quarta-feira, novembro 18, 2009

Fotografias Que Fizeram História

clip_image002

Olhando para estas imagens, chegamos à conclusão que muita coisa, na Europa e nos Estados Unidos da América, mudou bastante: entre 1920 e 1935, o grande fotógrafo Charles C. Ebbets dedicou clip_image004uma boa parte da sua carreira a “gravar no papel” as condições de trabalho dos operários da Construção Civil. O seu testemunho mudou o olhar que o povo americano tinha desta gente que, a troco de um salário miserável e sem qualquer segurança no seu local de trabalho, ergueu verdadeiros monumentos arquitectónicos.

Um deles, foi precisamente o famoso edifício Rockefeller, hoje visitado por tantos turistas. Charles C. Ebbets teve a enorme ousadia de “vestir a pele” destes homens corajosos: tal como eles, andou de viga em viga; tal como eles, comeu e dormiu nas grandes alturas; tal como eles, arriscou a sua vida e deu a alma e o corpo, para denunciar a forma como estes trabalhadores eram clip_image005explorados pelos poderosos milionários e políticos de então. As fotos foram publicadas no dia 12 de Outubro, no suplemento de Domingo do jornal New York Herald Tribune e fizeram História. Actualmente, são propriedade de Bill Gates e fazem parte de uma enorme colecção, inicialmente fundada por Otto Bettmann, em 1936.

Todos estes trabalhadores eram (como não seria de esperar) emigrantes clandestinos ou americanos oriundos de classes (muito, muito) baixas: descendentes de italianos, hispânicos, judeus, polacos, irlandeses entre outros. Além disso, se olharem para estas fotos, irão reparar que os negros eram de tal forma desprezados, que nem sequer foram contratados para fazerem um trabalho que, para muitos, já era miserável e extremamente arriscado. É que, para quem ainda não sabe, até meados dos anos sessenta do século passado, brancos e negros viviam separados uns dos outros…

clip_image007E se estas fotos vos provocarem “um friozinho no estômago”, lembrem-se que, em pleno século XXI, na esmagadora maioria dos países deste planeta, muitos trabalhadores da construção civil ainda trabalham nestas condições. O riquíssimo Dubai é um exemplo a ter em conta: é uma das nações mais ricas do mundo e, no entanto, é das que mais explora e mais humilha esta classe profissional. Há homens e mulheres que trabalham debaixo de temperaturas elevadíssimas (45-50 graus) e morrem desidratados, porque nem sequer estão autorizados a descerem das alturas, para poderem beber um copo de água!

Actualmente, qualquer turista poderá ver uma escultura feita por Sergio Furnari, que tem como objectivo homenagear estes “heróis anónimos”: chama-se Lunchtime on a skyscraper e pode ser fotografada perto da Broadway (ver foto a cores).

Para veres mais fotos de Charles C. Ebbets, consulta o seguinte link:

http://media.photobucket.com/image/charles%20c.%20ebbets%20rockefeller/pmoedas_album/variasformasdearte/America2.jpg

Imagens retiradas de:

http://joanfores.wordpress.com/2009/01/

http://variasformasdearte.blogspot.com/2009/05/once-upon-time-in-america.html

http://kawaiikiwi.blogspot.com/2006_12_01_archive.html

http://theurbanearth.wordpress.com/2008/08/03/construindo-nova-york-nos-anos-30building-new-york-in-the-30s/

1 comentário:

Anónimo disse...

Good post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.