Mostrar mensagens com a etiqueta NOTíCIAS. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta NOTíCIAS. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, fevereiro 20, 2019

Parlamento dos Jovens- Secundário

É com grande alegria que anunciamos que a escola secundária de Serpa venceu, ontem, a fase regional do Parlamento dos Jovens- Secundário, conjuntamente com a Escola Profissional de Cuba e a escola secundária de Castro Verde. O Programa do Parlamento dos Jovens-Secundário teve como tema central as alterações climáticas. Envolveu 13 escolas e 52 deputados/alunos. Após uma manhã intensa de trabalho foi aprovado o Projeto de Recomendação da Escola Profissional de Cuba, com alterações.
A nossa escola foi representada pelos alunos Leonor Coelho (10ºC), Bruno Correia (11ºA ), Mafalda Silva (10º A) e Ricardo Sargento (12ºD). No final, a aluna Leonor Coelho foi eleita, pelos seus pares, porta-voz do círculo de Beja. Os trabalhos decorreram com elevado sentido de civismo e participação democrática. 
Nos dias 20 e 21 de maio decorrerá a Fase Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República. A todos os participantes e em especial aos nossos deputados desejamos os maiores sucessos. 
Nesta sessão regional decorreu, também, o concurso Euroscola. As alunas Leonor Coelho e Beatriz Mestre apresentaram uma pequena peça. Por 8 décimas não nos sagramos vencedores, mas estamos muito orgulhosos. O Euroscola inicia-se todos os anos em janeiro, começando na sessão distrital ou regional, sendo escolhida uma escola para a sessão nacional e finalmente, para os vencedores do concurso Euroscola, na sessão nacional. O Parlamento Europeu acolhe estudantes de todos os estados membros da União Europeia, para passar um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.  

sábado, janeiro 12, 2019

Já alguma vez OUVIU a língua da Babilónia?


wpsA785.tmp

Boa pergunta: a que soa? Obviamente que não há registos sonoros da mesma. Afinal, o fonógrafo chegou um bocadinho tarde: só foi descoberto no século XIX e esta língua desapareceu há cerca de 2000 anos, juntamente com outras como o Aramaico (a língua de Jesus). No entanto, um ramo científico chamado Linguística Diacrónica (o estudo da evolução das línguas, ao longo dos tempos) permite-nos fazer uma viagem ao passado e reconstruir, da forma mais fiel possível, sons que já desapareceram. Para isso, a Arqueologia e a Informática têm sido grandes aliados da Linguística: sabe-se hoje que o som “V” não existia originalmente no Latim (O “V” deve ser lido como se fosse o som “U”) graças a descobertas de cartas, livros e poesias do império Romano.

wpsA796.tmp E é nestas coisas que se vê até que ponto algumas universidades do Ocidente – apesar da decadência geral do sistema de Ensino em toda a Europa e E.U.A - ainda continuam a dar cartas. Uma delas é a famosa Universidade de Cambridge. Chefiado pelo professor Martin Worthington, o seu departamento e um grupo de estudantes entusiasmados deram vida a uma velha estória com mais de 2000 anos de idade: O homem pobre de Nippur (uma cidade antiga que pertence, hoje, ao Iraque). E o resultado é fascinante: usando a atmosfera do próprio edifício universitário, assim como a lindíssima música da compositora Stef Conner, gerou-se uma ambiência irreal mas mágica, que nos transporta a um tempo perdido no tempo.

A primeira coisa que reparamos nesta história é o conceito de vingança, e até que ponto a violência estava normalizada nesta antiga civilização. A segunda é o facto de este império antigo valorizar a inteligência e a manha, e mostrar, através desta “fábula”, que nem a arrogância e as más ações dos ricos escapam à “justiça dos deuses”. O nome do pobre – Gimil- Ninutra – significa literalmente “vingança do deus Ninutra”, deus esse que era o patrono da cidade de Nippur. Assim, esta personagem representa o papel da deusa grega Némesis ou, melhor dizendo, “cá se fazem, cá se pagam”.

