quinta-feira, março 28, 2019
quinta-feira, fevereiro 07, 2019
Para que serve a escola?
sábado, dezembro 01, 2018
EBOOK: Atenção, professores de Filosofia!
quinta-feira, novembro 15, 2018
EBOOK: Coleção de livros em língua estrangeira – Inglês
Antes de mais, um agradecimento: a Embaixada dos Estados Unidos da América ofereceu à nossa biblioteca caixas e caixas de livros dedicados sobretudo à cultura anglo-americana. Não são apenas publicações de cariz didático: muitas são também simplesmente lindas, um manjar para os sentidos, um prazer para a alma. Estamos, portanto, muito agradecidos por termos recebido um presente tão rico, tão variado e tão belo.
Nós já tínhamos uma boa variedade de edições em língua inglesa, sobretudo da editora Penguin. Agora, graças a esta oferta já referida, a Scholastic, entre outras, irá juntar-se à nossa coleção. Por isso mesmo, apresentamos várias obras aos professores e aos alunos. Muitos destes livros até poderão servir para contrato de leitura em várias disciplinas. Além disso, ajudarão os alunos a não só adquirir mais vocabulário como também servirão para os mesmos adquirirem mais cultura geral. E há gostos para tudo: História, Ciência, Música, Desporto, Literatura, Música, Pintura…
Convém também referir que, para além de livros, a nossa equipa também dispõe de revistas em língua inglesa, especialmente dedicadas a todas as crianças e jovens que queiram melhorar o seu Inglês.
Fica aqui um ebook da nossa coleção, para todos verem e comentarem.
Boa leitura!
sexta-feira, outubro 26, 2018
Vamos conhecer a história do nosso planeta!
Lucy in the sky with diamonds – The Beatles
A descoberta de Lucy
sexta-feira, dezembro 06, 2013
CNL 2013-14
Estão abertas as inscrições para a participação no Concurso Nacional de Leitura 2013/14 – 1ª fase.
Clica nas imagens para ampliar o cartaz !!!
REGULAMENTO – Fase Escola
1. A 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, promovida pela BE da Escola Secundária de Serpa, em colaboração com o Grupo Disciplinar de Português, destina-se a todos os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário e pretende incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.
2. As inscrições para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura decorrem até 13 de dezembro e os interessados em participar deverão inscrever-se na Biblioteca, ou junto do professor de Português.
3. Os concorrentes serão integrados em dois escalões:
1º escalão – alunos do Ensino Básico;
2º escalão – alunos do Ensino Secundário.
5. Para participar, cada concorrente deverá ler os seguintes títulos:
Ensino Básico: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e A Aia, de Eça de Queiroz;
Ensino Secundário: O Mandarim, de Eça de Queiroz, e O Largo, de Manuel da Fonseca.
6. As provas do Concurso serão presenciais e realizar-se-ão no dia 08 de janeiro de 2014, pelas 14h30m, no CIA.
7. Cada aluno deverá responder a um questionário-teste de leitura, constituído por 21 perguntas – 10 para cada obra (sendo 5 de escolha múltipla e 5 de resposta curta) – mais uma questão de desenvolvimento.
8. A prova terá a duração de 60 minutos.
9. Somados os pontos obtidos nesta prova, serão selecionados três vencedores por cada escalão, que se comprometem a representar a escola na fase distrital, a realizar numa das Bibliotecas Municipais do distrito, em data a anunciar.
10. Será ainda selecionado um suplente, em cada escalão, que substituirá um dos vencedores, em caso de desistência ou de ausência devidamente justificada.
11. Os vencedores e suplentes serão anunciados até ao dia 17 de Janeiro de 2014.
12. Os prémios para os alunos selecionados como vencedores e/ou que representem a escola, na fase distrital, serão constituídos por um cheque-FNAC para os 3 primeiros classificados de cada nível de ensino e serão entregues depois da participação na fase distrital.
