficam o guião elaborado pelas professoras e os trabalhos elaborados pelos alunos.

 

Links 10ºA:

Qualidade do ar na cidade - 10ºA

Camadas da Atmosfera-10ºA

Chuvas Ácidas -10ºA

Camada de ozono-10ºA

Efeito de Estufa -10ºA

Gases vestigiais da atmosfera -10ºA

 

Links 10ºC:

Atmosfera Primitiva

Caracterização das diferentes camadas da Atmosfera

Chuvas Ácidas

Camada do ozono

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

TINTIN …NA NOSSA BIBLIOTECA !

 

No dia 5 de Fevereiro, a turma do 9ºA, vai realizar um storypaper sobre as aventuras de Tintin.

Este jogo realiza-se no âmbito da disciplina de Francês em colaboração com a equipa da Biblioteca Escolar, visando a promoção da leitura.

Os alunos vão virar e revirar estas aventuras, viajando por países como o Congo, a China e a América.

 

CNL_REG

 

IMG_20130130_150443

Estás curioso? Requisita uma das suas aventuras!

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Tintin… o filme !!

 

Do papel para as telas do cinema, a personagem de Tintin, continua a mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo.

Spilberg, em 2011, realizou o filme ”As aventuras de Tintin: O segredo de Licorn”. Surpreendentemente, o filme estreou primeiro na Europa e só dois meses depois na América.

Foi-lhe atribuído um “Golden Globe” de melhor filme de animação, entre outros prémios, apesar de ter ficado fora do Óscar. Apenas foi indicado para Óscar como a melhor trilha sonora.

Podes ler a sinopse aqui.

Parabéns Tintin !!

 

clip_image002

Em Janeiro o Tintin está de parabéns. Desde 1929 que as aventuras do Tintin encantam as crianças e os adultos.

Estas aventuras começaram por ser publicadas em pequenos suplementos. Fizeram tanto sucesso que foram compiladas em livros. O seu autor Georges Remi, nascido em Bruxelas, mais conhecido por Hergé, inspirou-se em diferentes factos históricos para criar estas aventuras.

As histórias desde sempre estiveram envolvidas em várias polémicas, o que comprova a grande dimensão e impacto das aventuras do Tintin.

Aos fãs destas aventuras chamavam-se tintinófilos e muitos são os sites dedicados ao Tintin.

Aqui ficam alguns:

Site oficial

Outros locais:

Aqui , aquiaqui

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Concurso Nacional De Leitura na ESS

 

A nossa escola vai participar ! (Departamento de Línguas e colaboração da biblioteca escolar)

Consulta AQUI o regulamento.

 

Concurso Nacional De leitura - Cartaz Fim

terça-feira, abril 24, 2012

SEMANA DAS LÍNGUAS

 

SemanaL

 

clip_image002SEMANA DAS LÍNGUAS

24 de Abril de 2012 (3º feira) – 9:45H BlocoD

 

CONCURSO “The best Apple Pie”

clip_image004

REGULAMENTO

1. Inscrição

§ O período de inscrição decorre entre 19 a 23 de Abril.

§ A inscrição é efetuada após o completo preenchimento da ficha de inscrição.

§ A ficha de inscrição está disponível para cópia e preenchimento na reprografia da escola.

A inscrição deverá ser entregue até às 12h30m do dia 23 de Abril, na Biblioteca da escola junto dos responsáveis da mesma.

2. Condições de admissão

§ Podem participar no concurso todos os elementos da comunidade educativa.

3. Amostras

§ As amostras (tartes) deverão ser entregues pelos inscritos na sala dos funcionários no bloco D, no dia 24 de Abril, pelas 9h45m.

§ A apresentação/ decoração das tartes é critério de avaliação.

4. Júri

§ O júri será constituído por seis elementos (comunidade educativa e convidado externo).

§ O júri analisará sensorialmente e classificará as amostras, preenchendo uma ficha de prova, sendo as amostras analisadas com a garantia de absoluto anonimato.

§ A decisão do júri é final e incontestável.

§ Em caso de empate, o presidente do júri terá voto de qualidade.

5. Prémios

§ A todos os participantes será atribuído um certificado de participação.

§ Será premiado o inscrito cuja amostra seja classificada em 1 lugar.

§ O prémio será divulgado pelas 16h do dia 24 de Abril (Afixado no Bloco D) e entregue na cessão de encerramento da semana das línguas (6ºfeira, 27 de Abril, 16H-CineTeatro de Serpa)

1º Prémio – Alta tecnologia para confeção culinária.

 

Diapositivo1

sexta-feira, março 30, 2012

Pesca elétrica na ribeira do Vascão

 

Introdução: Com os objetivos de aferir o efeito que as barragens de Alqueva e Pedrogão estão a exercer na dinâmica populacional dos peixes que se encontram a jusante, conhecer as espécies autóctones e alóctones da bacia do Guadiana, e conhecer a técnica de pesca elétrica, os alunos do curso profissional de técnico de gestão do ambiente, acompanhados dos professores Carlos Moreira, e em parceria com técnicos do Parque Natural do Vale do Guadiana, participaram numa sessão de pesca elétrica na ribeira do Vascão.

quarta-feira, março 28, 2012

Anilhagem em Serpa

 

Com os objetivos de identificar espécies de avifauna, compreender o papel ecológico das aves e conhecer a técnica de anilhagem, os alunos do curso profissional de técnico de gestão do ambiente, acompanhados dos professores Carlos Moreira e Leonor Paiva, e em parceria com técnico do Parque Natural do Vale do Guadiana, participaram numa sessão de anilhagem na Herdade do Peixoto em Serpa.

segunda-feira, março 26, 2012

Visita ao Jardim Botânico da Universidade de Lisboa

 

No âmbito das disciplinas de Filosofia e Biologia e Geologia, e acompanhados pelas professoras Laura Sarroeira e Leonor Paiva, os alunos da turma B do 11º ano visitaram o Jardim Botânico de Lisboa. Foram objetivos desta atividade salientar a importância da conservação da biodiversidade vegetal, realçando o papel fundamental dos produtores nos respetivos ecossistemas.