Para mais informações desta notícia, cliquem neste link .

Não se esqueçam de ativar as legendas!

Vídeo: O homem pobre de Nippur

As imagens foram retiradas do link acima mencionado. 

sábado, dezembro 01, 2018

EBOOK: Catálogo dos livros expostos na Feira do Livro


wps3200.tmp
E pronto! Como tínhamos prometido, vai abrir a Feira do Livro, que terá lugar no espaço da biblioteca escolar da Escola Secundária de Serpa, a partir da segunda-feira até quarta.
Como é da praxe, há um pouco de tudo, é pró menino e prá menina. Gostam de romances de amor? Temos. Gostam de literatura séria, dos grandes clássicos? Temos. Gostam de livros de culinária? Temos. Gostam de romances policiais? Temos. Gostam de romances históricos? Temos. Gostam de livros de auto-ajuda? Temos. Gostam de livros dedicados à Ciência? Temos. Querem motivar os mais jovens para a leitura? Temos. Querem livros contemplados na disciplina de Português? Temos.
Deixamos aqui um ebook com as fotos de quase todos os livros que vieram em quatro caixas, cheias de promessas de boas horas passadas.
Visitem-nos!!






quarta-feira, novembro 14, 2018

Adeus, Stan Lee!

wps3A62.tmp

Toda a gente já ouviu falar de George Lucas (Star Wars) e de Gene Roddenberry (Star Trek). Porém – embora todos saibam muito bem quem é o Capitão América, O Homem de Ferro, O Homem- Aranha, O Pantera Negra e até a Viúva Negra, entre muitos outros super-heróis – poucos estão a par do facto de que, por detrás destas personagens maravilhosas, esteve um dos homens mais criativos e visionários do século XX: Stan Lee. Por isso mesmo, é com grande tristeza que a equipa BE/CRE se despede do homem que mais influenciou o mundo das comics (nome que os Americanos dão à banda desenhada ligada à ficção científica).

wps3A73.tmpStan Lee morreu ontem, felizmente ao lado da sua filha. Morreu ontem aos 95 anos, com uma pneumonia. Os seus últimos anos foram passados nos tribunais e, graças a Deus, ganhou a causa. Foi vítima de violência no lar em que estava, foi explorado pelo seu manager pessoal, foi usado pela própria companhia que ele ajudou a engrandecer (a famosa Marvel). No fim, os ultra-radicais da esquerda americana vaiavam-no nas salas de cinema, por este ser um “branco privilegiado”. Isto levou a que até atores de Hollywood, enfurecidos com a forma como este genial ancião estava a ser tratado por fedelhos mimados, oferecessem as suas mansões e a sua companhia para que este herói da vida real tivesse uma velhice digna e bem merecida. Felizmente tudo acabou bem, mas Stan Lee não merecia isto…

Deixamos aqui uma homenagem sincera e sentida ao americano que criava histórias de encantar para crianças e adultos. Um americano que era progressista, defensor dos direitos humanos, crente da força das mulheres e globalista até aos ossos. O mais triste não é ele ter partido. O triste é constatarmos que os grandes partem… e já não há ninguém que os substitua.

As aparições de Stan Lee em todos os filmes da Marvel:

Imagens retiradas daqui .

quinta-feira, novembro 08, 2018

Asteróide ou sonda extraterrestre??