13. O júri da prova será constituído por um professor da equipa da BE e por professores do Grupo de Português.
14. O júri poderá decidir pela não atribuição dos prémios previstos no ponto 12 em caso de qualidade insuficiente das provas prestadas.
quinta-feira, dezembro 05, 2013
Mês Internacional das bibliotecas – Comemoração do Halloween
Nos dias 31 de Outubro a 5 de Novembro, a nossa escola comemorou o famoso dia das bruxas. Esta festividade, apesar de ser mais celebrada nos países de cultura anglo-saxónica, tem vindo a ser, desde há uns bons vinte anos, parte da cultura dos portugueses, graças às influências dos filmes e séries americanos. Uma vez que a disciplina de Inglês faz parte da vida dos nossos alunos, juntou-se o útil ao agradável. Assim, e com a colaboração de vários professores e disciplinas, várias atividades, palestras, filmes exposições e sessões de leitura foram realizadas na nossa comunidade escolar.
Logo no primeiro dia, a escola foi presenteada com duas exposições: uma, dedicada ao realizador Tim Burton, foi completada com o visionamento de dois dos seus mais famosos filmes: Frankenweenie e O Estranho Mundo de Jack. A outra teve como tema os espíritos animais protetores dos índios norte-americanos – os totens - e teve como objetivo ensinar os nossos alunos a detetar quais destas entidades estariam a velar por eles. Por fim, a biblioteca também expôs uma montra cheia de livros dedicados ao mundo da fantasia e do terror, e vários deles foram requisitados pelos alunos. Entre eles, encontrava-se O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.
A turma TAP do 12º ano, em colaboração com as professoras Lurdes Deodato, Sílvia Pasadas e Helena Almeida também criaram cenários em ambiente dedicada ao dia das bruxas “Concílio das bruxas” e as alunas mascararam-se a rigor, assustando os transeuntes e prevendo o futuro, através das cartas do tarot e dos búzios.
Ao longo da semana, a professora Sandra Costa, da equipa da biblioteca – em colaboração com a docente Idalina Barras – efetuou uma palestra nas turmas do 10ºA e do 10ªB com o tema “A Moral e a ética nos géneros da ficção científica e da fantasia”. Enquanto se discutiam questões existenciais muito pertinentes (Quem sou eu/os direitos humanos e civis/a clonagem/ os limites da Ciência), a docente Sandra Costa também trouxe vários livros relacionados com estes assuntos bastante atuais e muito ligados às disciplinas do departamento das humanidades e da Filosofia. Por fim, a equipa da biblioteca também criou um concurso de contos do género fantástico, de nome “Uma História de Amor com um final triste”. Os alunos teriam que escrever uma pequena história, de duas páginas no máximo, para que mais tarde fosse afixada ao pé da exposição do Tim Burton e posteriormente divulgada no blog da biblioteca. Nesta atividade, participaram as turmas do 9º A, 10ºB e 10ºC.
No início da semana seguinte, o cineteatro de Serpa, em colaboração com o Projeto EMA exibiu o filme Aniki Bobó, do realizador Manuel de Oliveira. No final do mesmo, foram distribuídas poções mágicas à audiência! Ao mesmo tempo, a professora Teresa Carocinho, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Serpa, leu histórias de terror, numa caverna montada pelos alunos da turma TAP (Curso profissional técnico de apoio psicossocial). Estes contos foram contados em língua inglesa pela docente da mesma disciplina, para os alunos do 8º A, os quais, em seguida, realizaram uma atividade escrita relacionada com a compreensão e interpretação das histórias que ouviram.
À saída dos filmes e atividades foram efetuados questionários que tinham como objetivo avaliar o grau de satisfação da nossa comunidade. Para grande alegria nossa, o balanço foi muito positivo. Muitos sugeriram, para o próximo ano, a continuação dos contos de terror e, já agora, um desfile de zombies pela cidade!
Para o próximo ano, cá estaremos para divertir os nossos alunos e motivá-los para a pesquisa e leitura, puxando sempre pela criatividade!
segunda-feira, outubro 28, 2013
domingo, outubro 27, 2013
Vem aí o dia das bruxas…
…E, como já vem sendo hábito na nossa escola, a equipa da biblioteca já anda, há umas boas semanas, e de mangas arregaçadas, a preparar exposições, palestras, livros, decorações de todos os gostos e feitios. O que não vai faltar é imaginação e boa disposição!
