sexta-feira, novembro 13, 2009

Bibliomúsica

E agora, quem me irá dar a boa música??

Já foi há umas semanas, mas sempre achámos que a nossa despedida devia ser feita com fogos de artifício e tapete vermelho de veludo: através da música. clip_image002

António Sérgio, verdadeiro mestre, guru da rádio, deixou este mundo aos 59 anos, no dia um de Novembro, vítima de uma paragem cardíaca fulminante. Deixou o mundo da rádio órfão e em estado de total choque. É verdade que ele já vinha acusando de um enorme cansaço (estava a dirigir um programa na Rádio Radar (provavelmente, a melhor estação de rádio do momento) que durava três horas. Era frequente, nos últimos tempos, ouvi-lo dizer, enquanto passava as músicas: “Bom, isto parece que não é nada, mas é muito”. O seu último programa, Viriato 25, fez tanto sucesso que a estação mencionada ofereceu-lhe mais uma hora de protagonismo. E para alguém que está na casa dos 60 anos, mais sessenta minutos por dia pesam…

Ao contrário dos seus outros colegas de rádio, António Sérgio odiava “a linda e a lindinha”, isto é, detestava fórmulas e clichés mais que batidos. Odiava trabalhar para as editoras discográficas e odiava audiências. Detestava a “pastilha” da MTV e a música comercial. Era dono de um grande instinto musical e gostava de publicitar os artistas que eram do seu agrado, independentemente de serem vendáveis ou não. Os Xutos e Pontapés devem-lhe muito: é graças a António Sérgio que eles ganharam a fama que ganharam… Por isso mesmo, levou a sua vida a ser “enxotado” de rádio para rádio. Esteve na Rádio Comercial, na Best Rock e muitas outras. Foi a Rádio Radar que, no fim, lhe deu a mão e voltou a dar-lhe o respeito merecido.

Os seus programas surpreendiam sempre: podia começar os primeiros minutos com música egípcia e acabar com blues ou rock. As suas três horas eram verdadeiras caixinhas-surpresa, nunca sabíamos qual era o próximo cantor ou banda que iríamos ouvir. E era precisamente essa originalidade que agradava aos seus fãs, um público que queria mais, que queria descobrir novos sons, novas atmosferas, nem que essas joiazinhas musicais tivessem sido descobertas num poeirento baú da avozinha.

Como homenagem, iremos oferecer-vos “uma hora de António Sérgio”: na Música in Portada (está no lado direito do nosso blog) escutarás cantores e bandas musicais que este grande senhor da rádio teria todo o prazer de passar, num dos seus programas. Esperemos que a “colheita” de sons seja do agrado de muitos!

Foto retirada de:

http://www.publico.clix.pt/Media/morreu-o-radialista-antonio-sergio_1407774

2 comentários:

Delenn disse...

Comovente. O Viriato 25 fax-me falta. Á noite dou bem pela diferença. Os programas dele, e ele mesmo, deixam saudades.

Lyta disse...

Toda a colecção «horrível» é de recomendar: História Horrível, Ciência Horrível, etc... Aprender enquanto rimos é sempre útil.Parabéns pela sugestão