clip_image002

Não, não é piada. Desta vez, o debate é a sério e já chegou aos meios de comunicação mainstream. Mais ainda, cientistas reputados como Seth Shostak (o diretor do instituto SETI- sigla para “Procura de Vida Inteligente”) ou Coryn Bailer-Jones, astrónomo do Instituto Max Planck, já tinham colocado esta hipótese. Desta vez, é um grupo de investigação vindo da faculdade de Harvard que está a ponderar …
A esta hora, você, querido leitor, já está confuso: o que é que se passa?? Vem aí uma nave espacial e eu sou o último a saber??
Vamos contar a história do início: no dia 23 de Novembro do ano passado, o conjunto de telescópios em Hawai, de nome PAN-STARRS detetou um estranho objeto muito perto do Sol. Depressa foi batizado com o nome Oumuamua, palavra havaiana que significa “batedor” (no sentido militar ou geográfico: reconhecedor de espaço). A hipótese mais mundana é assumir que este calhau voador, do tamanho de um pequeno estádio, é um asteróide. Porém, há coisas que não batem certo: não só esta pedra gigantesca demonstrou uma velocidade pouco vulgar como, mais estranho ainda, possui um aspeto argonómico que nunca se viu num objeto destes. Com efeito, é delgado como um charuto e parece ter sido desenhado... para se parecer com uma nave espacial ou, melhor dizendo, sonda. Para tornar a história ainda mais interessante, uma equipa de cientistas conseguiu detetar, através de cálculos matemáticos, quatro planetas anões que – caso esta hipótese seja a correta – podem ser o lugar de origem desta “máquina voadora”.
Agora, uma equipa de cientistas de Harvard, liderada por Avi Loeb e Shmuel Bialy, após longas horas de observação e análise, escreveram um trabalho científico na revista The Astrophysical Journal Letters, concluindo que, muito provavelmente, este asteroide não só é uma sonda como, ainda por cima – a julgar pelas mudanças de velocidade observadas – está a funcionar perfeitamente! Loeb e Bialy admitem que a sua teoria é quase exótica e absurda para a maioria dos seus colegas. Porém, Loeb afirmou: “Eu sigo a máxima de Sherlock Holmes: quando tu excluis tudo o que é impossível, o que resta só pode ser verdade”.
Já não é a primeira vez que os nossos telescópios detetaram coisas estranhas no céu. O objeto mais lendário de todos é o famoso “Cavaleiro Negro”, que ainda hoje confunde os cientistas e é pasto para todo o tipo de teorias. No entanto, esta é, de facto, a primeira vez em muitos anos que faculdades e centros de investigação de reputação impecável aceitam a hipótese de “visitas de homenzinhos cinzentos” ao nosso planeta, nem que esta visita seja “de médico”.
Será que a série Ancient Aliens tinha razão? Já podemos gritar “THE GOOOODS”, como eles dizem? Hmmmm...
Fica aqui o artigo completo para vocês lerem. A imagem foi retirada deste link.

Vídeo: Oumuamua pode ser uma nave alienígena, dizem os Astrofísicos de Harvard









quinta-feira, junho 05, 2014

Balanço do segundo período - Atividades e projetos

 

clip_image002

Após três meses de trabalho e de empenho por parte de todos os docentes deste agrupamento, é hora de fazermos um balanço de tudo o que foi feito.

Para começar, a nossa biblioteca manteve a tradição de divulgar os livros que constamclip_image004 do nosso espaço, através da “estante do mês”: a de Janeiro foi dedicada à pintura, a de Fevereiro teve como tema principal escritores e poetas da língua francesa e, por fim, a estante do mês de Março – a propósito do Dia Mundial da Poesia – serviu para homenagear grandes poetas portugueses.

Os “Dias das Línguas”, celebrados no mês de Fevereiro, envolveram todos os elementos do Departamento de Línguas, e a equipa da biblioteca não se esquivou ao trabalho: enquanto os colegas de várias disciplinas - com a colaboração das funcionárias da nossa escola e do centro de recursos – estiveram encarregados de criar projetos, atividades, feiras e menus dedicados a cada nação selecionada, foi da nossa responsabilidade não só uma montra com exposição de grandes escritores e poetas mundiais mas também de divulgar uma montra contendo nomes da literatura e Filosofia presentes grandes e promover nomes de autores francófonos: foram espalhados por toda a escola citações famosas de grandes pensadores, poetas e escritores vindos da França, Bélgica ou Luxemburgo. Eis aqui alguns exemplos:

clip_image006clip_image008clip_image010

Ao longo do período, a seleção dos participantes no Concurso Nacional de Leitura (fase de escola) decorreu com serenidade e a nossa escola, classificou-se em 5º lugar com o aluno João Mestre, na fase distrital -ensino secundário. Os nossos alunos estão de parabéns!