Tudo foi pensado ao pormenor: para além de várias turmas poderem assistir a dois esplêndidos filmes de terror (homenagem ao realizador de cinema Tim Burton), a biblioteca irá também criar exposições relacionadas com o Halloween: uma delas pretende prestar tributo ao realizador acima mencionado. Porém, iremos também entrar numa caverna para ouvirmos contos de terror. Pelo caminho, descobriremos qual é o nosso totem pessoal (uma espécie de animal-anjo que protege as nossas vidas) e, no fim, ainda faremos uma fusão entre a disciplina de Filosofia, a moral, e os géneros de ficção científica/fantasia. Haverá, assim, tempo para escrevermos, ouvirmos música, lermos e vermos filmes.
A escola está, portanto, de parabéns: vários professores de diferentes disciplinas e departamentos juntaram-se à biblioteca para celebrarmos um dia que, embora não seja propriamente tradicional no nosso país, tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos.
Afinal, quem é que não gosta de uma boa história de terror?
Imagem retirada daqui.
sábado, março 16, 2013
CHASSE À L’OEUF / EGG’S HUNT
O Sol brilhou nesta Caça ao ovo!
As turmas do 7ºA e 8ºA, no âmbito das disciplinas de Inglês e Francês, e colaboração da BeCre, mostraram-se muito motivadas e empenhadas durante as provas da Caça ao Ovo.
Objetivo final: vencer a prova. Por isso, muitos “ovinhos” percorreram a nossa escola, de papel na mão, pois as respostas acertadas a cada questão aumentavam a possibilidade de vitória.
Pelo meio, algumas equipas encontraram o seu ovo de chocolate, outras não. No final, a equipa vencedora “saboreou” de sorriso arreganhado a sua vitória. ![]()
![]()
O Coelho está no papo!
quarta-feira, fevereiro 20, 2013
Visita de estudo ao Centro de Geofísica e aos laboratórios de Física da Universidade de Évora
“ATMOSFERA: EVOLUÇÃO, COMPOSIÇÃO E INTERAÇÕES COM GEOSFERA E BIOSFERA”
No âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia, e Física e Química, sob a orientação das professoras Ana Cristina Baptista, Cristina Simão e Maria de Lurdes Zorrinho, os alunos das turmas A e C do 10º ano elaboraram PowerPoints com o tema “ATMOSFERA: EVOLUÇÃO, COMPOSIÇÃO E INTERAÇÕES COM GEOSFERA E BIOSFERA”. Estes trabalhos foram apresentados à turma.
Aqui ficam o guião elaborado pelas professoras e os trabalhos elaborados pelos alunos.
Links 10ºA:
Qualidade do ar na cidade - 10ºA
Camadas da Atmosfera-10ºA
Chuvas Ácidas -10ºA
Camada de ozono-10ºA
Efeito de Estufa -10ºA
Gases vestigiais da atmosfera -10ºA
Links 10ºC:
Atmosfera Primitiva
Caracterização das diferentes camadas da Atmosfera
Chuvas Ácidas
Camada do ozono
sexta-feira, fevereiro 01, 2013
TINTIN …NA NOSSA BIBLIOTECA !
No dia 5 de Fevereiro, a turma do 9ºA, vai realizar um storypaper sobre as aventuras de Tintin.
Este jogo realiza-se no âmbito da disciplina de Francês em colaboração com a equipa da Biblioteca Escolar, visando a promoção da leitura.
Os alunos vão virar e revirar estas aventuras, viajando por países como o Congo, a China e a América.
Estás curioso? Requisita uma das suas aventuras!
quinta-feira, janeiro 31, 2013
Tintin… o filme !!
Do papel para as telas do cinema, a personagem de Tintin, continua a mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo.
Spilberg, em 2011, realizou o filme ”As aventuras de Tintin: O segredo de Licorn”. Surpreendentemente, o filme estreou primeiro na Europa e só dois meses depois na América.
Foi-lhe atribuído um “Golden Globe” de melhor filme de animação, entre outros prémios, apesar de ter ficado fora do Óscar. Apenas foi indicado para Óscar como a melhor trilha sonora.
Podes ler a sinopse aqui.
Parabéns Tintin !!
Em Janeiro o Tintin está de parabéns. Desde 1929 que as aventuras do Tintin encantam as crianças e os adultos.
