Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, fevereiro 20, 2019

Parlamento dos Jovens- Secundário

É com grande alegria que anunciamos que a escola secundária de Serpa venceu, ontem, a fase regional do Parlamento dos Jovens- Secundário, conjuntamente com a Escola Profissional de Cuba e a escola secundária de Castro Verde. O Programa do Parlamento dos Jovens-Secundário teve como tema central as alterações climáticas. Envolveu 13 escolas e 52 deputados/alunos. Após uma manhã intensa de trabalho foi aprovado o Projeto de Recomendação da Escola Profissional de Cuba, com alterações.
A nossa escola foi representada pelos alunos Leonor Coelho (10ºC), Bruno Correia (11ºA ), Mafalda Silva (10º A) e Ricardo Sargento (12ºD). No final, a aluna Leonor Coelho foi eleita, pelos seus pares, porta-voz do círculo de Beja. Os trabalhos decorreram com elevado sentido de civismo e participação democrática. 
Nos dias 20 e 21 de maio decorrerá a Fase Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República. A todos os participantes e em especial aos nossos deputados desejamos os maiores sucessos. 
Nesta sessão regional decorreu, também, o concurso Euroscola. As alunas Leonor Coelho e Beatriz Mestre apresentaram uma pequena peça. Por 8 décimas não nos sagramos vencedores, mas estamos muito orgulhosos. O Euroscola inicia-se todos os anos em janeiro, começando na sessão distrital ou regional, sendo escolhida uma escola para a sessão nacional e finalmente, para os vencedores do concurso Euroscola, na sessão nacional. O Parlamento Europeu acolhe estudantes de todos os estados membros da União Europeia, para passar um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.  

terça-feira, fevereiro 19, 2019

Parlamento dos Jovens 2019 - Básico, fase regional

Foi ontem que decorreu, em Beja, na escola secundária Diogo de Gouveia, a fase regional do Parlamento dos Jovens 2019 - Básico pelo Círculo de Beja. A nossa escola foi representada pelos alunos: Ricardo Palma (9ºA), Carolina Teixeira (7ºA), Mariana Teixeira (7ºD) e Rute Pedro (7ºD). 
Os nossos deputados participaram ativamente nas atividades e mostraram conhecer o tema com bastante profundidade. O encontro decorreu de acordo com as regras específicas da ocasião e os seus participantes revelaram um elevado espírito cívico. 
A liderança dos trabalhos coube à nossa aluna Isabella Lourenço, da turma 7ºA, que presidiu a mesa deste encontro. A Isabella correspondeu às expetativas dos seus pares que a elegeram, na passada semana, por reconhecerem o seu bom desempenho.
Foi aprovado com alterações o Projeto de Recomendação da escola secundária Diogo de Gouveia que vai ser apresentado na Fase Nacional pelos deputados das escolas básica e secundária de Ourique, escola básica Aviador Brito Paes de Colos, Odemira e Colégio Nossa Senhora da Graça, Vila Nova de Mil Fontes.
Felicitamos todos os participantes e desejamos aos vencedores os maiores sucessos.