O mês de Março também foi o mês da já tradicional “Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 17 e 21 de Março”: ambos os estabelecimentos escolares deste agrupamento – Escola Básica de Vila Nova de São Bento e Escola Secundária de Serpa – andaram muito ocupados a tentar incutir nos nossos alunos o gosto pela leitura e literatura. Assim, a Escola Básica de Vila Nova de São Bento cumpriu as seguintes atividades: exposição de trabalhos a propósito da “Evolução das palavras e dos caracteres” (turma do 2ºciclo); exposição de livros na Biblioteca Escolar, toda ela dedicada à literatura feminina, para celebrar o “mês da mulher” (turmas do 3ºciclo); criação da “ Árvore da poesia”, a propósito do Dia da Árvore; Palestra sobre saúde oral com António J. Sargento (turmas dos 7ºs e 8ºs ano); dramatização do livro "O sorriso da estrela" feita por um grupo de alunos (1º e 2 º ciclos); por fim, foi lido o livro "Kiko, o dentinho de leite" (alunos do Pré escolar e 1º ciclo), seguido de uma visualização do filme “A lenda do reino dos dentes”, realizado pelo projeto SOBE, da empresa Colgate.

clip_image012 Já na nossa escola –ESS-as atividades centraram-se quase todas nos mesmos temas: no dia 18 de Março foi criado o “Pomar da Poesia” que, mais tarde, serviu para uma atividade de peddypaper de nome “O verso no ovo”, dedicada à poesia. Neste “pomar”, os membros desta escola também puderam ver uma exposição de livros encadernados e mágicos, realizados pelos alunos das turmas dos 7º e 8º anos, e muitos destes trabalhos foram o resultado de um ótimo workshop de encadernação, da autoria de Alexandra Matos e Sara Cruz, com a colaboração da Musibéria. Também no mesmo dia, foi divulgado o livro “Ah, a Música”, da autora e ilustradora Amélia Carapinha, às turmas do 7º e do 8º ano, apresentação esta que teve, mais uma vez, a colaboração da Musibéria. Por fim, a turma do 9º ano, com a ajuda da professora Lurdes Deodato, também juntou a sua exposição “Ler é uma festa!” ao pé do “Pomar da Poesia”. Em suma: quem subisse as escadas para a biblioteca iria encontrar um festim para os olhos!

clip_image014Enquanto todas estas atividades ocorriam, a biblioteca – como já foi dito acima – não só dedicou a estante deste mês à poesia de Portugal, como também publicou vários artigos que tinham como objetivo ensinar a origem de palavras e expressões correntes. Além disso, também espalhou pelas carteiras de todas as salas de aula pequenos marcadores, cada um contendo o significado original de uma palavra. Esta atividade teve muito sucesso, e houve inclusivamente alunos que colecionaram os 12 vocábulos!

E não é tudo!: as turmas do 7º e 10º anos assistiram a várias palestras educativas, da autoria da professora Sandra Costa. Assim, no dia 21 de Março, os alunos do 7º ano aprenderam um pouco mais sobre a história da pintura e da fotografia, através da palestra “O amor na pintura e na literatura”, e a mesma serviu também para divulgar livros que existiam na nossa biblioteca (alguns alunos requisitaram obras). Quanto aos discentes da turma A do 10º ano, estes ouviram e trocaram ideias, a propósito do tema “A evolução do amor, ao longo dos séculos”. Nesta palestra, mencionaram-se vários assuntos como, por exemplo, o casamento entre primos, a poligamia, os problemas genéticos que surgem graças ao excesso de consanguinidade, o casamento por amor, a seleção dos genes, no papel da mulher, etc.