Estas aventuras começaram por ser publicadas em pequenos suplementos. Fizeram tanto sucesso que foram compiladas em livros. O seu autor Georges Remi, nascido em Bruxelas, mais conhecido por Hergé, inspirou-se em diferentes factos históricos para criar estas aventuras.
As histórias desde sempre estiveram envolvidas em várias polémicas, o que comprova a grande dimensão e impacto das aventuras do Tintin.
Aos fãs destas aventuras chamavam-se tintinófilos e muitos são os sites dedicados ao Tintin.
Aqui ficam alguns:
Outros locais:
quinta-feira, dezembro 13, 2012
Concurso Nacional De Leitura na ESS
A nossa escola vai participar ! (Departamento de Línguas e colaboração da biblioteca escolar)
Consulta AQUI o regulamento.
terça-feira, abril 24, 2012
SEMANA DAS LÍNGUAS
24 de Abril de 2012 (3º feira) – 9:45H BlocoD
CONCURSO “The best Apple Pie”
REGULAMENTO
1. Inscrição
§ O período de inscrição decorre entre 19 a 23 de Abril.
§ A inscrição é efetuada após o completo preenchimento da ficha de inscrição.
§ A ficha de inscrição está disponível para cópia e preenchimento na reprografia da escola.
A inscrição deverá ser entregue até às 12h30m do dia 23 de Abril, na Biblioteca da escola junto dos responsáveis da mesma.
2. Condições de admissão
§ Podem participar no concurso todos os elementos da comunidade educativa.
3. Amostras
§ As amostras (tartes) deverão ser entregues pelos inscritos na sala dos funcionários no bloco D, no dia 24 de Abril, pelas 9h45m.
§ A apresentação/ decoração das tartes é critério de avaliação.
4. Júri
§ O júri será constituído por seis elementos (comunidade educativa e convidado externo).
§ O júri analisará sensorialmente e classificará as amostras, preenchendo uma ficha de prova, sendo as amostras analisadas com a garantia de absoluto anonimato.
§ A decisão do júri é final e incontestável.
§ Em caso de empate, o presidente do júri terá voto de qualidade.
5. Prémios
§ A todos os participantes será atribuído um certificado de participação.
§ Será premiado o inscrito cuja amostra seja classificada em 1 lugar.
§ O prémio será divulgado pelas 16h do dia 24 de Abril (Afixado no Bloco D) e entregue na cessão de encerramento da semana das línguas (6ºfeira, 27 de Abril, 16H-CineTeatro de Serpa)
1º Prémio – Alta tecnologia para confeção culinária.
sexta-feira, março 30, 2012
Pesca elétrica na ribeira do Vascão
Introdução: Com os objetivos de aferir o efeito que as barragens de Alqueva e Pedrogão estão a exercer na dinâmica populacional dos peixes que se encontram a jusante, conhecer as espécies autóctones e alóctones da bacia do Guadiana, e conhecer a técnica de pesca elétrica, os alunos do curso profissional de técnico de gestão do ambiente, acompanhados dos professores Carlos Moreira, e em parceria com técnicos do Parque Natural do Vale do Guadiana, participaram numa sessão de pesca elétrica na ribeira do Vascão.
quarta-feira, março 28, 2012
Anilhagem em Serpa
Com os objetivos de identificar espécies de avifauna, compreender o papel ecológico das aves e conhecer a técnica de anilhagem, os alunos do curso profissional de técnico de gestão do ambiente, acompanhados dos professores Carlos Moreira e Leonor Paiva, e em parceria com técnico do Parque Natural do Vale do Guadiana, participaram numa sessão de anilhagem na Herdade do Peixoto em Serpa.
segunda-feira, março 26, 2012
Visita ao Jardim Botânico da Universidade de Lisboa
No âmbito das disciplinas de Filosofia e Biologia e Geologia, e acompanhados pelas professoras Laura Sarroeira e Leonor Paiva, os alunos da turma B do 11º ano visitaram o Jardim Botânico de Lisboa. Foram objetivos desta atividade salientar a importância da conservação da biodiversidade vegetal, realçando o papel fundamental dos produtores nos respetivos ecossistemas.



