domingo, novembro 29, 2009

Fotos Que Mudaram O Mundo

 

clip_image002 Agora que o Natal se aproxima e que o mês do consumismo desenfreado corre de vento em popa; agora que as popotas e as leopoldinas andam a vender os seus brinquedos; agora que a televisão anda a bombardear o público com palavras gastas (“comprem!”, “promoção”, “família”, etc); seria bom que todos os portugueses pusessem os olhos nesta foto. Tirada no ano de 1994, durante a grande fome no Sudão (ou melhor dizendo, uma das muitas), esta fotografia tem uma história trágica para nos contar: o fotógrafo Kevin Carter, três meses após ter ganho o prémio Pulitzer por causa deste instante a que assistiu, não aguentou mais a depressão e suicidou-se. O que viu nesse país foi tão horrível, que perdeu a fé nos homens e neste planeta.

A foto mostra-nos uma criança à beira da morte. Faltam apenas alguns instantes para que tal aconteça. Um abutre aguarda pacientemente esse momento. Já nem sequer se dá ao luxo de se esconder, nem espera que seja enxotado por algum membro da aldeia.

E nós, os portugueses, achamos que somos muito infelizes…

2 comentários:

Tinkerbell disse...

já conhecia a foto mas não sabia que o autor da mesma se tinha suicidado! :( é uma tristeza o que se passa no sudão e noutros locais, faz-nos sentir uma cambada de abençoados que precisam de ver sempre alguém em piores condições pra se sentirem felizes pelo o que têm!

Anónimo disse...

Sim, por vezes só nos lembramos que afinal não estamos assim tão mal quando nos apercebemos destas coisas!