clip_image016

Por fim, a doutora Ana Rita Rodrigues (na foto,terceira a contar da esquerda), com a colaboração da doutora Teresa Amado, juntou-se à festa e, durante a última semana do 2º período, elaborou um imenso e variado conjunto de atividades e palestras dedicadas ao Modernismo e Futurismo: uma vez que a mesma se encontra a realizar uma tese de Doutoramento dedicada ao pintor Amadeu Souza Cardoso, decidiu juntar o útil ao agradável e aproveitou para divulgar cultura e história aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário. As atividades foram, como já tínhamos visto, quase “ao gosto do freguês”: foram montadas exposições virtuais de fotografias de guerra ou do Modernismo Português; foram elaboradas palestras sobre o “Manifesto Futurista” e “A Modernidade e o Ambiente”; e foi realizada uma conferência com a colaboração da doutora Teresa Amado, e que teve como tema “Enquadramento do Modernismo Europeu”. Ao mesmo tempo, a biblioteca também foi presenteada com uma excelente exposição de pintores, escritores e poetas portugueses do movimento Modernista/Futurista, para além de se ter feito uma comparação entre o que se fazia “cá dentro”, o que se fazia “lá fora” e o impacto que este movimento teve naquilo que nós chamamos “o país real”.

E pronto! Para o próximo período há mais! Ficam mais algumas imagens…

 

terça-feira, maio 20, 2014

Música = como agradar a um parceiro sexual


                Por que motivo escrevemos romances, fazemos poesia, compomos belas músicas ou cantamos? Ao longo dos séculos, têm aparecido as explicações mais plausíveis e também as mais palermas: a arte é uma forma requintada de mostrar ao grupo a que eu pertenço que possuo uma mente superior; a arte é uma maneira de competirmos civilizadamente; a arte é uma forma de “escapismo”, de fugirmos deste mundo; a arte foi criada com o objetivo de legitimar o poder de um determinado clã ou facção poderosa; a arte foi-nos oferecida pelos deuses; etc.
No entanto, é no século XIX que o dedo é “colocado na ferida” e se fala daquilo que incomoda muita gente: a arte foi criada com um único e simples objetivo: captar a atenção do parceiro que nos atrai sexualmente. Quem sugeriu esta ideia pela primeira vez foi – como não podia deixar de ser – o pai da Teoria da Evolução, Charles Darwin, na sua obra A Descendência do Homem e Seleção Sexual. Segundo o mesmo, uma música mais complexa e mais melodiosa teria sido “inventada” por parceiros masculinos que, não possuindo características físicas associadas à proteção e segurança – um corpo alto ou grandes músculos – deram “a volta ao problema” através da criatividade e, assim, conseguiram seduzir as fêmeas que - não fosse a música - teriam ficado com o “gorila” meio apalermado do grupo. E o mesmo se poderá dizer de todas as restantes artes. (Não nos esqueçamos que, durante muito tempo, a arte de cortejar era um privilégio dos homens e não das mulheres. Com efeito, as mulheres ditas “sérias” não faziam “essas frescuras”. Curiosamente, as musas da Antiga Grécia – supostamente as inspiradoras de vários tipos de artes – são todas do sexo feminino…)
E parece que esta teoria é bem capaz de ser verdadeira: no passado mês, o psicólogo Benjamim Charlton, da Universidade de Sussex (Inglaterra), desafiou 1.400 mulheres a escutarem, no espaço de um mês, vários tipos de música. Chegou-se à conclusão que, durante o período menstrual, a esmagadora maioria dos membros do sexo feminino sentiram-se mais sexualmente atraídas por compositores cujas composições musicais eram as mais complexas! Este estudo – publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society – veio, portanto, confirmar aquilo que Darwin já afirmava: toda e qualquer arte ou atividade que não pareça trazer qualquer benefício palpável, prático e imediato a um grupo tem como origem a seleção não do mais forte mas do “mais atraente” (poderão ler o estudo aqui ).
     Obviamente, com a evolução das nossas sociedades, estas artes passaram a ser usadas para outros benefícios como, por exemplo, alegrar uma multidão, agradar a um Deus, valorizar a importância de um determinado chefe de uma tribo, etc. Mas originalmente, foi criada para atrair parceiros sexuais. Aliás, um dos maiores sedutores da história da música foi o pianista e compositor Franz Liszt (século XIX) que, como vemos na imagem em baixo, foi dos primeiros a aturar aquilo que hoje chamamos as groupies

