sábado, outubro 25, 2008

Ai, que bonzinhos que eles eram!!!!

Colecção Reis Malditos, da editora Gótica


Estamos no dia 8 de Março, de 1314. Jacques de Molay, o Grão-Mestre dos cavaleiros Templários, encontra-se na cadeia, à espera de morrer na fogueira. Filipe IV O Belo, rei de França, armou uma brilhante e complexa emboscada: forjou provas contra os Templários e, numa sexta-feira 13 em 1307, capturou e prendeu praticamente todos os membros franceses desta ordem religiosa. Por que razão o fez? É muito simples: a coroa francesa estava falida e devia-lhes imenso dinheiro. Então, Filipe O Belo teve uma excelente ideia: se quero livrar-me da dívida, o melhor não é pagá-la, é livrar-me do devedor!
Parecia de facto uma ideia brilhante. Mas as pessoas, no século XIV, acreditavam na magia, na bruxaria e nas maldições. E Jacques de Molay, também: em cima do cadafalso, e à frente do público que lá estava para assistir à sua morte, lançou a maldição mais famosa da história mundial:
Malditos! Malditos! Sereis malditos até à décima terceira geração!

A partir daí, parece que a coroa francesa ficou realmente embruxada: rei após rei após rei, o azar perseguiu-os, e tudo o que tentaram fazer deu para o torto. Mais: todos eles morriam cedo, e de morte trágica! E como se não bastasse este azar, o gigantesco tesouro dos Templários desapareceu misteriosamente! Tanto trabalho para nada!
Ora é precisamente destes reis e desta maldição que a colecção fala: Maurice Druon, o autor desta série de sete volumes, retrata uma monarquia cruel, pouco inteligente, capaz de assassinar os próprios filhos, mulheres e irmãos para chegar ao poder, e que viveu até à décima terceira geração aterrorizada, por causa desta maldição.
Recomendamos estes livros a todos os leitores que adoram a História tal como ela é: nua e crua, violenta e grandiosa. E avisamos já: lemos um, papamos todos!!

Link para os templários e Jacques de Molay:

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb0102

3 comentários:

Anónimo disse...

Estes livros parecem ser muito interessantes!

Andreia Guerreiro nº 18 10ºD

Anónimo disse...

Estes livros parecem ser muito interessantes!

Andreia Guerreiro nº 18 10ºD

Anónimo disse...

livro interessante *aponta titulo*