      Se calhar é daqui que vem o mito “tão bonito/a, tão burrinho/a”: como as pessoas bonitas não precisam de se esforçar muito para arranjar parceiros e grupos, não precisam de usar o cérebro e a imaginação com mais frequência. São os humanos mais feios e menos beneficiados pela mãe natureza que não têm outro remédio senão serem criativos… sob pena de não conseguirem espalhar os seus genes para as próximas gerações. 
       Em suma: terá sido o ciclo menstrual o verdadeiro papá da música?? 
       Aguarda-se o debate…

Imagens retiradas daqui e daqui

terça-feira, maio 13, 2014

A Biblioteca mais fabulosa do mundo é portuguesa!!

A Biblioteca mais fabulosa do mundo é portuguesa!!

Pelo menos, essa é a opinião do site Bookriot. Aliás, este site também já tinha eleito a Livraria Lello como sendo também a mais bela do mundo. Pelos vistos, os responsáveis por esta página parecem conhecer bem Portugal, e têm sido muitas as opiniões de estrangeiros, vindos de todos os cantos do mundo, que têm corroborado os seus pontos de vista.
Dona de 36.000 volumes, muitos deles raros e magníficos – por exemplo, possui uma coleção de incunábulos (as primeiras obras impressas, que imitam os manuscritos) - este espaço de estudo e prazer não guarda apenas obras de literatura: desde composições musicais até tratados de medicina, desde obras dedicadas ao estudo da Botânica até manuscritos de filósofos, sem falarmos de saberes como a Matemática ou Direito Civil, a biblioteca chega a rivalizar, segundo a wikipedia, com a famosa abadia de Melk, na Áustria. Foi construída pelo arquiteto Manuel Caetano de Sousa, e é uma das muitas maravilhas do Convento de Mafra, que começou a ser construído no ano de 1717.
Apesar de nós portugueses nos sentirmos muito babados com a eleição, convém lembrar que o site bookriot… é apenas um site. No entanto, convém referir que, sempre que se fala em belas bibliotecas e livrarias em todo o mundo, a nossa querida Lello e a nossa querida Mafra fazem sempre parte do bolo das “dez mais” ou “vinte mais”.
Só mais uma pequena curiosidade: o segredo da preservação destes documentos antiquíssimos e ultra-valiosos não se deve a químicos caros, nem a detergentes, nem a condições de arejamento especiais. Deve-se, isso sim, à velhinha e muito prática mãe natureza, que dá a sua “mãozinha” através de uma espécie fascinante chamada… morcegos. Isso mesmo!: estes mamíferos fabulosos e – tristemente! – muito mal compreendidos, vagueiam pela noite, comendo insetos e ratos. Aliás, eles gostam tanto desta iguaria que chegam a comer, todos os dias, metade do seu peso! Desta forma, preservam materiais tão frágeis como o papel. No entanto, e ao contrário do que muitos sites dizem, os morcegos não estão presos em caixas, sendo soltos de manhã. Pelo contrário, andam soltos pela biblioteca há mais de duzentos anos e, pelos vistos, ninguém parece muito incomodado da sua companhia… (para saberes mais, vê este vídeo da rtp, dedicado à biblioteca de Mafra e aos seus morcegos, aliados de há muito tempo, e que a preservam.


Para aqueles que têm pavor destes “bichinhos”, aqui vai uma palavrita de consolo: a não ser que lá queiram dormir uma noite, esta espécie – como toda a gente já devia saber – é notívaga. Por isso, estes mamíferos fascinantes nunca são vistos pelos visitantes. Pela minha parte, adoraria vê-los: os morcegos, como todos os mamíferos, são muitíssimo inteligentes, afetivos, e é bastante fácil criarmos laços de amor com estes animais.
Está decidido: vou arrastar o meu colchão para a biblioteca de Mafra e viver ali para sempre!

Imagens retiradas daqui e daqui .